quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

LIDERANÇA PESSOAL:"O SUCESSO"A LEI DA PREPARAÇÃO







  O desempenho eficaz é precedido de uma preparação esforçada


  O que demarca as pessoas sérias, ou os verdadeiros profissionais de qualquer área, é que elas levam bastante mais tempo a preparar-se do que a média das pessoas. As pessoas menos sérias, ou pouco profissionais, tentam sempre enganar ou improvisar.Tentam fazer as coisas sem um mínimo de preparação.  Não entendem que esse nível de falta de preparação é evidente para todos os que as rodeiam.
  Retenho uma citação de Abraham Lincoln. Ele disse: «Hei-de estudar e preparar-me, e um dia chegará a minha vez.» Ele percebeu, como o fazem todos os grandes homens e mulheres, que a preparação esforçada é a chave para o futuro.

  O primeiro corolário da Lei da Preparação é:

  Faça o seu trabalho de casa. São sempre os pormenores que o fazem subir. O grande sucesso é muitas vezes determinado pela atenção aos pequenos pormenores. Um facto ou uma imprecisão podem fazer toda a diferença. E todas as coisas são importantes.
  Há uns anos atrás, ouvi aquando de um seminário que frequentei, um orador fazer um discurso brilhante. Dizia ele: «Os Elefantes Não Mordem». A mensagem fulcral do seu discurso foi que aquilo que nos causa maiores problemas na vida são os «mosquitos», as pequenas coisas que geralmente ignoramos. Ninguém é mordido por elefantes, mas é-se muitas vezes mordido por mosquitos. A sua mensagem era simples: se quer ser o melhor naquilo que faz, terá de ser incansável com as pequenas coisas, pois, como se diz, «O diabo são os pormenores».

  Já agora e a propósito: se tiver que falar de improviso, não se esqueça que o melhor improviso é aquele que é previamente preparado.

  O segundo corolário da Lei da Preparação é baseado num guru dos negócios, que escreveu:

  «A causa de todo o fracasso é a acção irreflectida».

  A mais importante causa de fracasso na nossa vida é agir sem pensar primeiro nos pormenores e nas possíveis consequências. O contrário desta afirmação é, naturalmente, que a origem de quase todo o sucesso é a ponderação precisa  e o planeamento exaustivo antes da acção.
  Não quer isto dizer que terá automaticamente sucesso se fizer um planeamento cuidado. Mas quer dizer que, se não o fizer, quase de certeza que não será bem-sucedido. As várias leis de Murpht sobre a organização podem ser resumidas desta maneira: «Se algo pode correr mal, correrá mal. E se uma série de eventos pode correr mal, correrá mal de acordo com a sequência mais prejudicial, na pior altura e a que custará mais dinheiro.»
  O primeiro comentário à Lei de Murphy é: «Murphy era um optimista». Nunca presuma nada nem esteja seguro de nada. Se algo é suficientemente importante para que se ocupe com isso, é suficientemente importante para que o verifique e volte a verificar.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Pondere sobre as suas tarefas e responsabilidades mais importantes. Ponha-as por escrito. Escreva-as com todos os pormenores e depois reveja as suas notas cuidadosamente.

  2. Antes de tomar uma decisão ou aceitar um compromisso, peça a opinião a outras pessoas. Que pessoas lidaram antes com situações semelhantes? Que perspectivas lhe podem essas pessoas dar?
  Procure factos. Analise factos reais, não factos óbvios, factos aparentes, factos presumidos ou factos lógicos. Os factos não mentem. Verifique-os outra vez. As suas opiniões e as suas decisões são tão importantes como a informação de que dispõe para trabalhar.


  Jorge Neves
 

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