sábado, 16 de março de 2013

LIDERANÇA PESSOAL - NÃO VALE A PENA CULPAR OS OUTROS







Depois de ter percebido que sou inteiramente responsável pela minha vida, tive de aplicar este sentido a todas as suas vertentes. Acreditava com veemência que, assim que o tivesse feito, os meus esforços me dariam uma sensação de liberdade, de calma interior e, por último mas não menos importante, um novo sentido para a vida. Por isso, como podia estender o sucesso profissional à minha vida privada? Que mais precisava de aprender e de compreender? Como é que podia evitar as armadilhas comuns, onde tantos caímos?

  Quando era criança, a minha família procurava sempre um bode expiatório quando as coisas corriam mal. Quem se esqueceu de fechar a porta? Quem se esqueceu de apagar a luz? Quem trouxe lama para dentro de casa?  etc. etc. A maneira da minha família "resolver" problemas tornou-se a minha, na vida adulta. Comecei a perceber, contudo, que isto não só não era a solução, como também criava problemas.
  Se procurava resultados positivos, teria de parar de procurar alguém para culpar sempre que algo corria mal. Precisava de identificar o problema - não a pessoa - e usar a minha energia para encontrar uma solução prática. Esta abordagem implicou resultados diferentes e muito satisfatórios, mas levei algum tempo a implementar esta nova forma de pensar. É importante lembrar que as ideias novas são empolgantes, mas exigem tempo e esforço para criar raízes e dar frutos saudáveis.

  Quando as coisas não resultam como planeámos, é fácil culpar os outros, ou as circunstâncias. É muito mais difícil encontrar a verdadeira origem do problema.

  Se quer criar uma vida mais pacífica e com mais sentido para si, pare de culpar os outros e, mais importante pare de se culpar.


Jorge Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.