terça-feira, 21 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DA EMPATIA






  Os líderes são sensíveis e atentos às necessidades, sentimentos e motivações daqueles que são liderados por eles.


  Os líderes possuem elevados níveis de «inteligência interpessoal». Estão constantemente atentos aos pensamentos, necessidades e possíveis reacções dos outros às coisas que dizem. Antes de tomarem as suas decisões, perdem tempo a pensar nos efeitos que elas terão nas outras pessoas. Sabem que a maneira como as pessoas se sentem tem muita influência na maneira como farão o seu trabalho.

  Os líderes são bons ouvintes. Ouvem atentamente o que os outros dizem e procuram entender o que está a ser dito nas entrelinhas. São abertos aos comentários das outras pessoas e estão dispostos a alterar as suas decisões baseados em novas informações. Não são rígidos, mas antes flexíveis.

  Enquanto líder, tem de compreender que diferentes pessoas requerem coisas diferentes em cada situação de liderança. Por vezes, requerem que seja claro e directo. Outras vezes, requerem que seja mais informal e que dê uma oportunidade para que as pessoas participem. O comportamento de liderança exigido varia de pessoa para pessoa e de situação para situação.

  Os líderes alteram a sua abordagem em relação às pessoas baseados naquilo que estas necessitam por forma a terem um desempenho melhor. Os líderes reconhecem que a forma como as pessoas desempenham o seu papel é determinada pelo seu próprio comportamento, pela consideração, cortesia, dedicação e simpatia que consegue demonstrar.

  Para que as pessoas desempenhem as suas tarefas no melhor das suas capacidades, têm de saber exactamente o que é esperado delas. Os líderes distribuem tarefas e responsabilidades de forma clara. Certificam-se de que cada um sabe exactamente aquilo que tem de fazer, quão importante é e quando tem de estar terminado.

  Toda a gente quer sentir-se bem consigo própria. Os líderes estão sempre à procura de maneiras de louvar, aplaudir e estimular positivamente de forma a conseguir extrair o melhor das pessoas.

  Os líderes procuram também criar situações em que possam delegar tarefas de maneira que as pessoas se sintam mais fortes e confiantes. Lideram pelo encorajamento e pelo compromisso e não pelo medo e pelas ameaças.

  Os líderes encorajam as pessoas a falar livre e abertamente acerca dos seus pensamentos e preocupações reais. Sabem que a qualidade da relação entre duas pessoas pode ser medida pela liberdade que cada uma delas sente para falar honestamente e expressar as suas verdadeiras opiniões.

  COMO COMEÇAR APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Faça uma lista de pessoas que sejam suas subordinadas e depois reveja o tipo de direcção e supervisão de que necessitam para desempenhar as suas tarefas o melhor possível. De que forma poderia ajudar o seu estilo de liderança para ser mais eficaz com cada uma delas?

  2. Seja um bom ouvinte. Habitue-se a fazer mais perguntas às pessoas da sua equipa e depois a ouvir as respostas em silêncio e com atenção. Lembre-se de que não é necessário comentar ou responder a tudo o que as pessoas dizem. Apenas tem de as escutar atentamente.

  3. Peça opiniões, ideias e comentários às pessoas à sua volta. Encoraje-as a serem abertas e directas consigo. Pense em formas de melhorar a sua relação com elas, sendo mais flexível e receptivo às diferentes ideias e pontos de vista que possam ter.


  Jorge Neves
 
  
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.