terça-feira, 2 de abril de 2013

LIDERANÇA PESSOAL - A PROXIMIDADE É ALGO QUE SE CRIA







Sei o que a maior parte de nós deseja e tenho a certeza que você também o sabe: proximidade com os outros. Coloquei a pergunta a muitas pessoas e esta foi a sua resposta. O que me desarma é a facilidade com que perdemos de vista este objetivo. Temos tendência para procurar substitutos, como bens materiais ou dinheiro. Por vezes, fazemos coisas que são contraproducentes ou tolas, como censurar as pessoas de quem queremos estar próximos ou transmitir zanga contra elas.

  Quando somos conduzidos no sentido da proximidade,  não queremos necessariamente ficar próximo de todos, mas existe alguém de quem quero estar sempre próximo: eu mesmo. Estar próximo de mim significa que sinto uma certa paz ao longo de toda a minha existência. Nunca me esqueço que não posso alcançar esta paz enquanto me sentir irritado, zangado, agressivo, ciumento, amargo, culpado ou com pena de mim. Não me posso sentir próximo de outro se não me sentir próximo de mim; e, para alcançar esta proximidade, tenho de eliminar primeiro as minhas emoções negativas.

  Depois de nos esvaziarmos de todo o lixo que nos pesa tanto, podemos descobrir e revelar o melhor de nós. Só então podemos sentir a proximidade que queremos com aqueles que amamos.

  Podemos ser tentados pelo mundo material e pelos bens de consumo para preencher os nossos vazios interiores, mas, no fundo, sabemos que não há substituto para a relação humana, a interação e a proximidade. Acima de tudo, quero sentir-me próximo de mim e dos outros.



Jorge Neves




 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.