quarta-feira, 31 de maio de 2017

A NEGOCIAÇÃO COMERCIAL: A LEI UNIVERSAL DA NEGOCIAÇÃO






  TUDO É NEGOCIÁVEL

  Todos os preços e termos de pagamento são definidos por alguém. Podem, portanto, ser alterados por outrem. Isto não significa que irão ser mudados, mas apenas que existe essa possibilidade. Quando começar a encarar a vida como um longo e contínuo processo de negociação, vai perceber que todas as situações contêm elementos que podem ser negociados de forma a tornar os termos e as condições mais favoráveis para si e para os outros.

  O PRIMEIRO COROLÁRIO DESTA LEI É:

  Os preços são estimativas aproximadas de quanto o cliente vai pagar.

  Significa isto que os preços pedidos estão apenas levemente ligados à realidade objectiva. O custo de produção e de marketing de um determinado produto ou serviço tem, pouco a ver com o preço final. O preço é arbitrário e reflecte apenas a opinião do mercado num determinado momento

  O SEGUNDO COROLÁRIO DESTA LEI É:

  Todos os preços foram decididos e podem, por isso, ser alterados por outrem.

  Deixe-me dar um exemplo deste corolário. Há uns anos atrás, entrei numa loja cara de roupa para homem. Era Janeiro e estava bastante frio. Vi um belíssimo sobretudo que estava em promoção por 250 euros, marcado como estando claramente em saldo. Era uma loja do comercio tradicional. Perguntei ao empregado se me vendia o sobretudo por 200 euros. Ele ficou chocado. Disse-me que era impossível. Nunca ninguém negoceia preços neste tipo de loja. O que estava marcado na etiqueta era o preço do sobretudo, tanto mais que estava em saldo e não podia ser alterado.

  Percebi de imediato que estava a lidar com uma pessoa que não tinha autoridade para negociar. E o gerente estava na hora de almoço. Então, escrevi educadamente a quantia de 200 euros nas costas de um dos meus cartões de visita e pedi-lhe que o entregue ao gerente quando ele voltasse. Disse-lhe que a minha oferta se mantinha até às quatro da tarde. E fui à minha vida. 

  Às duas e meia, o telemóvel tocou e o empregado, ainda muito surpreendido, disse-me que o gerente aceitara os 200 euros pelo sobretudo. O empregado estava surpreendido porque não sabia que «tudo é negociável»

  Não se intimide com os preços que estão escritos, quer em etiquetas quer em cartas ou contratos. Pense que foram escritos a lápis e que podem facilmente ser apagados e substituídos por outros mais convenientes para si. O truque é pedir.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1.Come hoje a pedir melhores preços e condições, independentemente daquilo que lhe ofereçam inicialmente. A principal razão por que as pessoas geralmente não pedem termos e condições mais favoráveis é o medo inconsciente de rejeição que todos temos. E a única maneira de ultrapassar o medo é encará-lo - fazer a coisa que se teme até o medo desaparecer.

  2. Faça um hábito de pedir um preço melhor. Peça educadamente, peça de uma forma afável e simpática, peça de forma positiva, peça com expectativa e peça com confiança. Ficará surpreendido com a rapidez com que as pessoas alteram os termos a seu favor, se o pedir.


Jorge Neves
 
 

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