quarta-feira, 15 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DO REALISMO







  Os líderes lidam com o mundo como ele é e não como gostariam que ele fosse.


  A sua capacidade e a sua vontade de ser completamente realista na sua vida e no seu trabalho são as duas mais importantes qualidades de liderança. A medida de quão realista você realmente é revela-se pela sua disponibilidade para lidar frontalmente com a verdade da sua vida e dos seus negócios, seja ela qual for.

  Peter Drucker refere-se a esta qualidade de realismo num líder como «Honestidade intelectual». Jack Welch, o presidente da General Electric, chama-lhe o «Princípio da realidade». Ele aborda cada problema ou dificuldade com a pergunta: «Qual é a realidade?»

  Concentre-se em obter factos. Quantos mais factos juntar, melhor será a sua visão global da realidade. A qualidade das suas decisões será grandemente determinada pela qualidade da informação em que essas decisões são baseadas.

  Enquanto compila os factos, discipline-se de forma a ser objectivo, evitar tirar conclusões precipitadas. Procure a verdade acima de todas as coisas, e não reforços e justificações. Imagine, com um exercício que determinada situação, está a acontecer com outra pessoa e que você foi chamado como observador externo para aconselhar e comentar. Olhar uma situação de fora permite-lhe ter uma perspectiva mais honesta e objectiva, que lhe permite tomar melhores decisões.

  Uma das características das pessoas que se informam, de acordo com Abraham Maslow, é serem exactamente honestas e objectivas com elas próprias. Não têm ilusões. Não são defensivas e não se sentem compelidas a justificar-se perante os outros. Aceitam-se  a si próprias, apesar dos defeitos e das qualidades.
  Sabem que não são perfeitas, nem tentam sê-lo. Não sentem ser necessário passar por alguém que não são. Admitem as suas fraquezas e adaptam os seus comportamentos de forma a compensá-las. Não exigem a perfeição de si próprios e não se sentem culpados quando cometem erros.

  Em verdade, a maior parte das pessoas, mesmo as mais eficientes, têm mais pontos fracos do que fortes. As organizações são construídas para maximizar os pontos fortes e tornar pontos fracos irrelevantes. As fraquezas devem ser combatidas e compensadas, não evitadas, racionalizadas ou ignoradas.

  Analise-se de forma honesta.Quais são os seus pontos mais fortes? Quais são as áreas em que é mais fraco? Os seus pontos mais fortes são os que o levaram até à posição que ocupa hoje. Os seus pontos fracos determinam quão rapidamente progride na sua carreira.
  Em que áreas poderão estar os seus pontos fracos a impedir ou limitar a sua eficácia no momento presente? 

  Das suas competências mais importantes, aquela em que é mais fraco é a que determina a extensão em que pode utilizar todas as outras. Quanto mais honesto for consigo mesmo e mais disposto estiver a lidar de frente com a sua vida, mais eficaz será a lidar com as situações à sua volta, num mundo em constante mudança.

  Quais são actualmente os pontos fortes e fracos do seu negócio? Faça perguntas continuamente, a toda a gente, de forma a ter uma ideia mais clara da sua realidade actual. Leia, estude, frequente cursos e obtenha outros pontos de vista de forma a criar com maior clareza uma visão global da realidade.

  Esteja sempre disposto a enfrentar os pontos fracos e as imperfeições na sua empresa, sejam elas quais forem, e depois decida-se a emendá-las.
  Se não está contente com o rumo que as coisas estão a levar, pense na maneira como gostaria que estivessem e concentre-se na criação da realidade que deseja. Dê mais importância ao futuro do que ao passado. Aponte baterias à solução e não ao problema. Concentre-se antes no local para onde vai e não no local de onde vem.

  Não se deixe perturbar por coisas que já aconteceram e que não podem ser alteradas. Algo que já aconteceu é um facto. Faz parte da realidade. Muitas vezes, a única coisa que se pode fazer perante um facto é controlar a atitude em relação a ele. A maneira como se reage a uma situação que não se pode alterar vai determinar a sua eficácia a curto prazo e o seu sucesso a longo prazo.

  Nunca confie na sorte, ou na esperança de que algo de inesperado vai acontecer e resolver um problema ou salvar uma situação. Não deseje, nem espere, nem confie que alguém faça algo por si. Você é o líder. Você é quem dirige. Lide com o mundo tal como ele é e não como gostaria que ele fosse.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique os seus pontos mais fracos. Tanto na sua personalidade como nas suas competências. Qual é a sua qualidade pessoal mais fraca? Em que competências é mais fraco? Sejam quais forem, identifique-as claramente e elabore um plano para as corrigir.

  2. Identifique e analise as realidades da sua empresa, dos seus produtos, dos seus serviços e dos seus métodos de trabalho, tal como eles são hoje. Quais são os pontos mais fracos ou áreas mais vulneráveis do seu negócio? Sejam quais forem decida-se hoje mesmo a levar a cabo acções específicas de forma a compensar os seus pontos fracos e a maximizar os seus pontos fortes.


  Jorge Neves

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