quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

GESTÃO E LIDERANÇA: "LEIS DOS NEGÓCIOS " A LEI DO PROPÓSITO







  O propósito de um negócio é gerar e manter clientes.


  Muitas pessoas pensam que o objectivo de um negócio é gerar lucros. Contudo, apesar de esse poder ser o propósito do indivíduo que inicia ou investe no negócio, ele é uma entidade separada, com um propósito próprio. Uma boa maneira de apurar a razão para a existência de um negócio é imaginar que os donos teriam de comparecer num tribunal todos os anos e justificar a permissão para continuar em actividade. Depressa se vê que «gerar lucro» não seria razão suficiente para justificar o facto de a empresa continuar a existir.

  O primeiro corolário da Lei do Propósito é:

  Os lucros servem para MEDIR quão bem a empresa está a cumprir o seu propósito.
  Pode dizer-se que a criação de clientes é o propósito primordial de um negócio ao observar que a maior parte do tempo e da atenção das pessoas mais importantes de qualquer empresa de sucesso é usado para a criação e manutenção de clientes. Os níveis de vendas e os lucros de que a empresa goza são o resultado ou a medida de quanto a organização contribui para alcançar esse propósito.

  O segundo corolário da Lei do Propósito é:

  Os lucros são os custos de fazer negócio, os custos do futuro.
  Há muita gente confusa com o papel dos lucros. Algumas pessoas pensam que os lucros, ou a corrida ao lucro, estão associados a «ganância». Os lucros são uma coisa positiva. São eles que pagam todas as despesas. São os lucros que pagam os salários, os impostos, o investimento em novos produtos e processos, pesquisa e desenvolvimento, e todas as coisas construtivas que uma empresa pode fazer quando está a servir bem os seus clientes.

  O contrário de lucro é prejuízo, há reduções na actividade económica, menos empregos e, muitas vezes,a falência da empresa. Quando existem prejuízos contínuos numa empresa, não há futuro para as pessoas que nela trabalham.
Todos os que sejam contrários à criação de lucros são pois contrários ao futuro das pessoas que dependem desse negócio para as suas vidas. Essas pessoas não podem ter um futuro se não houver lucro.
  Outras pessoas sentem que os lucros são demasiado altos. No entanto se verificarmos ao detalhe as empresas apresentam quase sempre, depois de pagarem os seus impostos, um lucro de cerca de 5%  a 7% por ano. Do total de gastos de uma companhia /empresa, descontando os custos com matérias-primas para manufactura ou os bens de revenda, quase 80% dos custos são destinados a salários, energias e bónus.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Procure oportunidades para tornar a sua empresa mais bem-sucedida. A sua capacidade para ter um impacto positivo nos lucros da sua empresa é um factor determinante do seu sucesso a longo prazo. Conhece a estrutura de preços e lucros da sua empresa? Quem são os seus clientes mais rentáveis? Onde é que você tem maior influência no dinheiro que entra na sua empresa?

  2. Identifique as áreas onde pode ajudar a criar e a reter novos clientes. Procure oportunidades para desenvolver e promover novos produtos e serviços. Pense em maneira de criar maior fidelidade nos clientes já existentes. Faça todos os dias algo que aumente a capacidade de a sua empresa gerar e manter mais clientes.
  

  Jorge Neves

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