A boa liderança nos negócios é caracterizada pela honestidade, sinceridade e o tratamento justo de todas as pessoas, seja qual for a circunstância.
Esta lei exige que seja absolutamente honesto consigo mesmo e com os outros. Como alguém disse: «Preserve a sua integridade como se fosse sagrada. Nada é mais sagrado que a integridade da sua própria consciência.»
A integridade é o cerne da liderança e o âmago do líder. Tudo o que fazemos gira à volta da pessoa que somos realmente na nossa essência. E a pessoa que somos realmente manifesta-se sempre nas nossas acções, nas coisas que fazemos e que dizemos. A liderança tem sido descrita como «a capacidade para atrair seguidores»
Para que as pessoas nos sigam, para subordinarem a nós os seus interesses, elas têm de acreditar em nós e estar dispostas a entregar-nos o seu tempo e energia.
A liderança é, portanto, a confiança depositada em nós pelos outros. Para ganhar essa confiança, para merecer essa confiança, temos de ser verdadeiros connosco. Temos de viver em verdade connosco. Só depois podemos viver em verdade com todos os outros, na nossa vida e no trabalho.
Talvez o papel mais importante de um líder seja servir de modelo. Pense liderar pelo exemplo. Conduza as conversas. Viva a vida. Comporte-se sempre como estivesse toda a gente a olhar, mesmo quando não está ninguém a olhar.
Os bons líderes são de completa confiança. Toda a gente aceita a sua palavra e acredita que cumprem o que dizem. São prudentes com o que prometem e mantêm a sua palavra.
A marca principal de integridade nas relações humanas é a consistência, tanto interna como externa. Os melhores líderes são consistentes todos os dias, em todas as situações. Merecem confiança devido a esta consistência interna. As pessoas sabem o que esperar. Não existem surpresas.
Ser consistente também significa tratar toda a gente da mesma maneira. Não se pode ter uma postura para um cliente e outra para um subordinado. Nunca se esqueça:«As pessoas importantes reconhecem-se na maneira como tratam as pessoas menos importantes.»
Hoje, há dois tipos básicos de lideranças nos negócios: TRANSACCIONAL e TRANSFORMADORA. A liderança transaccional trata da capacidade para dirigir pessoas, gerir recursos e completar tarefas. Mas a liderança transformadora, a mais importante forma de liderança de hoje, é a capacidade para motivar, inspirar e fazer com que as pessoas tenham desempenhos sempre melhores.
A liderança transformadora é a capacidade de tocar as pessoas ao nível emocional, dar-lhe o poder de serem melhores e de contribuir mais do que no passado. Esta capacidade permite aos líderes transformadores extrair desempenhos extraordinários de pessoas comuns.
Os líderes pensam no futuro. Pensam no longo prazo. Pensam na maneira como querem ser vistos pelos outros, agora e mais tarde nas suas vidas. Devido a esta perspectiva de longo prazo, nunca sacrificam a sua integridade e a sua reputação por ganhos ou lucros a curto prazo.
Existe uma relação directa entre os seus sentimentos de auto-confiança e auto-estima por um lado, e por outro, a sua integridade e a sua honestidade.
Quanto mais viver a sua vida de acordo com os seus valores, melhor e mais feliz se sentirá consigo mesmo, independentemente do que acontecer à sua volta.
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Decida-se a viver em verdade consigo mesmo e com cada pessoa e situação da sua vida. Ouça o seu corpo e confie na sua intuição. Identifique os seus principais pontos de tensão e problemas com as pessoas e pergunte-se: «Qual é a atitude mais acertada nesta situação para resolver este problema e aliviar a tensão»
2. Pergunte-se a si próprio:«Que tipo de empresa seria a minha se toda a gente nela fosse como eu? Que hábitos e comportamentos pessoais teria de alterar para que a resposta anterior seja positiva? Seja elas quais forem, comece hoje mesmo a tentar tornar-se na melhor pessoa que consiga ser.
Jorge Neves
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