sábado, 29 de janeiro de 2011

GESTÃO E LIDERANÇA - A MENTALIDADE DE LIDERANÇA

  Alguns conselhos e ajuda p




ara quem foi promovido para assumir um cargo de
liderança pela primeira vez. Aspeos comportament


Quem assume este patamar deve ser elogiado. Não por ter sido promovido, embora isso seja muito bom, mas porque parece compreender que tornar-se líder significa ter de alterar o modo como atua. Demasiadas vezes, muitos que são promovidos para assumir o primeiro cargo de liderança não entendem o que está em causa. E é provavelmente essa a falha que mais deslizes provoca nas carreiras.
  A verdade é quer ser-se líder muda tudo.
  Antes de ser um líder, o sucesso tem a ver com o seu crescimento pessoal, com a sua realização, com o seu desempenho, com as suas contribuições individuais. Tem a ver com colocar o seu dedo no ar e ser você o solicitado e ser você a dar a resposta certa.
  Quando se é líder, o sucesso resulta do crescimento de outros. Tem a ver com tornar quem trabalha consigo mais inteligente, maduro e audacioso. Nada do que faça como indivíduo vai ser importante, excepto o modo como apoia e cuida da sua equipa e ajuda os seus membros a aumentar a autoconfiança. Sim, terá a sua quota-parte de atenção a partir do topo - mas  apenas se a sua equipa vencer. Dizendo as coisas de outra forma, o seu sucesso enquanto líder não irá resultar do que fizer todos os dias, mas do reflexo do êxito do desempenho da sua equipa.
  E  isso é uma grande transição - e é, sem dúvida, difícil. Ser líder exige uma mentalidade nova em que não está  constantemente a pensar "como me posso descartar", mas sim  em "Como posso ajudar os meus colaboradores a fazerem melhor o seu trabalho?"
  Por vezes, esta mentalidade exige o contradizer de uma forma de agir que durava há algumas décadas! Afinal de contas, passou provavelmente toda a sua vida  - começando na escola primária e continuando até ao seu último emprego  - como contribuidor individual, notabilizando-se em "pôr o dedo no ar". Mas a boa notícia é que provavelmente, foi promovido porque um superior na organização acredita  que tem o que é preciso para dar o salto de jogador estrela para coach de sucesso.
  Mas o que é que esse salto implica realmente? Primeiro que tudo, ser um activo mentor dos seus colaboradores. Dê-lhes um feedback em todas as oportunidades que tiver - não apenas em análises de desempenho anuais ou semestrais. Fale com os seus colaboradores sobre o seu desempenho após reuniões, apresentações ou visitas a clientes. Transforme cada evento importante num momento de formação, debatendo com eles os  aspetos de que gosta no trabalho que eles estão a fazer e como podem melhorar. E não há necessidade de adoçar as conversas! Seja totalmente franco, curiosamente uma das características distintivas dos líderes eficazes.
  Pôr-se na pele dos seus colaboradores é uma outra forma de contribuir para o crescimento dos outros. Transmita energia positiva em relação à vida e ao trabalho que estão a fazer em conjunto, revele otimismo em relação ao futuro e preocupe-se. Interesse-se apaixonadamente pelo desempenho e o progresso de cada um. A sua energia estimulará os que o rodeiam.
  E durante todo este processo, nunca se esqueça - agora é um líder. Já não se trata de você, mas sim deles.

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