Quem assume este patamar deve ser elogiado. Não por ter sido promovido, embora isso seja muito bom, mas porque parece compreender que tornar-se líder significa ter de alterar o modo como atua. Demasiadas vezes, muitos que são promovidos para assumir o primeiro cargo de liderança não entendem o que está em causa. E é provavelmente essa a falha que mais deslizes provoca nas carreiras.
A verdade é quer ser-se líder muda tudo.
Antes de ser um líder, o sucesso tem a ver com o seu crescimento pessoal, com a sua realização, com o seu desempenho, com as suas contribuições individuais. Tem a ver com colocar o seu dedo no ar e ser você o solicitado e ser você a dar a resposta certa.
Quando se é líder, o sucesso resulta do crescimento de outros. Tem a ver com tornar quem trabalha consigo mais inteligente, maduro e audacioso. Nada do que faça como indivíduo vai ser importante, excepto o modo como apoia e cuida da sua equipa e ajuda os seus membros a aumentar a autoconfiança. Sim, terá a sua quota-parte de atenção a partir do topo - mas apenas se a sua equipa vencer. Dizendo as coisas de outra forma, o seu sucesso enquanto líder não irá resultar do que fizer todos os dias, mas do reflexo do êxito do desempenho da sua equipa.
E isso é uma grande transição - e é, sem dúvida, difícil. Ser líder exige uma mentalidade nova em que não está constantemente a pensar "como me posso descartar", mas sim em "Como posso ajudar os meus colaboradores a fazerem melhor o seu trabalho?"
Por vezes, esta mentalidade exige o contradizer de uma forma de agir que durava há algumas décadas! Afinal de contas, passou provavelmente toda a sua vida - começando na escola primária e continuando até ao seu último emprego - como contribuidor individual, notabilizando-se em "pôr o dedo no ar". Mas a boa notícia é que provavelmente, foi promovido porque um superior na organização acredita que tem o que é preciso para dar o salto de jogador estrela para coach de sucesso.
Mas o que é que esse salto implica realmente? Primeiro que tudo, ser um activo mentor dos seus colaboradores. Dê-lhes um feedback em todas as oportunidades que tiver - não apenas em análises de desempenho anuais ou semestrais. Fale com os seus colaboradores sobre o seu desempenho após reuniões, apresentações ou visitas a clientes. Transforme cada evento importante num momento de formação, debatendo com eles os aspetos de que gosta no trabalho que eles estão a fazer e como podem melhorar. E não há necessidade de adoçar as conversas! Seja totalmente franco, curiosamente uma das características distintivas dos líderes eficazes.
Pôr-se na pele dos seus colaboradores é uma outra forma de contribuir para o crescimento dos outros. Transmita energia positiva em relação à vida e ao trabalho que estão a fazer em conjunto, revele otimismo em relação ao futuro e preocupe-se. Interesse-se apaixonadamente pelo desempenho e o progresso de cada um. A sua energia estimulará os que o rodeiam.
E durante todo este processo, nunca se esqueça - agora é um líder. Já não se trata de você, mas sim deles.
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