Sim uma resposta muito breve para se conseguir confiança: Diga o que pensa e faça o que diz!
A confiança dissipa-se e morre de duas formas. Primeiro, quando as pessoas não são sinceras umas com as outras. Suavizam mensagens ríspidas, usam gíria e tolices para tornar os assuntos deliberadamente mais obscuros e, para serem menos responsabilizáveis. A única maneira de introduzir a franqueza numa organização é os chefes identificarem-na como um dos valores principais, demonstrarem-na conscientemente e recompensarem quem seguir os seus passos.
O segundo destruidor de confiança é quando dizem uma coisa e fazem outra. Mais uma vez, os chefes são os principais culpados. Dizem para correr riscos mas censuram quando as coisas falham. Aprovam orçamentos "esticados" e convidam os seus colaboradores a sonha alto, mas punem-nos se os números não forem satisfatórios, mesmo no final de um bom ano. Apregoam um compromisso com serviço ao cliente, mas deixam a fábrica enviar produtos não totalmente perfeitos para conseguir a quota mensal de vendas. Ou talvez, pior ainda, abraçam valores da empresa, mas mantêm e recompensam quem não os segue simplesmente porque contribuem para os números finais. A ideia que transmite à organização é: nada do que digo tem significado. Ou dizendo de outro modo: não confiem em mim.
A confiança, no fundo, não é muito complicada. Ganha-se através de palavras e ações - e integridade em ambas.
Jorge Neves
Jorge Neves
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