Vivemos num mundo que exige constantemente uma maior eficiência, mais
competência e know-how. O mercado de trabalho está a tornar-se cada vez mais competitivo e existem poucas garantias de segurança do posto de trabalho, especialmente com mais reestruturações e reorganizações do que nunca.
Neste ambiente de sobrevivência é importante ter objetivos e saber o que quer realmente da vida. De outro modo, irá sentir-se como um cordeiro sacrificado no altar da mudança.
Muitas vezes me interrogo."O que é que o mundo quer que eu queira"? Trava-se uma luta constante, porque o mundo está sempre a mudar.
É importante e um grande alívio não se sentir dependente das expectativas do mundo, porque você sabe o que quer.
Saber que você é o responsável pela sua vida e por tomar as suas próprias decisões coloca-o no lugar do condutor; é "patrão" da sua vida. Nunca "será despedido".
Isto significa que você e não os outros determinam o seu rumo. Toma as decisões na sua vida sobre como quer lidar com as situações com que se depara. Ao acreditar nisso você pode começar por se questionar sobre as importantes questões que o ajudam a ter mais controlo:
O que quer? O que faz sentido quando está em paz consigo? Quais são os seus valores? O que é importante no longo prazo? Irá encontrar uma forma nova e mais fácil de responder a estas questões através do desenvolvimento da sua Inteligência Emocional.
De facto, aprender a utilizar esta inteligência, irá não só dar as respostas para estas perguntas, como também lhe irá mostrar como tomar melhores decisões em cada fase.
Note bem: se você não sabe o que quer é mais fácil para os outros assumirem o controlo da sua vida; fica como uma boia no meio do oceano, perdido e à mercê das forças externas. Se aproveitar o tempo para descobrir o que quer, você está a liderar a sua vida; está ao leme.
Poderá interrogar-se: " Como posso ter a certeza do que quero?" Durante muito tempo uma das minhas preocupações era as expectativas dos outros. Mas tudo se tornou muito mais claro para mim, quando aprendi que temos de olhar para dentro de nós para encontrar as respostas. Aprendi a confiar na minha voz interior. Não se esqueça que as melhores decisões por si tomadas, também irão beneficiar significativamente os outros que o rodeiam.
Todos temos essa fonte, uma voz interior que pode servir como coach pessoal. Se ignorarmos esta voz por muito tempo ela torna-se fraca e quase impossível de ouvir.
Lá no fundo, sabemos o que é importante para nós, mas só temos a certeza quando estamos "em paz". Só então podemos ouvir a nossa voz interior com clareza. Mas, muitas vezes não estamos "em paz". Então tropeçamos nas forças contraditórias que competem para nos controlar, o que é confuso e muito cansativo.
A orientação de maior confiança vem da sua voz interior, não dos livros ou de especialistas. Pode tirar boas ideias dos livros e de outras pessoas, mas analise-se com a sua voz interior para decidir se realmente concorda. Somos responsáveis pelas nossas vidas independentemente de aceitarmos essa responsabilidade ou não. Todas as outras responsabilidades são opcionais, mas somos responsáveis pela nossa vida em cem por cento do tempo.
Ao recorrer à sua Inteligência Emocional, pode ser guiado a partir de dentro para dar o próximo passo e tomar a próxima decisão. Pergunte-se apenas como e dê a si mesmo a paz de que precisa para ouvir a resposta. O melhor que podemos conseguir é descobrir o que, consideramos ser "certo", porque mais ninguém pode fazer esse julgamento, embora haja quem tente.
As pessoas podem acreditar que "sabem" mas não podem realmente saber. Porquê? Como não são você, nunca poderão compreender na totalidade a sua voz interior.
Para tomar decisões emocionalmente inteligentes, é importante ter a certeza de que está em contacto com a sua voz interior. Se estiver descontraído quando "a ouvir" e ela lhe der a mesma mensagem ao longo do tempo, há boas hipóteses de ser a sua voz interior.
Evite confundir um capricho emocional com a sua voz interior. Tais caprichos podem conduzi-lo ao caos. A Inteligência Emocional é o oposto do caos emocional; é a transparência emocional, quando a sua mente e o seu coração estão alinhados num conhecimento pacífico e você está em total consonância consigo. Esta é a mensagem forte e tranquila da sua voz interior. Pode confiar nela quando já estiver interiorizado os seus sentimentos negativos e se sentir calmo; até chegar aí, terá trabalhado as suas emoções positivas para que possa confiar na sua voz interior.
Se ignorarmos a nossa voz interior, o nosso caminho torna-se cada vez mais difícil. Se seguir o seu próprio caminho, está em segurança.
Quando tiver dúvidas siga sempre a sua intuição. Nunca discuta com ela. Precisa de confiar na sua intuição.
Os nossos sonhos são vitais para uma vida de sucesso e que tenha significado. Cada um de nós recebe mensagens únicas da sua voz interior. Pode fazer até coisas que os outros encarem como disparatadas, mas o sinal máximo de Inteligência Emocional é seguir a sua mente a sua coragem a sua voz interior.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.