Caro jovem licenciado deixo aqui algumas dicas para entrar no mundo do trabalho, como se pode destacar e ser um vencedor.
Em primeiro lugar, esqueça alguns dos hábitos mais básicos que aprendeu na escola. Quando estiver no mundo real - e não interessa se tem 22 anos ou 62 anos, a iniciar o seu primeiro ou quinto emprego - a maneira de alcançar o sucesso é superar o prometido.
Veja, durante anos ensinaram-lhe as virtudes de cumprir expectativas específicas.E foi habituado que responder correctamente a todas as perguntas que o professor faz dá direito a um 20.
Esses dias acabaram. Para ter um 20 no mundo dos negócios tem de aumentar as expectativas da empresa em relação a si e ultrapassá-las, e tem de responder correctamente a todas as perguntas que o " professor" lhe fizer, e ainda a uma grande quantidade de perguntas de que ele ou ela não se lembraram.
Por outras palavras, o seu objectivo deve ser tornar os seus chefes mais astutos, a sua equipa mais eficaz e toda a empresa mais competitiva devido à sua energia, criatividade e visão.
E pensava que estudar era difícil?
Mas não entre em pânico. Chegue lá e comece a pensar em grande. Se o seu chefe lhe pedir um relatório acerca das expectativas para um produto da sua empresa para o próximo ano, pode ter a certeza que o seu chefe já tem uma ideia sólida da resposta. Por isso, vá para além do mero trabalho de confirmar o palpite dele. Faça investigação, trabalho de campo e processamento de dados extra, a fim de lhe dar algo que realmente alargue o seu pensamento - uma análise, por exemplo, de como todo o sector de actividade poderá desenrolar-se nos próximos três anos. Que novas empresas e produtos poderão surgir? Que tecnologias poderão alterar o jogo? Poderá alguém, talvez a sua própria empresa, deslocalizar a produção para outro lado?
Por outras palavras, dê ao ao chefe algo que o surpreenda e impressione, algo novo e interessante que ele possa transmitir aos seus respectivos chefes. Com o tempo, este tipo de ideias fará com que você progridam.
Mas tenha cuidado. Quem se esforça por ultrapassar o prometido pode autodestruir-se rapidamente se as suas sugestões grandes, maravilhosas e excitantes forem vistas pelos outros como presunção sem limites ou como forma de ascensão não muito subtil - ou ambas as coisas.
É verdade - a ambição pessoal pode ser um tiro pela culatra.
Mas não estou a dizer que deve refrear a sua ambição. Aliás, deve tê-la - ter muita. Ma assim que ostentar desejo de ascensão de carreira, corre o risco de alienar os outros, particularmente seus pares. Depressa começarão a duvidar dos motivos do seu trabalho árduo. Depressa começarão a ver todos os seus comentários que fizer acerca de, por exemplo, como a equipa podia funcionar melhor como intrigas políticas. E acabarão por encará-lo como alguém em constante luta para chegar ao topo e, a longo prazo, esta é uma conotação de que mesmo os que têm desempenho de nota 20 não se conseguem livrar.
Por isso, exceda o prometido - mas não revele a ninguém o seu objectivo de se destacar como vencedor. Tornar-se-á um mais depressa.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.