Descobrir os seus pontos fortes únicos, tanto na vida pessoal como profissional, é - em última análise - da sua responsabilidade. Infelizmente a maior parte das empresas e das organizações não ajuda os colaboradores a identificar os seus recursos pessoais. Não nos podemos dar ao luxo de esperar que outros revelem nossos talentos. Em vez disso, temos, de ser nós a encontrar as nossas "pedras preciosas" e a aprender a explorá-las na totalidade. Ironicamente, muitos não apreciam de forma adequada os seus talentos, porque estes se manifestam de forma muito fácil. É difícil imaginarem o sucesso a resultar de talentos e de capacidades que surgem naturalmente e com pouco esforço. É importante não esquecer que o que surge facilmente a uma pessoa pode ser uma impossibilidade para outra.
Não nos podemos esquecer e temos de aceitar que não podemos ser bons em tudo e que há outras pessoas que podem ser melhores do que nós nalgumas coisas. É a vida e, embora tenhamos de aceitar, não somos obrigados a realçar este facto publicamente. Como resultados das nossas inseguranças, muitas vezes divulgamos a nossa ignorância em vez de realçarmos o nosso conhecimento e os nossos talentos. Com tanta incerteza no mercado de trabalho, temos de estar preparados para a mudança e para responder aos desafios de uma forma dinâmica e construtiva.
A primeira lição é conhecermo-nos a nós próprios; os nossos interesses, capacidades, talentos, sonhos, hábitos e estilo. Só então teremos uma base para lidar com os desafios que nos surgem.
Ninguém pode enfrentar com sucesso um mundo em constante mudança sem conhecer os seus pontos fortes e saber realmente o que quer. Lembre-se que você é que tem recursos suficientes para criar o seu tipo especial de sucesso e uma vida com significado.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.