quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LIDERANÇA PESSOAL:"O SUCESSO" A LEI DA FLEXIBILIDADE






  O sucesso é mais facilmente atingido quando se é claro em relação aos objectivos, mas flexível em relação ao modo de lá chegar.

  Esta é uma das mais importantes descobertas feitas por homens e mulheres de sucesso. Quando se tem um objectivo concreto e se faz um plano de acção, tem-se geralmente uma ideia bastante precisa daquilo que se terá de fazer para o alcançar. Contudo, milhares de coisas podem alterar-se, cada uma delas exigindo mudanças do seu plano. As pessoas mais optimistas e criativas são aquelas que são abertas, flexíveis e fluentes face às inevitáveis e constantes alterações que lhes são exigidas no caminho para a realização dos seus objectivos.

  O primeiro corolário da Lei  da Flexibilidade é:

  Quando nos deparamos continuamente com resistência e frustração, isso é geralmente sinal de que estamos a fazer a coisa errada.

  Cada vez que se sinta que se está a forçar demasiado e a obter muito pouco resultados, prepare-se para fazer uma interrupção e reavaliar o seu plano. Certifique-se de que o objectivo para o qual está a trabalhar é ainda o desejado. Pondere a possibilidade de que as estratégias escolhidas possam ser erradas  para essa situação. Esteja disposto a reconsiderar e a alterar a sua abordagem. Sobretudo, ignore o seu amor-próprio na situação. Preocupe-se mais com o que está certo do que com quem está certo.
  Desenvolva o modo de pensar de um programador informático. Quando este concebe um programa informático, sabe que, uma vez terminado, ele estará cheio de bugs. Nenhum programa informático funciona perfeitamente a primeira vez que é utilizado. Contudo, o programador aceita isso como um facto incontornável e começa depois a rever o programa, linha a linha, para remover os erros. Quando terminar o programa funcionará perfeitamente.
  Da mesma maneira, cada vez que os seus planos parecerem não estar a produzir resultados, em vez de insistir, pare e reavalie a situação. Considere a possibilidade de o rumo actual das sua acções poder estar errado. Reveja continuamente os seus planos, até que não apresentem qualquer falha e lhe permitam avançar agilmente, sem ansiedade ou frustração.

  O segundo corolário desta lei é:

  Na vida, é-se tão livre quanto o número de opções viáveis que se tenha ao seu dispor.

  A sua liberdade e felicidade são em grande parte definidas pelo número de alternativas que desenvolveu para o caso de a sua primeira  escolha não resultar. Quanto mais pormenorizadas forem as sua opções e alternativas, mais liberdade terá. Se um determinado rumo de acção não correr como o esperado, estará completamente preparado para seguir qualquer outro.
  O simples exercício de desenvolver alternativas permite-lhe pensar de forma mais clara. Quanto mais escolhas tiver, mais provável será que uma delas resulte e lhe permita alcançar o seu objectivo

  O terceiro corolário da Lei da Flexibilidade é:

  Uma crise é uma mudança a tentar ocorrer

  Cada vez que se depare com uma crise ou um obstáculo de qualquer espécie, pare por momentos e pergunte-se: «Que mudança está a tentar ocorrer aqui? Que mensagem contém esta crise?»
  As crises podem ocorrer no seu emprego, nas sua relações pessoais, na sua saúde ou no seu negócio. Na maior parte dos casos uma crise é sinal de que algo está errado e de que persistir no mesmo erro só fará piorar as coisas.  Qual é a mudança que está a tentar ocorrer na sua vida neste momento?

  O quarto corolário da Lei da Flexibilidade é:

  As suposições erráticas estão na raiz de todos os fracassos.

  Quase todos os insucessos com que se depara são causados por suposições incorrectas que faz e que aceita sem questionar. É útil clarificar e questionar as suposições, especialmente quando as coisas não correm da forma como esperava.
  Quais são as suas suposições? Quais são as suas suposições explícitas; aquelas de que está consciente? Quais são as sua suposições implícitas, aquelas suposições inconscientes que poderá estar a aceitar sem questionar?
  E se as suas mais acarinhadas suposições estiverem erradas? Que alterações teria de fazer? De que maneira alteraria o seu rumo de acção se algo daquilo que supõe ser verdadeiro se provasse ser falso?
  Quando se tomam as decisões acertadas e se atingem os objectivos dentro dos prazos, tal acontece porque as suposições com as quais está trabalhar eram consistentes com a realidade da situação.
  Quando se fracassa ou existem contratempos e resistência, tal significa, geralmente, que havia algo de errado com as suas premissas básicas, com as suas suposições.
  Muitas pessoas que iniciam os seus próprios negócios acabam por falir porque supuseram que o mercado era suficientemente grande para o produto ou serviço que se propunham
oferecer. Supuseram que os clientes iriam preferi-los aos seus actuais fornecedores pelo simples facto de entrarem no mercado. Por vezes supoẽm ter talentos, capacidades e competências para disponibilizar o produto ou o serviço a um preço competitivo e ainda ter margem de lucro. Pode ser que nenhuma destas suposições esteja correcta. Mesmo que apenas uma seja falsa, pode conduzir à ruína económica.
  A sua disponibilidade para questionar as suas suposições, para as confrontar com a realidade, combinada com a disponibilidade para aceitar que tudo pode estar errado é o tipo de atitude que o levará a obter muito bons resultados. Nesta nossa economia em tão rápida mudança, a flexibilidade é talvez a qualidade mais importante que pode desenvolver para ser bem-sucedido nos negócios. É o que define uma mente superior.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique as suas mais acarinhadas suposições nas áreas mais importantes do seu negócio e da sua vida pessoal. E se elas estivessem erradas? O que faria diferente daquilo que faz hoje? Quais são as suas opções?
  2. Faça uma lista das cinco piores coisas que lhe poderiam acontecer na sua vida profissional e pessoal no próximo ano. O que faria se uma dessas coisas acontecesse? Faça uma lista de opções para cada emergência e comece a pensar em rumos de acção alternativos para as coisas com que lida hoje em dia.


  Jorge Neves
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.