domingo, 1 de setembro de 2013

VENDAS - O MITO DO «VENDEDOR NATO»






  Muitas pessoas acreditam nisto. É uma perigosa armadilha! Na realidade é um conceito que nos permite fugir às responsabilidades. É um pensamento falacioso, uma ideia destrutiva que eu gostaria de tirar da sua cabeça. 
  No decorrer da minha vida profissional, encontrei muitos indivíduos que caminhavam na direcção certa. E encontrei outros que nem sequer ainda teriam começado a desenvolver as suas verdadeiras potencialidades. E é triste mais tarde constatar que grande parte deles nunca virão a fazê-lo porque acreditavam firmemente no mito a que me refiro.
  É muito prejudicial por duas razões.
  Alguns pensam que nasceram para vendedores. Isto é óptimo em termos de confiança, mas muitas vezes provoca apenas um excesso de confiança prejudicial. Quando as pessoas confiam tanto em si mesmas que não se preocupam com a aprendizagem, caem numa armadilha que as impede de desenvolver as sua potencialidades.
  Muitos outros pensam que não nasceram para esta profissão, que nunca conseguirão ser competentes nela - e o resultado é o mesmo.
  «Não sou um vendedor por natureza. Nunca conseguirei ser verdadeiramente bom nesta profissão».
  Não se apresse a dizer que não alimenta este mito. Ouvia-o demasiadas vezes em reuniões de vendas para poder ignorá-lo. De facto, estou convencido de que a grande maioria dos vendedores que trabalham abaixo das suas potencialidades pensam deste modo. Ataquemos de imediato esta ideia, para nos vermos livre dela!
  Nunca ninguém nasce automaticamente vendedor. Imagine uma mãe dar à luz e o bebé dizer: «Sentem-se, ponham-se à vontade e se tiverem alguma dúvida perguntem...» O pequenito ainda tem muito que aprender até chegar sequer ao ponto de começar a falar, a andar e pôr de parte as fraldas! É um longo processo e, se ele quiser vir a ser vendedor, terá tudo para aprender! Os psicólogos ainda discutem hoje se é o instinto ou a aprendizagem que nos leva a dar um salto quando ouvimos um súbito barulho, mas todos eles concordam que as técnicas de vendas ou de qualquer outra profissão são inteiramente aprendidas.
  Deixe portanto de arranjar desculpas para não assumir a responsabilidade de aprender a ser competente na sua carreira de vendedor. Pense você o que pensar acerca dos seus talentos, há sempre um preço a pagar para aprender. E nunca deixe de aprender e rever o que já sabe! Os verdadeiros profissionais fazem sempre reciclagens, pelo menos uma vez por ano,



  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.