quinta-feira, 11 de abril de 2013

GESTÃO E LIDERANÇA - LUTAR CONTRA O LAXISMO. CORAGEM PARA SE TORNAR NUM AGENTE DE MUDANÇA







  Um problema para quem está a chegar a um lugar de gestão é, nalguns casos, deparar-se com elevado grau de laxismo, falta de ética, e profissionalismo.

  Um caso muito concreto, são os pedidos frequentes de folgas por razões pessoais e, onde em geral existe uma produtividade baixa.                                                                                                           O que deve ser feito para dizer não a pedidos repetitivos de folgas, sendo que em muitos casos as empresas admitem horários flexíveis?

  Se for este o seu caso e se estiver a passar por esta situação na sua atividade de gestão, deixo aqui algumas dicas que o poderão ajudar a ultrapassar este problema.

  Faço uma pergunta. Quanta coragem é que você tem, porque vai precisar dela na difícil campanha de mudança que está á sua espera. Difícil porque precisa de virar o seu departamento de pernas para o ar para que as coisas funcionem como deve ser e mesmo quando isso estiver feito, alguns poderão ter de sair.
  Uma questão fundamental é que no seu departamento deverão existir três componentes organizacionais cruciais: uma missão inspiradora, um conjunto claro de valores e um sistema de avaliação de desempenho justo e rigoroso.
  Uma missão esclarecerá o objetivo principal do seu departamento e dará aos seus colaboradores um sentimento de entusiasmo e de urgência. Um conjunto de valores descreverá o modo como as pessoas terão de agir para cumprir a missão (outra palavra para valores é simplesmente comportamentos). Implementar um sistema rigoroso e sério de avaliação de desempenho, (realizado pelo menos duas vezes por ano), para informar exatamente os seus colaboradores como eles estão a cumprir o serviço e a demonstrar valores.
  O sistema de avaliação deverá diferenciar caso contrário será insignificante. Por outras palavras, deve resultar em elogios, aumentos e promoções para quem aceitar a nova missão e os novos valores, e o contrário para os que não aceitarem.
  A campanha de mudança que acabei de descrever é enorme e confusa, levara o seu tempo e exigirá nervos de aço, mesmo num departamento pequeno. Mas quando a missão, o conjunto de valores e o sistema de avaliação de desempenho forem estabelecidos e comunicados de forma inflexível por si, todos ficarão a saber o que é preciso para ter sucesso. Isso deverá diminuir os pedidos frequentes de folgas. Como? Tornando claro que as folgas não têm mal - desde que tenham sido ganhas com um bom desempenho e com os valores certos. Mais tarde deverá ver uma melhoria geral na ética de trabalho e uma maior produtividade. De certeza que haverá pessoas que não conseguem mudar os seus comportamentos, mesmo com o seu encorajamento e orientação.
  Não espere muito tempo; faça-os perceber que precisam de mudar para uma organização onde os seus valores se enquadrem melhor. Eles não pertencem à sua.
  Você pode muitas vezes dizer - "Não posso mudar a situação porque não é assim que as coisas se fazem por aqui, ou "Os chefes não me apoiam".
  Concordo mas não totalmente. Sim, você pode ser "de fora", mas a experiência diz-me que é raro numa organização especialmente os chefes rejeitem uma iniciativa de mudança que irá melhorar o desempenho e a produtividade. Muitos poucos têm vontade de abater um membro da equipa que consegue bons resultados. Podem ter inveja mas não são estúpidos.
  Mas mesmo que esteja a trabalhar numa empresa onde o seu plano pode estar "fora da caixa", não desista. Aja mais sensatamente. Certifique-se de que as razões para a sua iniciativa de mudança são claras para todos. Mantenha os seus chefes e ainda mais a sua equipa, informados sobre os seus planos. E, finalmente não perca a esperança durante todo o processo. Alguns resistirão à mudança. mas assim que os resultados começarem a acontecer a sua abordagem mostrará os seus próprios argumentos, em alto e bom sim.



  Jorge Neves

 

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