segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

LIDERANÇA PESSOAL:"O SUCESSO" A LEI DA DIRECÇÃO






  As pessoas bem-sucedidas têm um sentido claro de motivação e de direcção em todas as áreas das suas vidas.

  «O SUCESSO SÃO OS OBJECTIVOS E TUDO O RESTO É CONVERSA.»  cito Llyd Conant

  A capacidade de estabelecer objectivos claros para si próprio em cada área da sua vida é mais importante do que qualquer outra competência ou qualidade para assegurar o seu sucesso e os bons resultados. O ponto de partida das grandes realizações é a absoluta clareza em relação àquilo que se pretende.
  Quanto mais definido e concentrado estiver, mais facilmente conseguirá tomar as melhores decisões acerca das suas prioridades e o uso do seu tempo. Quanto mais tempo dedicar aos seus objectivos principais, melhores resultados obterá e melhor se tornará a obter ainda mais. E quanto melhores resultados obtiver, melhor se sentirá consigo mesmo, mais se sentirá um vencedor e mais vontade terá de alcançar ainda melhores resultados.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

    1. Pegue numa folha de papel e escreva no topo, juntamente com a data de hoje «Lista de Sonhos». Use um caderno de espiral para este exercício, de modo que tenha várias folhas de papel juntas no mesmo lugar.
  Crie as suas «fantasias para cinco anos». Imagine que se passaram cinco anos e que tudo é perfeito na sua vida. Imagine que todos os seus objectivos  foram alcançados, todos os seus problemas foram resolvidos e que vive a vida dos seus sonhos.
  Imagine que o seu rendimento, a sua conta bancária, as suas relações, vida familiar, saúde, trabalho e carreira são ideais em todos os aspectos. Como é que eles seriam? O que teria estaria a fazer? Com quem estaria? Com quem deixaria de estar? Quanto estaria a ganhar? Que tipo de vida e que família teria? Que tipo de casa, carro, roupa e forma física teria?
  Descreva a sua visão futura de si mesmo ao pormenor, escrevendo tudo o que deseje na sua Lista de Sonhos.
  Algumas pessoas terão listas de apenas cinco ou dez pontos. Outras lembrar-se-ão de 200 ou 300 coisas que desejariam alcançar nos próximos cinco anos. Para haver motivação, tem de haver um motivo. 85% da sua motivação é determinada pelas consequências que prevê ou pelas coisas que espera alcançar como resultado das suas acções. Quanto mais claro for em relação ao que deseja, mais motivado e determinado estará para o alcançar.
  Quando tiver escrito a lista dos seus sonhos e objectivos, uma lista de tudo o que gostaria de ter na sua vida, o passo seguinte é estabelecer prioridades entre eles. Escreva a letra «A» ao lado das coisas que são mais importantes para si, aquelas que fariam maior diferença na sua vida e que deseja mais intensamente.
  Escreva a letra «B» ao lado daquelas coisas que gostaria de ter, mas que não são tão importantes ou que não alterariam tanto a sua vida como as da primeira categoria. Ao lado de cada um dos pontos que sobram, dos objectivos que escreveu mas que não deseja apaixonadamente, escreva a letra «C».
  Agora, passe todos os seus objectivos «A» para uma folha à parte. Depois pergunte-se qual destes objectivos, se o atingisse, teria o impacto mais positivo na sua vida.
  Escreva «A-1» ao lado desse objectivo principal. depois questione-se. «se só pedisse mais um objectivo desta lista, qual seria?
  Escreva «A-2» ao lado do seu segundo objectivo mais importante. Percorra a sua lista, fazendo sempre a mesma pergunta e escrevendo «A-3», «A-4»,etc., até ter organizado a sua lista A por ordem de prioridades.
  O seu objectivo A-1 deverá tornar-se o seu «maior propósito absoluto», a meta mais importante da sua vida. Atingir este objectivo será mais importante para que possa atingir os outros que qualquer um dos restantes da sua lista. O seu ponto de partida para a realização é a selecção que fizer  do seu maior propósito absoluto, A-1, do seu objectivo mais importante. Ao decidir o seu próprio objectivo, está a juntar-se aos 5% de homens e mulheres mais bem-sucedidas da nossa sociedade.
  Nas sessões de planeamento estratégico em empresas, usa-se um exercício semelhante. Pede-se aos executivos presentes que imaginem que se passaram cinco anos e que as suas empresas se tornaram perfeitas em todos os aspectos. Percorrem a sala e pede-se que cada um deles descreva a sua empresa do seu ponto de vista, a partir da sua posição específica de responsabilidade.
  Discutem de seguida até concordarem em quais teriam sido os principais objectivos que a empresa teria atingido para se ter tornado perfeita em todos os sentidos. Rapidamente se torna claro qual é o principal objectivo da empresa. Percebe-se depois que quase todos os outros objectivos são meros passos na direcção do objectivo principal.
  Ao rever os seus objectivos pessoais, deverá dividi-los em TRÊS categorias. A primeira categoria são os objectivos pessoais e familiares. São objectivos qualitativos, que têm a ver com pessoas, tempo e qualidade de vida.
  Esses são os «porquê» de fazer o que está a fazer. Deverá ser muito claro acerca das razões primordiais que, o levam a desejar os objectivos materiais e tangíveis pelos quais trabalha. Muitas pessoas desviam-se do rumo ao trabalharem apenas por coisas materiais e perdem a noção da razão por que o estão a fazer.
  O seu segundo grupo de objectivos tem a ver com a carreira e os bens materiais. São os objectivos «o quê» na sua lista. São os objectivos que tem de alcançar para chegar aos «porquê». Os «o quê», os objectivos financeiros  e profissionais da sua lista, serão progressões de carreira, aumento de rendimento, vendas ou de lucros, os objectivos financeiros e materiais da sua vida.
  O terceiro tipo de objectivos são os do desenvolvimento pessoal e profissional. São os objectivos «como». São as coisas que terá de fazer, ou tornar-se competente a fazer que lhe permitirão alcançar os objectivos, que por sua vez permitirão alcançar os objectivos pessoais e familiares.


  2. Faça planos de acção pormenorizados para atingir os seus objectivos. Depois de ter estabelecido as prioridades na sua lista  de objectivos, de os ter dividido em A, B e C, transferido os A para uma folha de papel separada, colocando-os também por ordem de prioridade, estará enfim pronto para seguir para a fase do planeamento. Para isso, pegue numa nova folha de papel e escreva no topo o seu objectivo A-1 no presente, como se já se tivesse tornado realidade.
  Poderá escrever, por exemplo « Ganho 50.000 Euros por ano» Faça depois uma lista de todas as coisas que pode fazer para atingir esse objectivo. À medida que o tempo passa, vai lembrar-se de mais coisas que pode fazer e que deverá sempre acrescentar à sua lista. Continue a adicionar novas ideias, até a sua lista estar completa.
  Faça o mesmo para todos os seus objectivos A. Quando terminar este processo, terá a sua lista de objectivos A, todos seguidos de uma lista de várias ideias de como os alcançar.
  Organize depois cada lista de actividades por tempo e prioridades. Quais são as tarefas que pode e deve iniciar primeiro? Quais são as acções mais importantes e aquelas que melhor o ajudariam a atingir o seu objectivo? Escreva à frente da lista um A, B ou C e depois A-1, A-2, A-3, B-2, B-3, etc.
  Terá assim a sua lista de objectivos mais importantes organizada por prioridades. Terá também organizada por prioridades a lista de acções que deverá levar a cabo para alcançar esses objectivos. Terá um objectivo e um plano para cada área importante da sua vida.
  Reveja este plano todos os dias, de manhã e à noite. Faça algo todos os dias que o ajude a conseguir realizar um ou mais dos seus objectivos cruciais. Trabalhar diariamente nos seus objectivos permite-lhe criar e manter o impulso necessário. Ficará surpreendido ao ver como esse impulso o levará rapidamente a progredir, mesmo nos seus objectivos  maiores e mais difíceis.


  Resumindo, aqui está o método simples eficaz e comprovado para delinear e atingir qualquer objectivo. Ponha-o em prática.


  Passo 1. Decida exactamente o que quer. A maior parte das pessoas nunca o faz.

  Passo 2. Ponha-o por escrito numa linguagem clara, específica e pormenorizada.

  Passo 3. Estabeleça um prazo limite. Estabeleça pequenas metas dentro desse prazo limite se o objectivo for ambicioso, a longo prazo, ou complexo.

  Passo 4. Faça uma lista de tudo o que pode fazer para alcançar os seus objectivos.

  Passo 5. Transforme a sua lista num plano, organizando-a  por prioridades e sequências, tendo em conta as acções que vêm primeiro e depois aquelas que é necessário completar antes de outras.

  Passo 6. Comece imediatamente a pôr na prática o seu plano. Não adie.

  Passo 7. Faça todos os dias algo, por mais pequeno que seja, que o aproxime do seu objectivo.



  Jorge Neves
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.