domingo, 23 de janeiro de 2011

LIDERANÇA PESSOAL - O NOSSO "EU"

 







Na  relação com os outros, o ser humano vai-se descobrindo. Mas, apesar de todos os progressos, há muitos obstáculos qui impedem o conhecimento de si. Dada a complexidade humana, ninguém consegue ter de si próprio uma imagem correta. Ninguém possui todas as informações a seu respeito.
Ninguém vê, exactamente,todas as dimensões do  «eu» ou facetas da sua personalidade.
Há dimensões conhecidas por nós e pelos outros.
Há dimensões  conhecidas por nós  e  ignoradas pelos outros.
Há dimensões  conhecidas pelos outros  e  ignoradas por nós.
Há dimensões  desconhecidas por nós  e pelos outros.

Usando o esquema  da janela  « Janela Joari», para representar o grau de lucidez nas relações interpessoais, podemos afirmar que existem quatro dimensões  do  « eu»
     O  « eu» aberto,
     O  « eu» secreto
     O  « eu» cego
     O «  eu» desconhecido
Estas dimensões ou facetas da nossa personalidade diferenciam-se pelo facto de serem mais ou menos conhecidas pelo próprio e pelos outros.

Assim:
«Eu»   aberto. É a área conhecida pelo próprio e pelos outros. São facetas da personalidade que conhecemos em nós e damos a conhecer aos outros.
«Eu»  secreto. É a área  conhecida pelo próprio e vedada  aos outros. São facetas da personalidade que conhecemos  em nós e não revelamos aos outros.
«Eu»   Cego. É a área conhecida pelos outros e ignorada pelo próprio. São facetas da personalidade que  os outros veem e nós podemos ou não queremos ver.
«Eu» desconhecido. É a área  «escura» para o próprio e para os outros. São facetas mais profundas da personalidade que, pela dificuldade  de acesso direto, permanecem ignoradas, como se não existissem.



Nota:  Tomar consciência de si mesmo, é o processo mais importante que acontece na vida de uma pessoa.

Jorge Neves



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.