quarta-feira, 22 de março de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: "A LIDERANÇA" A LEI DA MATURIDADE EMOCIONAL





  Os líderes são calmos, possuem sangue frio e são controlados quando enfrentam problemas, dificuldades e adversidades.


  A maturidade emocional é uma das qualidades mais importante e respeitada da liderança. Requer, primeiro que tudo, que esteja em paz consigo e, que se mantenha calmo quando enfrentar adversidades ou dificuldades.

  A maturidade emocional permite-lhe viver com a incerteza e a ambiguidade sem ficar nervoso ou alterado. Ao invés de temer conflitos e evitar mudanças, aceita-as como partes essenciais e inevitáveis do papel do líder. Abraça-se a mudança e procuram-se as oportunidades que se abrem em cada mudança.

Os líderes reconhecem que as pessoas podem apenas fazer o seu melhor. Se uma situação não resulta, então que fique por isso mesmo. Não se pode entrar em acessos de raiva ou de recriminação quando as coisas não nos vão de feição. Consegue-se assim uma visão calma e mais saudável de nós próprios. Podemos esforçar-nos por alcançar metas e objectivos mais altos, mas temos de aceitar os fracassos que daí podem advir.

  A maturidade emocional requer que goste de si e se respeite. Que tenha uma imagem positiva de si. Que seja capaz de enfrentar as críticas e a censura dos outros sem ser muito afectado por elas. Que passe sem reconhecimento ou recompensas se estes não chegarem de imediato.

  As pessoas emocionalmente maduras definem os seus próprios padrões e as suas próprias metas. Sabem que são os únicos verdadeiros juízes do seu próprio desempenho, independentemente do que os outros dizem.

  As pessoas emocionalmente maduras sabem quando tomar decisões e quando não as tomar. Possuem força interior e segurança pessoal. São previsíveis e seguras. A maturidade emocional permite-lhe estar mais concentrado e equilibrado, ser mais calmo, mais criativo e mais eficaz em tudo o que faz.

COMO APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1.Pense nos maiores desafios e dificuldades que enfrenta actualmente. Questione-se por forma a controlar tanto as suas emoções como a situação. Algumas das melhores perguntas que pode fazer são: «O que aconteceu realmente? Qual é a verdadeira situação? Como é que aconteceu? O que devo fazer? Qual é o próximo passo?»

  2. Recuse-se a criticar, condenar ou queixar-se, independentemente do que acontecer. Imagine que esta situação difícil foi criada artificialmente para o testar, para ver aquilo de que é verdadeiramente capaz. Actue como se toda a gente estivesse a olhar para ver de que maneira você resolve o problema e como se todas as suas perspectivas de futuro fossem determinadas pela forma calma e descontraída como se comporta.


  Jorge Neves
 

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