sábado, 18 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DO PODER






  O poder gravita em torno daqueles que mais eficazmente o usam para obter os resultados que desejam.


  O poder é a capacidade para influenciar a distribuição de pessoas, verbas e recursos. Existe em todas as relações e situações humanas. É essencial para o funcionamento eficaz da vida humana e da sociedade. Não é bom nem mau. É apenas assim mesmo.

  O poder pode ser usado nos negócios de duas maneiras (1) para pôr em primeiro lugar os interesses da organização ou (2) para pôr em primeiro lugar os interesses do indivíduo. Quando o poder é utilizado de forma hábil, pondo em primeiro lugar os interesses da organização, é uma força positiva. Pode melhorar a situação de todas as pessoas que são afectadas por ele.

  Se o poder é usado, ou se abusa dele, para por em primeiro lugar os interesses de um indivíduo, em detrimento da organização, torna-se então uma força negativa e destrutiva que pode prejudicar a empresa e todas as pessoas que a ela pertencem.

  Todas as organizações e sistemas têm uma quantidade fixa de poder. se uma pessoa tiver mais poder, então uma outra terá menos. Todas as lutas de poder têm como objectivo obter uma parte maior dessa quantidade fixa de poder.
  A única maneira de aumentar a quantidade total de poder é aumentando o tamanho da empresa, a quantidade de actividades e o número de pessoas na organização.

  O líder tende a ser a pessoa com maior capacidade de agarrar as rédeas do poder e do o conservar. Mas, em última análise, o poder verdadeiro e duradouro numa organização é aquele que é reconhecido pelos seus seguidores. Os líderes tornam-se líderes e ganham poder porque as outras pessoas querem que eles o detenham. Isto é sobretudo verdade em sistemas abertos, em que as pessoas são livres de se afastar e de retirar o seu apoio se não estiverem satisfeitas com a forma como o poder está a ser usado.

  A única maneira de se conservar o poder, depois de o ter obtido, é provando ser o mais eficaz a conseguir resultados utilizando esse poder.
  O poder é invariavelmente o «poder fazer». Quais são as tarefas que tem a desempenhar com o poder que tem? Ao demonstrar a sua capacidade para obter resultados com o poder que tem, vai encontrar mais oportunidades para expandir o seu poder. À medida que o seu poder se expande, vai tendo sempre mais e mais oportunidades de obter resultados ainda mais importantes. O seu poder e influência continuarão a crescer  enquanto for demonstrando que os consegue utilizar mais eficazmente do que qualquer outra pessoa.

QUATRO TIPOS DE PODER QUE PODE DESENVOLVER

  Existem quatro tipos de poder que pode desenvolver. O primeiro é o PODER DO ESPECIALISTA. É por aqui que se começa. Estar empenhado em fazer o seu trabalho de maneira excelente. Quando se é reconhecido por ser muito bom naquilo que se faz, adquire-se mais poder e influência do que as pessoas que são apenas medíocres. Com o poder de especialista, será alvo do respeito e da atenção por parte das pessoas mais importantes da sua organização. Receberá mais oportunidades para fazer aquilo que faz bem. As portas abrir-se-ão para si.

  O segundo tipo de poder que pode desenvolver é o PODER PESSOAL. Esta forma de poder vem de se ser apreciado e respeitado pelas pessoas à sua volta. Quanto mais as pessoas gostarem de si, maior será a influência que terá sobre elas. As pessoas ouvem-no e estão abertas às suas sugestões e ideias. Este tipo de poder é muitas vezes chamado «inteligência social» ou «inteligência emocional». É o mais útil e, no fim de contas, o mais bem pago talento na nossa sociedade.

  O terceiro tipo de poder, o PODER DA POSIÇÃO, é o poder que lhe vem do seu cargo profissional. O poder da posição inclui a capacidade para recrutar, despedir, recompensar e punir. O poder da posição pode ser separado das suas capacidades e da sua personalidade. Existem muitas pessoas desagradáveis e incompetentes em posições de poder que obtiveram por outras razões que não a sua capacidade de trabalho em realizar as suas tarefas bem, ou de se relacionar com os outros.

  Talvez o melhor tipo de poder, o quarto, seja o PODER ATRIBUÍDO. Este é o poder que detém quando as pessoas à sua volta lhe conferem autoridade e influência sobre elas por causa da pessoa que você é. Este poder obtém-se sendo-se muito bom naquilo que se faz e, simultaneamente, sendo apreciado e respeitado pelas pessoas à sua volta.

  CONSTRUIR UMA ESTRUTURA DE PODER

  O poder nos negócios e na sociedade é baseado numa rede de dependências geridas. Uma «dependência» define-se como alguém que se dispõe a ajudá-lo quando lhe pede, mas a quem não pode dar ordem para fazer nada. O poder depende, muitas vezes, da sua capacidade para influenciar pessoas sobre as quais não tem controlo ou autoridade directa.

  Uma maneira de construir uma rede de dependências geridas é procurando continuamente maneiras de ajudar os outros, seja de que maneira for - e antes que isso lhe seja pedido. Quantos mais favores fizer aos outros, sem que estes o esperem ou recompensem, mais poder terá sobre eles. As pessoas mais poderosas em qualquer organização ou comunidade são aquelas que ajudaram, ou que podem ajudar, o maior número de pessoas a atingir os seus objectivos e desejos.

  COMO GANHAR E CONSERVAR O PODER

  O primeiro passo para ganhar o poder e influência é tornar-se valioso e, depois, indispensável para a sua organização. Em última análise, o que conta são os resultados. Tenha isto presente ao perguntar-se: «Que resultados esperam de mim?»

  Este é o ponto de partida. Estar focado nos resultados sempre foi o melhor caminho para obter poder pessoal e influência. Quando se desenvolve a reputação de se fazer bem o nosso trabalho, é inevitável que ganhemos mais e que sejamos promovidos mais depressa.

  O segundo passo para segurar o seu poder é tornar-se mais valioso e prestável para mais e mais pessoas. Procure sempre maneiras de ir ainda mais longe, fazer aquilo de que os outros não estejam à espera.

  A terceira forma de expandir o seu poder é procurar continuamente oportunidades para ajudar a acrescentar valor tanto à sua organização como às pessoas que nela trabalham. Faça cursos adicionais, aumente os seus conhecimentos e as suas competências e procure formas inovadoras de aumentar as vendas ou cortar nas despesas.

  Para ganhar e conservar o poder e a influência, necessita de apoiantes tanto dentro como fora da sua organização. Deverá debruçar-se sobre esta matéria. Quem são, ou poderão ser, os seus apoiantes mais importantes e o que poderá fazer para fortalecer as suas relações com eles?

  Quase toda a gente dentro de uma empresa tem alguma espécie de poder. Toda a gente tem poder para, de alguma maneira, beneficiar ou prejudicar. Toda a gente tem poder para fazer ou deixar de fazer algo que necessita de ser feito. Cada pessoa está numa posição de fazer algo que necessita de ser feito. Cada pessoa está numa posição de fazer avançar uma causa ou travá-la, de fazer as coisas seguirem em frente ou bloqueá-las. Quais são os poderes dentro da sua organização? Quais são os poderes das pessoas à sua volta?

  Um importante princípio do poder é que «o poder aparece sempre para preencher um vazio». É possível obter poder ao avançar para uma situação nova e indefinida onde existe um vazio de poder assumindo responsabilidades.
  É possível ganhar o poder, na acepção mais positiva da palavra, ao assumir a direcção  de um novo projecto e comprometendo-se  de alma e coração no sucesso da empreitada.

  Quanto mais capaz e competente mostrar ser na obtenção de resultados importantes e específicos para a sua empresa, mais poder, influência e autoridade conseguirá e mais valioso será o seu contributo.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique os indivíduos que na sua organização têm alguma forma de poder - de especialista, de posição pessoal ou atribuído. Que características poderia desenvolver numa ou mais dessas áreas

  2. Defina os resultados mais importantes esperados de si e da sua posição. Como poderia aumentar a qualidade e a quantidade dos seus resultados? Identifique aquilo que poderia fazer imediatamente de forma diferente e que fosse mais eficaz.


  Jorge Neves
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.