quarta-feira, 1 de maio de 2013

LIDERANÇA PESSOAL - PERSONALIDADES DIFERENTES







Há necessidades comuns. Mas, por razões biológicas e por razões sociais, todas as pessoas são diferentes.
  À nascença, cada pessoa vem «marcada» com as suas tendências, disposições inatas, cujo desenvolvimento e o  meio social se encarregará de facilitar ou travar.
  Com o leite materno, a pessoa bebe os hábitos coletivos, as regras de conduta, as crenças e os valores da sua cultura. Para não correr o risco de rejeição social, imita modelos de comportamento, assimila e interioriza costumes e tradições, tentando conciliar o jeito espontâneo de ser e as exigências a que é submetido.
  Por influência ou pressão de grupos em que se insere, a pessoa experimenta frustrações e conflitos. Cria ideias e afetos. Alimenta gostos, repulsas e indiferenças. Seleciona a sua escala de valores (políticos, morais e religiosos). Constrói uma personalidade que a individualiza, um modo particular de ser, pensar e agir.
  Cada pessoa é a sua história. E a história pessoal depende da carga de hereditária e das experiências vividas, na família, na escola, na igreja, na aldeia ou na cidade, num ambiente sadio ou degradado. 
  Na história do indivíduo não se pode supervalorizar a hereditariedade, como fazem alguns biólogos. De facto, em minha opinião as características biológicas, psicológicas e intelectuais dos pais não passam automaticamente para os filhos. Daria jeito, sobretudo no caso dos pais dotados de beleza e de inteligência, que os talentos fossem transmitidos aos filhos. Mas isso nem sempre acontece.
  Também não se pode supervalorizar o meio social, como defendem alguns sociólogos. Em minha opinião, as pessoas não são apenas produtos das influências sociais.
  A herança biológica e a herança sociocultural são igualmente determinantes. Cruzam-se para produzir homens originais, de traços singulares, e não de cópias dos outros. 
  Diferentes na sua história, todas as pessoas se distinguem no modo como encaram o presente e projetam o futuro. Todas apresentam motivações únicas e conferem um cunho pessoal à realização das suas necessidades.


  Jorge Neves
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.