domingo, 19 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DO OPTIMISMO





  O verdadeiro líder transmite a confiança de que todas as dificuldades podem ser ultrapassadas e todos os objectivos podem ser alcançados.


  O optimismo de um líder serve de inspiração às pessoas e fá-las acreditar que são capazes de fazer mais e melhor do que antes. É uma das qualidades mais poderosas para a liderança e o sucesso, tanto pessoal como profissional. E é possível aprender-se a ser optimista, comportando-se da mesma forma que outras pessoas positivas, optimistas e com sentido de futuro. 

  Se se comportar de forma optimista cada vez que as situações o exijam, tornar-se-á num optimista imparável. O optimismo é a base de uma atitude mental positiva. O optimismo é a capacidade de encontrar em cada situação algo que valha a pena. Pode também ser definido como uma «reacção positiva e construtiva ao stress».

  As únicas coisas na vida que podem ser controladas são as reacções aos problemas e dificuldades inevitáveis com que nos deparamos todos os dias. A maneira como reagimos ou como a interpretamos determina a forma como ela nos faz sentir. Os seus sentimentos e as suas emoções determinam então a clareza e a eficácia dos seus pensamentos e das suas reacções. Quanto mais optimista e positivo  for, mais calmo e criativo será.

  Os optimistas são as pessoas de acção. Procuram os aspectos positivos de cada situação. quando alguma coisa não corre bem, dizem «Está bem!» e depois procuram algo de bom no problema ou dificuldade. E encontram sempre.

  Os optimistas procuram sempre aprender uma lição com cada contratempo ou decepção. Tal como escreveu Napoleon Hill, ilustre escritor na área de realização pessoal: «Eles procuram em cada contratempo ou decepção uma semente de igual ou maior benefício ou vantagem.» Reagem pelo princípio de que as «dificuldades não servem para obstruir, mas para instruir».

  Os optimistas concentram-se no futuro e não no passado. Procuram oportunidades em cada dificuldade. Preocupam-se com o que podem fazer agora e não com o que já aconteceu ou com quem é o culpado de ter acontecido.

  Acima de tudo, os optimistas concentram-se nas SOLUÇÕES, não nos PROBLEMAS. Em vez de se debruçarem sobre o problema, debruçam-se sobre a solução, sobre o próximo passo. Equacionam o que pode ser feito no presente e não naquilo que já aconteceu e de quem foi a culpa.

  É possível alterar a sua maneira de pensar de negativa para positiva apenas num segundo, de deixar de pensar nos problemas e pensar exclusivamente nas soluções para os seus desafios actuais.Torne isto um hábito. Cada vez que se deparar com um qualquer problema, pare e pergunte, «O que é que eu faço agora? Qual é o próximo passo? Qual é o caminho a seguir?»

  Imagine que o seu maior problema, seja ele qual for, lhe apareceu exactamente agora para lhe ensinar algo valioso que necessitava de aprender. Era exactamente o que precisava para crescer e se desenvolver. Contém um ensinamento que foi escrito só para si, para este mundo da sua vida.

  Qual poderá ser a maior lição ou perspectiva contida no maior problema ou dificuldade que enfrenta actualmente?
  Thomas Edison tornou-se o maior inventor americano e uma das pessoas mais ricas do mundo por ter seguido esta filosofia tão simples. Ele acreditava que o sucesso consistia em, definir a invenção ou o produto desejado e, depois, fazer experiências até ter eliminado todas as possibilidades que não funcionassem. Edison acreditava que o sucesso era um mero processo de eliminação, de fracassos repetidos, de experimentações contínuas, até o método correcto ser encontrado.

  Quando começamos a olhar para os fracassos e os contratempos temporários como uma etapa no caminho para o inevitável sucesso, tornamo-nos  pessoas e líderes completamente optimistas, positivos e altamente criativos e eficazes.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Escreva agora mesmo os seus três principais objectivos de vida. Escreva depois um passo que poderia dar imediatamente na direcção de cada um deles. Este simples exercício confere-lhe um sentimento de maior controlo e poder pessoal.

  2. Faça uma lista com as suas três maiores preocupações do momento. decida-se a empreender uma acção específica para cada uma delas que seja o início da resolução do problema ou a dissipação dessa preocupação.

  3. Identifique a lição mais importante que pode estar contida no maior problema que enfrenta actualmente. Assim que começar a identificar e a capitalizar as lições contidas em cada dificuldade que enfrenta, vai sentir que avança muito mais depressa do que antes.


  Jorge Neves
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.