terça-feira, 21 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DA RESILIÊNCIA






  Os líderes recuperam rapidamente dos contratempos e decepções inevitáveis e dos fracassos temporários que enfrentam ao perseguirem um objectivo vantajoso.


  A única coisa inevitável nos negócios e na liderança são as crises. Se estiver envolvido activamente na sua vida e no seu trabalho, irá passar regularmente por várias crises. A sua capacidade de reagir de forma eficaz aos contratempos e às crises é a verdadeira marca da liderança, o verdadeiro teste.

  Quando alguma coisa corre mal, toda a gente observa o líder para ver a forma como ele vai reagir. O comportamento do líder numa situação difícil vai influenciar a reacção de toda a organização.

  A vida é uma sequência contínua de problemas e de dificuldades. Não existe sucesso sem haver fracassos temporários. Os contratempos e as decepções são certos e inevitáveis. A sua capacidade de reagir de forma positiva à adversidade irá provar quais são os seus limites como pessoa. Lembre-se sempre: «O que conta não é a maneira como cai, mas a maneira como se levanta.»

  Mais do que qualquer outro factor, é a sua capacidade para resolver problemas e para tomar decisões certas antes de agir que irá determinar o seu sucesso. Quando as coisas correm mal, acalme-se respire fundo e comece imediatamente a recolher os factos acerca da situação de forma a tomar uma decisão acertada.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique as três piores coisas que poderiam acontecer no seu negócio, no seu emprego ou na sua carreira. Crie um plano de contingência para cada um. Imagine que aquilo que pode correr mal vai correr mal, e comece imediatamente a tomar providências contra possíveis problemas.

  2. Faça regularmente uma «antecipação da crise», olhando para o futuro e pensando naquilo que pode correr mal. Discuta o assunto com outras pessoas. Compartilhe ideias para diferentes medidas que poderá pôr em prática no caso de uma eventualidade.

  3. Identifique a maior fonte de preocupações e de stress na sua vida actual. Qual é? E agora pergunte-se: «Qual é o pior resultado possível dessa situação»? Assim que tiver determinado o pior resultado possível, comece a tomar medidas para que isso não aconteça.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.