quinta-feira, 2 de março de 2017

GESTÃO E LIDREANÇA: "AS LEIS DOS NEGÓCIOS" A LEI DO MERCADO





  O mercado é onde os compradores e os vendedores de produtos e serviços se encontram para estabelecer os preços e determinar a distribuição de dinheiro, mão-de-obra, materiais e todos os factores de produção


  O mercado é um lugar fictício, existindo em todo o lado e em lado nenhum. O mercado representa os milhões de decisões de compra e venda que ocorrem todos os dias em cada área da sociedade e em cada área do mundo empresarial e público. A soma total dessas decisões determina os preços de tudo o que a nossa sociedade gere economicamente com excepção daquilo que o Estado controla.

  O primeiro corolário da Lei do Mercado é:

  Num mercado livre, saudável e honesto, os recursos serão distribuídos com completa eficiência e os preços reflectirão com precisão a oferta e a procura nesse momento.

  Esta «tese do mercado eficiente», que geralmente se aplica ao mercado bolsista diz que o preço das acções no fecho de cada sessão diária reflectirá de maneira exacta toda a informação conhecida sobre o presente e perspectivas futuras das empresas cotadas. Diz também esta teoria que o conhecimento de factores que afectem os preços se espalhará rapidamente entre as pessoas cujos interesses económicos estejam envolvidos.

  O segundo corolário da Lei do Mercado é:

  O mercado livre é a forma mais eficiente de milhões de pessoas verem as suas necessidades satisfeitas ao menos custo possível.

  O mercado livre é provavelmente o maior milagre de toda a experiência na sociedade. O mercado livre forma-se espontaneamente e funciona de maneira automática em todo o lado quando não existe interferência do Estado nas actividades e decisões económicas.


  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:


  1. Torne-se num campeão do mercado livre. Reconheça que os mercados livres -  onde o cliente é o rei e todo o sucesso empresarial depende de servir o cliente com aquilo que ele deseja, com a maior qualidade possível ao mais baixo custo possível - são a maior esperança de oportunidade e prosperidade para o maior número de pessoas.

  2. Estude outros mercados e esteja atento a novos produtos e serviços ou maneiras inovadoras de oferecer ou melhorar produtos e serviços já existentes que poderia imitar e aplicar ao seu negócio. Tudo o que necessita para se tornar o maior na sua industria ou comércio é uma boa ideia.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.