sábado, 25 de fevereiro de 2017

GESTÃO E LIDERANÇA: "AS LEIS DOS NEGÓCIOS" A LEI DO OBSOLETO



  Tudo o que existe já se está a tornar obsoleto.


  A lei do obsoleto diz tudo - produtos, serviços, competências, publicidade, estratégias de marketing e processos comerciais - se está a tornar obsoleto com a passagem do tempo. Para sobreviver e singrar nestes tempos turbulentos você e a sua empresa têm de ser rápidos e estar preparados para este facto da vida que é a contínua evolução e mudança.

  O primeiro corolário da Lei do Obsoleto é:

  Amanhã será diferente de hoje.

  Hoje em dia, as pessoas profissionalmente mais frustradas são aquelas que tentam travar a onda da evolução ao não serem capazes de se adaptar, ou ao serem demasiado lentas a adaptar-se, ao massacre competitivo que acontece à nossa volta

  O segundo corolário desta lei é:

  A inovação e a melhoria contínuas são essenciais para a sobrevivência.

  A inovação e as melhorias não são coisas que se fazem quando se tem dinheiro suficiente. Todas as empresas devem ter os seus melhores empregados dedicados a desenvolver os produtos e serviços do futuro. Se uma empresa não dispensa atenção à inovação constante, irá encontrar um presente tremido e um futuro incerto. Será simplesmente ultrapassada pelos seus concorrentes, ansiosos por tomar conta da sua faixa de mercado.
  As empresas de maior sucesso, sob todas as condições económicas, são aquelas que inovam continuamente e apresentam ao público novos produtos e serviços, mesmo em tempos de crise. Parece existir uma relação directa entre quantidade de novas ideias tentadas por uma empresa e o seu sucesso económico final.

  O terceiro corolário da Lei do Obsoleto é:

    A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo

    Quando perguntaram a Walt Disney se se preocupava com o facto de copiarem as sua ideias, ele respondeu: «Não se preocupem! Nós teremos novas ideias mais rapidamente do que alguém as conseguirá roubar.»
  Esta deverá ser também a sua filosofia. Deverá ter sempre mais ideias de novos produtos e serviços do que tempo ou recursos para as desenvolver. Deverá depois examinar todas as possibilidades para escolher aquelas que tenham maior potencial no mercado nesse dado momento.
  Seja aberto às ideias de toda a gente. Um empregado de uma empresa pode, por vezes ver a a necessidade para um produto ou serviço que vá revolucionar tanto a empresa como o mercado
  Provavelmente conhecerá aquela história de um investigador da 3M Corporation, que estava com dificuldades em colar um marcador às páginas do seu livro de cabeceira. Experimentou uma série de colas, tentando encontrar um adesivo que se pudesse colar e descolar várias vezes sem deixar marca nem perder a cola.
  Acabou por desenvolver o adesivo que conduziu aos Post-it actuais. A 3M domina hoje o mercado de notas adesivas e vende biliões.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Imagine que o seu produto mais vendido e mais rentável estará obsoleto nos próximos três a cinco anos. Que outros produtos ou serviços poderia desenvolver para o substituir no mercado?
  2. Imagine que a sua empresa ardeu completamente durante a noite e que tinha por tarefa encontrar novas instalações e começar de novo. O que faria de diferente?


  Jorge Neves
 
 
 

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