quarta-feira, 7 de março de 2012

GESTÃO E LIDERANÇA - O DERRADEIRO TESTE







Você nos últimos anos gere um colaborador o Jacinto, que cumpre consistentemente o que lhe pedem. Ele também aliena toda a gente ao arranjar favoritos, ao ser arrogante e dissimulado. Você está dividido. Uma parte se si quer despedi-lo. A outra parte não consegue imaginar-se viver sem ele. Quer um conselho?
  
 Confronte-o e depois despeça-o se ele recusar a mudar. Porque se alguma vez você abriu a boca no trabalho e enalteceu valores como a justiça, a transparência  e a partilha de informação, tem de fazê-lo. Caso contrário, se deixar o Jacinto ficar estará a transmitir aos seus colaboradores de tudo o que você diz é disparatado.
  Se espera certos comportamentos por parte dos seus colaboradores  e se os defende como parte de uma abordagem vencedora aos negócios e à vida, então tem de recompensar quem os revela.
  Igualmente importante, tem de se livrar de quem não o faz.
  E este é o ponto essencial: não se livre dos " desrespeitadores de valores " furtivamente com desculpas como " o Jacinto saiu por razões pessoais, para passar mais tempo com a família." Tem de se afirmar e anunciar publicamente que o Jacinto foi convidado a sair porque não aderiu a determinados valores da empresa.
  Pode ter a certeza de que o substituto do Jacinto agirá de modo diferente, já para não falar dos outros que duvidavam do seu compromisso para com os valores.
  Mas todas as empresas querem pessoas que têm bons resultados, como o Jacinto. O seu objetivo é certificar-se de que os seus colaboradores conseguem fazer isso e que, ao mesmo tempo têm uma boa atitude. Ninguém deve ter sucesso à custa dos outros. Isso provoca um ambiente de ressentimento e medo. É claro que consegue ter sucesso com esse tipo de cultura - mas não durante muito tempo.
  Por isso, tenha coragem de livrar-se do Jacinto. Poderá ser doloroso, mas rapidamente se irá surpreender com o maior esforço - e melhor desempenho - que irá obter do resto da sua equipa, com resultado da sua decisão de " defender aquilo em que acredita."


Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.