quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

VENDAS - O QUE FAZ DE ALGUEM UM BOM VENDEDOR







Temos de compreender que os bons vendedores são diferentes de si, de nós, da maioria das pessoas. Aliás, são uma espécie distinta.
  O que não quer dizer que os vendedores não devam ter as mesmas  qualidades que procuram sempre que recruta alguém - integridade, inteligência, energia positiva, poder de decisão e capacidade de executar. Mas eles também necessitam de outras qualidades - quatro, para  sermos exatos.
  A primeira é uma enorme empatia. Os bons vendedores sentem com os clientes. Percebem as suas necessidades e pressões; compreendem os desafios do seu negócio. Vêm cada negócio através dos olhos do cliente. Sim representam a empresa e, sim querem que seja lucrativa. Mas são génios a contrabalançar os interesses da empresa e os interesses do cliente para que, mesmo final de uma negociação difícil, os dois lados descrevam o processo como mais do que justo.
  Sem surpresas, então, a segunda qualidade dos bons vendedores é a honestidade. A sua palavra é de confiança, os seus apertos de mão têm significado. Eles veem cada venda como parte de uma relação de longo-prazo e os clientes geralmente respondem na mesma moeda.
  Terceiro, os bons vendedores tem a poderosa mistura de motivação, coragem e autoconfiança. As decisões a frio são brutais. Ninguém gosta de as tomar. Mas os melhores vendedores querem tanto que o negócio cresça que se lançam nelas implacavelmente, dia após dia, e têm força interior para não encarar as inevitáveis rejeições a um nível pessoal. Respiram fundo e prosseguem.
  Finalmente, os bons vendedores odeiam o modelo "carteiro" de fazer negócios. Sem ofensa para os distribuidores de correio! É dever deles entregar a correspondência num percurso estabelecido todos os dias. E os bons vendedores, sem dúvida também fazem algo parecido, vendendo produtos atuais a clientes atuais. Mas não conseguem conter-se - também adoram sair do percurso estabelecido para procurar oportunidades de mercado. Os bons vendedores, por exemplo, pensam que faz parte do seu trabalho introduzir novas ideias do exterior, dizendo coisas como: "Sabem, se conseguíssemos fazer XYZ, conseguiríamos conquistar um mercado totalmente novo.
  Neste aspeto, portanto, os melhores vendedores querem sempre explorar todas  as oportunidades de crescimento.

Jorge Neves

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