Quais são os factores cruciais a pôr em prática para transformar sustentavelmente uma empresa no "empregador favorito"? E qual será um prazo realista para o conseguir?
Numa empresa onde as pessoas querem mesmo trabalhar, tem-se nas mãos uma das vantagens competitivas mais poderosas neste jogo: a capacidade de recrutar e de colocar em campo a melhor equipa.
Antes de falar quais as seis formas de chegar a essa situação abençoada, uma resposta sobre quanto tempo leva este processo até chegar a empregador favorito.
Facilmente a resposta é anos e pode ser décadas ou mais. É assim que as coisas se passam com a reputação empresarial - constrói-se relatório anual após relatório anual, historial de carreira após historial de carreira, crise após crise (porque todas as empresas têm uma ou duas) e a recuperação após recuperação. Provavelmente demorou cerca de 30 anos para que a IBM ganhasse a reputação de empresa modelo dos anos 70, menos de uma década para a perder quando a empresa teve um deslize e depois cerca de uma década para a reconstruir até ao estatuto actual.
No mundo de hoje saturado de meios de comunicação existe uma excepção à habitual lentidão na construção de reputação. As empresas podem tornar-se os empregadores favoritos para os seus colaboradores praticamente de um dia para o outro graças ao factor "buzz" que é tão potente como de rápido efeito. Numa empresa baseada em tecnologia, o "buzz" geralmente está ligado a um progresso novo ou a um produto ou serviço que altera o paradigma vigente. A Google e a Apple são exemplos perfeitos. O "buzz" também pode surgir do facto de ter uma marca com glamour ou de prestígio como a Chanel ou a Ferrari.
Mas o factor "buzz" é tão raro como instável. A Aple tinha-o com a Mac, perdeu-a quando outros fabricantes de PC a ultrapassaram, mais tarde recuperou-o (e ainda ganhou mais algum) com o iPod. Esta história totalmente comum explica por que é que a maioria das empresas tem de se tornar num empregador favorito pela via antiga, arrancando-o a ferros ao longo do tempo.
Segue-se uma lista de verificação para avaliar o progresso num empresa.
Primeiro, os empregadores favoritos demonstram um verdadeiro empenho na aprendizagem contínua. Nada de adulações. Estas empresas investem no desenvolvimento dos seus colaboradores através de aulas, programas de formação e experiências fora da empresa, todos enviando a mensagem de que a organização está ansiosa por facilitar um percurso seguro para o desenvolvimento pessoal.
Segundo, os empregadores favoritos são meritocracias. Os salários e as promoções que estão muito relacionados com o desempenho e os sistemas de avaliação rigorosos informam, constantemente, em que situação os colaboradores se encontram. Tal como em qualquer empresa, quem você conhece e a escola que frequentou podem ajudá-lo a entrar numa meritocracia. Mas, no fim de contas, o que importa são os resultados. Mas por que é que tudo isto torna uma empresa na "favorita" para se trabalhar? Muito simplesmente porque estes ambientes atraem sempre quem é mais inteligente, tem autoconfiança e espírito competitivo.
Terceiro, os empregadores favoritos não só permitem que as pessoas corram riscos, como também comemoram com aqueles que o fazem e não martirizam os outros que não têm sucesso ao tentar. Tal como nas meritocracias, uma cultura que encoraja correr riscos atrai exactamente o género de indivíduos criativos e ousados que as empresas querem e de que necessitam num mercado global onde a inovação é a melhor defesa contra a inflexível concorrência de preços.
Quarto, os empregadores favoritos compreendem que o que é bom para a sociedade é bom para os negócios. Sexo, raça e nacionalidade nunca são limitações; são importantes as ideias de todos. Os empregadores favoritos têm uma perspectiva variada e global e têm práticas sensíveis ao ambiente. Oferecem flexibilidade de horários de trabalho àqueles que o ganham através do seu desempenho. Como resultado, os empregadores favoritos são esclarecidos.
Quinto, os empregadores favoritos mantêm rigorosos os seus padrões de recrutamento. Fazem os candidatos trabalhar arduamente, exigem um processo de entrevista penoso e critérios rígidos ao nível da inteligência e da experiência anterior. Este factor é quase como um círculo vicioso,visto que é difícil poder ser exigente antes de ser um empregador favorito! Mas vale a pena o esforço. Já que o talento tem uma forma estranha de atrair,bem, talento.
Sexto e último, os empregadores favoritos são rentáveis e estão em crescimento. Um aumento do preço das acções é, verdadeiramente, um íman de recrutamento. Para além disso, apenas as empresas de sucesso podem oferecer-lhe um futuro, com ascensão de carreira e o potencial aumento de recompensas financeiras. De facto, uma das coisas mais estimulantes que uma empresa pode dizer a um potencial colaborador é: "Junte-se a nós para a viagem da sua vida."
Jorge Neves
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