Se for verdadeiro consigo, sê-lo-á com os outros; se não for verdadeiro consigo, as suas relações também não o serão. A vida exterior acontece paralelamente à vida interior. Se quer ser honesto com os outros, terá de começar por ser honesto consigo. Quer que os outros que passam pela sua vida sejam honestos? Quer ser honesto e falar a verdade do fundo do seu coração? No novo Testamento está escrito: "conhecereis a verdade e a verdade libertar-vos-á"(João 8.32). A verdade surge dos nossos corações quando estamos tranquilos e só então a conhecemos verdadeiramente. Os nossos sentimentos são inteligentes e dão-nos a informação de que precisamos para descobrir aquele local calmo que sabemos ser o ideal. Isso é viver de dentro para fora.
Aprendemos muitas coisas que não são verdadeiras e somos ensinados a perguntar ao mundo aquilo que é o ideal para nós. Somos incentivados a viver de fora para dentro, numa vida ditada pelo mundo exterior.
Só quando conseguirmos olhar para os nossos corações de forma a alcançarmos a verdade é que poderemos conhecer a verdadeira honestidade e tornamo-nos líderes da nossa vida.
Utilizar a sua Inteligência Emocional ajuda-o a viver de uma forma autêntica, a ouvir o seu coração e a sua mente e conjugando ambos. A sua verdade cria relações de confiança com as outras pessoas e liga-o ao seu destino e a tudo o que tem significado para si.
Somos todos diferentes e cada um de nós tem objetivos próprios. O que parece certo ao seu coração é o que é certo para si. Não está a ser egocêntrico quando pondera sobre aquilo que deseja e não deseja: é simplesmente uma questão de honestidade. Ser honesto consigo e com os outros é a melhor base para ser generoso com o mundo. Permita-se pensar e sonhar. E, o mais importante de tudo, seja honesto sobre o que é importante para si. Nessa altura, dê a vida aos seus sonhos.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.