Um cliente não lhe irá comprar nada até ter a certeza de que você é um amigo e que está a agir no interesse dele.
Nas vendas este é o chamado «factor da amizade». É inegável que quase todas as relações comerciais bem-sucedidas são baseadas na amizade entre as duas partes envolvidas. Os bons vendedores são excelentes a fazer amigos. Conseguem facilmente transformar estranhos em amigos, onde quer que vão. São tranquilos, agradáveis e interessam-se pelas outras pessoas. Os outros gostam deles e, ao gostarem deles, querem fazer negócio com eles.
Todos nós preferimos negociar com pessoas de quem gostamos. Está na nossa natureza não comprarmos nada de quem não gostamos, mesmo que queiramos o produto ou o serviço que oferecem.
Quanto mais amizades comerciais tiver, mais sucesso terá e mais dinheiro fará na área de vendas.
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Para ter um amigo, tem primeiro de ser um amigo. Pense nos seus clientes como amigos pessoais. De que maneira os pode tratar para que eles sintam que realmente gosta deles e se preocupa com eles?
2. Os seus melhores clientes serão quase sempre aquelas pessoas de quem mais gosta e que mais gostam de si. O que é que pode fazer para criar e manter mais amizades comerciais como essas?
Jorge Neves
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