segunda-feira, 7 de julho de 2014

VENDAS - PESSOAS A QUEM NÃO VENDE DIGA OBRIGADO


   Às pessoas a quem não vende porque não enviar-lhes uma nota de agradecimentos? Pelo menos foram suficientemente simpáticos para ouvirem a sua apresentação... Encontrarão pessoas que lhes perguntarão o que acham do produto que compraram a um seu concorrente. E se não gostarem do que compraram, ou se o concorrente não tiver feito um bom trabalho de apoio depois da venda? Talvez se arrependam da decisão tomada e digam aos amigos para falarem consigo antes de comprarem. Isto equivale a uma referência das mais valiosas: dada por alguém que conhece os últimos modelos da concorrência e recomenda o seu produto. Sim, envie notas de agradecimentos às pessoas que não lhe compraram nada. E mantenha-se em contacto com elas. É provável que quem lhes vendeu o produto não o faça - ou que mude de emprego e deixe um «órfão» à espera de ser adoptado por outro vendedor. Mantenha esse «órfão» a par dos últimos desenvolvimentos e, quando chegar o momento de sentir «comichão» , você estará em óptima situação para ficar com esse cliente. Nesse momento, o preço e as características que o levaram a comprar a um concorrente terão provavelmente sido alteradas.
  A nota de agradecimentos que dá origem a tudo isto será mais ou menos assim:
  «Obrigado por ter-me deixado apresentar-lhe... Apreciei bastante falar consigo; não podemos resolver juntos o seu problema desta vez, mas espero que quando tiver um problema semelhante entre em contacto comigo.
  Estou à sua disposição para qualquer serviço em que possa ser-lhe útil. Cordialmente...» 
  Traga sempre consigo cartões. Viaje com todo o material necessário para o envio de notas de agradecimentos.
  Comece imediatamente. Se não tiver cartões necessários, não se esqueça de os comprar. Este método simples pode produzir resultados que o deixarão verdadeiramente espantado.
  Dez notas de agradecimentos por dia equivalem a 3650 por ano e 36500 numa década. Alguns campeões de vendas dizem que conseguem dez vendas por cada cem notas de agradecimentos. Você conseguirá certamente mais do que uma por cada 100. Multiplique os seus rendimentos médios/venda por 36 e terá ideia do que poderá ganhar a mais, nos próximos doze meses, recorrendo a esta técnica. Julgo que não terá dúvidas sobre a sua utilidade.Bastarão três minutos e um selo por cada nota. ou ainda melhor uns segundos utilizando os recursos da Internet.
  Aproveite o tempo que de outro modo estaria olhando para uma parede, à espera que alguém aparecesse. Comece a enviar as notas hoje mesmo, porque os resultados são imediatos. E neste caso, como acontece com todos os métodos que permitem alcançar o êxito na obtenção de novas oportunidades, a persistência é muito importante.  Dez notas de agradecimentos por dia são trezentas por mês. É suficiente para melhorar bastante os seus resultados ao longo de uma época de vendas.


  Jorge Neves

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