quinta-feira, 7 de março de 2013

LIDERANÇA PESSOAL - OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ALIMENTAM RESULTADOS NEGATIVOS





 

Como reagem as pessoas perante a adversidade? O que fazem para se recomporem quando têm um dia mau? Como enfrentam a adversidade?
  As minhas respostas variam. Há diversos métodos que parecem funcionar e o que resulta para uma pessoa não resulta necessariamente para outra. Mas uma coisa eu sei: apenas você se pode recompor a si próprio. Se alguém não quiser ser ajudado a maior parte dos esforços serão inúteis. Além dos fatores genéticos, em grande medida somos o que somos devidos ás escolhas, conscientes ou inconscientes, que fizemos até hoje. A nossa vontade e a nossa escolha determinam o que nos acontece. Contudo, alguns sentem que estão totalmente à mercê das escolhas dos outros. Se bem que isso possa parecer verdade para muitos, o facto é que somos responsáveis pelas nossas vidas e não estamos à mercê de outros. Podemos pedir ajuda, mas temos de ser nós a "cumprir a tarefa". Podemos influenciar e podemos fazer novas escolhas que irão por sua vez, conduzir resultados diferentes.
  Muitos líderes estão interessados em melhorar as suas capacidades de liderança. Já são muito bons no que fazem. Mas!...
  Os nossos sentimentos alteram-se constantemente. Ao longo do dia, podemos sentir-nos felizes, calmos, amargos, agressivos ou irritados. Os sentimentos negativos têm um grande peso em nós e, se não os dominar-mos podem manter-nos em baixo quando temos problemas.
  Como podemos reerguer-nos quando o decidimos fazer? Quando a vida fica difícil, há quase tantos métodos a aplicar quanto o número de pessoas que existem no mundo. Há quem faça jogging quando a pressão aumenta: a vida parece mais fácil depois de desfrutar de um bom passeio. Alguns preferem fazer exercício físico, outros ouvir música, outros preferem longas conversas consigo proprios.etc. Há uns tempos atrás vivenciei o que passo a escrever: O António Jorge estava com problemas no trabalho. Não conseguia entender-se com um colega com quem devia colaborar, e o conflito durava há mais de um ano. Curiosamente, o António Jorge não sentia que ele tinha um problema:  o colega é que era o problema. Ao falar com a mulher do António Jorge, Sandra, fiquei a saber que ele estava a "abusar verbalmente" dela há um ano, ao queixar-se e ao descarregar nela a sua negatividade. Sandra tinha atingido o limite: não o queria ouvir mais  e não queria ser alvo das queixas. António Jorge interpretou isto como uma quebra do contrato matrimonial. Considerava que era um dever a sua mulher ouvir as suas queixas e a conversa negativista.
  Sandra via-se a afundar cada vez mais com cada história depressiva sobre o colega de António Jorge. Este nunca admitiria que tinha um problema e considerava muito fácil descarregar as suas frustrações na sua esposa Sandra. Quando lhe perguntei se saiam juntos a passeios  ou jantar fora, disse-me que tinha perdido todo o desejo de partilha.
  Pequena descoberta: Sentimentos negativos alimentam resultados negativos.
 Quando algo parecido nos acontece, precisamos olhar para nós, agir para mudar a nossa atitude e, posicionarmo-nos num patamar de emoções positivas. Se um parceiro de casamento ou uma relação de trabalho assume a responsabilidade de lidar com os seus sentimentos em vez de os "por a circular" a mudança positiva irá acontecer, pelo menos para a pessoa  que assume essa responsabilidade.
  Os sentimentos positivos de um deles irão afetar o outro. Os sentimentos positivos alimentam resultados positivos.
  Como a Sandra já não estava disposta a ouvir as queixas do António Jorge, ele foi forçado a procurar outras formas de se libertar do tratamento emocional. Se António Jorge tivesse olhado bem para sí próprio depois de ter verificado todos os resultados negativos na sua vida, teria sido capaz de reconhecer que ele tinha criado os problemas, tanto no trabalho como em casa.
  Certamente que António Jorge não queria este tipo de resultados na sua vida. Podemos dizer com segurança que ele não tirou partido da sua Inteligência Emocional. Se tivesse sido capaz de lidar com as suas emoções, utilizando o que os seus sentimentos lhe dissessem e gerido as suas emoções, teria criado o resultado que pretendia. Sentimentos negativos alimentam resultados negativos.

Jorge Neves
 
  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.