domingo, 26 de fevereiro de 2017

GESTÃO E LIDERANÇA: "AS LEIS DOS NEGÓCIOS" A LEI DA INOVAÇÃO







Todas as descobertas importantes nos negócios vêm da inovação; por se oferecer ao mercado algo melhor, mais barato, mais rápido, mais novo ou mais eficiente.


  No livro inovação e empreendedorismo Peter Drucker, são discutidas as sete maiores fontes da inovação empresarial. O autor explica várias ideias que podem ser usadas para fazer da inovação um modo de vida, tanto para si como para o seu negócio.

  As suas fontes principais de inovação, de acordo com Drucker, são o SUCESSO INESPERADO e o FRACASSO INESPERADO. Em ambos os casos, terá de analisar cuidadosamente o que aconteceu para determinar se estará perante uma descoberta importante.

  A teoria «Ponta de Icebergue» do pensamento crítico é especialmente útil para examinar sucessos e fracassos ou quaisquer acontecimentos inesperados. Sempre que acontecer qualquer coisa fora do habitual, pare e pense: «Será isto um único evento ou a ponta de um icebergue? Será que isto é o princípio de uma tendência, indicando uma mudança no mercado?» Muitas descobertas empresariais são resultado de se reconhecer uma tendência de comportamento do mercado e de uma acção mais rápida que a da concorrência de forma a ficar-se em vantagem, ou, por outro lado, reconhecer uma tendência que se afasta dos seus produtos e serviços e trabalhar para reduzir a sua orientação e desenvolver outros produtos e serviços enquanto ainda tem tempo.

  Talvez a tendência mais significativa da nossa era, seja o desenvolvimento dos computadores pessoais e da Internet. Quando foi criado o primeiro computador pessoal, a IBM fez os seus próprios estudos acerca do futuro deste produto. Os consultores da IBM chegaram à conclusão que o mercado mundial para este produto seria de apenas 300 ou 400 unidades por ano. A companhia decidiu continuar a fabricar grandes computadores. Hoje, mais de milhões de computadores pessoais são vendidos todos os anos, e os grandes computadores tornaram-se secundários na revolução informática.

  A IBM IGNOROU A PONTA DO ICEBERGUE!

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:


  1. Identifique e analise as tendências do seu negócio. Onde é que as vendas estão a subir ou a descer? O que é que os seus clientes procuram mais? Ou menos? Em que é que deveria estar a investir ou deixar de investir?

  2. Admire os seus competidores bem-sucedidos. Não os inveje! Onde é que os seus concorrentes estão a obter maiores vendas e maiores lucros? O que é que eles estão a fazer que você poderia usar para melhorar o seu negócio?

  3. Analise os seus maiores sucessos e fracassos do ano passado. Que lições estão contidas neles que possam ser usados em sua vantagem? Lembre-se que antes de todos os sucessos há sempre fracassos, e que todos os fracassos são lições com que se pode aprender muito. Quais são os seus fracassos?


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.