A capacidade para tomar decisões e agir de forma arrojada face aos obstáculos e à adversidade é a chave para ser um líder de excelência.
Winston Churchill disse certa vez: «A coragem é, com muita propriedade, considerada a maior de todas as virtudes, pois é aquela de que todas as outras dependem.»
Os líderes têm coragem para tomar decisões e para agir mesmo em caso de dúvida ou incerteza, sem garantias de sucesso. A característica da liderança é a capacidade para se lançar, para avançar com fé, mesmo quando há hipóteses de perdas e fracassos. A liderança não significa não ter medo. A liderança é o controlo do medo - o domínio completo do medo.
Toda a gente tem medo; os líderes são simplesmente aqueles que enfrentam os seus medos e agem mesmo apesar deles. E a coragem desenvolve-se quando agimos de forma corajosa cada vez que a situação o exige.
A reacção da maior parte das pessoas é fugir das coisas que teme. Mas quando se resiste a esta tendência e se faz o contrário, quando se avança em direcção às coisas que se temem, o medo desaparece e perde o poder que tem sobre si.
Uma frase muito citada é aquela que diz: «Se se deixam de fazer as coisas de que se tem medo, deixa-se que o medo controle a nossa vida.»
Os dois grandes obstáculos para o sucesso e a eficácia pessoal são o medo do fracasso e o medo da crítica. Mas todo o processo é precedido por muitos fracassos e acompanhado por inúmeras críticas.
São as lições que se aprendem com esses fracassos e a capacidade de superar essas críticas que tornam o sucesso possível a longo prazo.
Tal como disse o fundador da IBM: «Se quer obter sucesso rapidamente tem de duplicar os seus fracassos. O sucesso e o fracasso são as duas faces da mesma moeda.»
Habitue-se a enfrentar os seus medos. Se existe algo na vida que provoque ansiedade em si, lide com isso como se fosse um desafio pessoal e decida-se enfrentá-lo. Como escreveu Emerson: «Quando se faz aquilo que se teme, o medo desaparece.»
Em cada grupo ou organização o líder é a pessoa que aceita a responsabilidade de enfrentar qualquer perigo com que o grupo se depare. A audácia é muitas vezes a melhor postura quando é necessário tomar decisões e agir. É possível que a audácia o meta em apuros, mas será ainda com mais audácia que conseguirá sair deles. Existe um velho provérbio que diz: «Quando nos deparamos com dois perigos, um à nossa frente e outro atrás de nós, é sempre melhor seguir em frente.»
Decida-se hoje mesmo a sair da sua zona de conforto, seja ela qual for. Para se obter sucesso empresarial, é necessário correr riscos, agir de forma corajosa, ir onde ainda ninguém foi. Alargue os seus limites. Defina objectivos audazes, para si e para a sua organização. Não fique satisfeito com o Status quo.
Peter Drucker disse: «Quando se vê um grande sucesso empresarial, alguém correu um grande risco.»
Lembre-se de que, por mais que planeie, a sua vida será sempre uma sucessão de problemas, dificuldades, frustrações, atrasos e obstáculos, que podem facilmente descorajá-lo e desmotivá-lo. A característica do líder, no entanto, é que ele nunca se dá ao luxo de desanimar ou lamentar-se. Um líder não se queixa, não se justifica, nem deseja que certas coisas fossem mais fáceis ou diferentes. Lembre-se sempre, como disse Henry Ford, que «o fracasso é apenas uma maneira de se poder começar de novo de forma mais inteligente».
Comece hoje mesmo a desenvolver o hábito de ser corajoso, fazendo as coisas que teme e agindo de forma corajosa e frontal com as pessoas e as situações difíceis na vida. Como se diz: "A coragem é o controlo do medo - o domínio completo do medo."
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Imagine que possuía uma varinha de condão e que conseguia atingir qualquer objectivo. O que alteraria no seu negócio, se não tivesse medo de falhar? Que objectivos definiria se tivesse a certeza de os atingir? Sejam quais forem as respostas a estas perguntas, comece hoje mesmo a agir como se o sucesso fosse garantido.
2. Identifique um medo específico que tenha, como por exemplo falar em público ou enfrentar os outros, que possa impedi-lo de realizar o seu potencial. Seja qual for, comece hoje a lidar com ele e a enfrentá-lo. Actue como se fosse impossível falhar, e será impossível falhar!
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.