quarta-feira, 28 de junho de 2017

A NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: A LEI DO DESEJO




  A pessoas que mais quer o negócio tem menor poder de negociação.

  Quanto mais se deseja comprar ou vender, menos poder se tem. Os negociadores com talento dominam a arte, de parecer educados, mas desinteressados, como se tivessem muitas outras opções, todas tão atractivas como a que está a ser negociada.

  O PRIMEIRO COROLÁRIO DA LEI DO DESEJO É:

  Por mais que deseje algo, deverá parecer neutro e desinteressado.

  Quanto mais importante for para si uma coisa, mais importante é parecer indiferente e displicente. Não sorria nem se mostre, de maneira nenhuma, interessado. O melhor mesmo é uma atitude que demonstre algum aborrecimento.

  O SEGUNDO COROLÁRIO DA LEI DO DESEJO É:

  Quanto mais conseguir fazer com que a outra parte deseje aquilo que você tem, melhor negócio conseguirá fazer.

  Esta é, obviamente, a essência de uma venda bem-sucedida. Concentre todos os seus esforços em mostrar o valor e os benefícios que a outra parte vai encontrar quando consumar a compra ou a venda. O elemento mais importante é o desejo.

COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Antes de começar a negociar, faça uma lista de todas as vantagens de negociar consigo. Organize a sua lista por ordem de prioridades, desde a vantagem mais persuasiva até á menos importante. Mencione essas vantagens ao longo da sua negociação e esteja atento à reacção da outra parte.

  2. Seja sempre educado e simpático durante uma negociação. Isto torna mais fácil qualquer mudança de ideias que tenha, concessões que queira fazer e compromissos que assuma, sem que o seu amor-próprio interfira. Torna também mais fácil à outra parte fazer concessões e concordar consigo quando chegar a sua altura.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.