domingo, 8 de outubro de 2017

NA NOVA ECONOMIA A ERA DOS NEGÓCIOS FABULOSOS







  Estamos a entrar na Era dos Negócios Fabulosos, em que  as opções são quase ilimitadas e é fácil mudar para algo melhor. Este é o primeiro princípio da Nova Economia. Compreendê-lo é dar o primeiro passo para entender o que está a acontecer nos outros domínios da nossa vida. Tudo o resto é uma consequência.

  E quem não deseja um negócio melhor? Só os indolente, ou loucos ou os complacentes congénitos é que ignorariam um produto que é obviamente melhor (sem ser mais caro) e mais barato (e da mesma qualidade), um investimento rendível, um emprego mais compensador, uma comunidade mais confortável. Devemos isto a nós próprios e à nossa família.

  Devemos isto ao capitalismo. O sistema só funciona se as pessoas procurarem fazer os melhores negócios. De outro modo, os produtores não conseguem inovar nem investir, desperdiçam dinheiro e orientam os seus esforços no sentido errado. Quando milhões de pessoas procuram constantemente algo melhor, o mercado disciplina todos os intervenientes. Todos têm de dar o seu melhor para satisfazer os outros. Todos os recursos são optimizados. As pessoas trabalham muito. As economias avançam. 

  As pessoas movem-se. Quando não estão a mudar estão a recomeçar. A própria noção de nos «instalarmos» - de assentarmos de nos estabelecermos - vai contra a nossa maneira de ser.

  A insistência numa situação melhor e permanente não é um exclusivo da sua cultura. Durante a maior parte da sua história, a Humanidade viveu em pequenas aldeias rodeadas por densas florestas, extensas savanas, montanhas quase intransponíveis ou outro terreno igualmente perigoso e misterioso. As viagens estavam recheadas de perigos, e a informação era escassa. A maioria das pessoas vivia em comunidades em que tinha nascido. A história da civilização ocidental moderna - as grandes vagas de descoberta, expansão e invenção que começaram a formar-se no século XV - pode ser entendida, em parte, como a procura contínua de uma vida melhor.

  Motivado por um misto de curiosidade e de ambição, o capitalismo ocidental cresceu e alastrou. As etapas históricas constituem capítulos bem conhecidos dos manuais: a Era dos Exploradores, a Era do Imperialismo, a Era da Produção em Massa conduziram às grandes consolidações industriais no despontar do século XX. Mas os manuais são simplificadores. A História nunca foi tão ordeiramente sequencial nem tão inocente como estes capítulos dão a entender. Houve períodos de confusão e de retrocesso, de reacção e de repressão sangrenta. O que podemos afirmar com segurança é que aqueles que desejavam algo melhor, e que dispunham dos melhores meios para o alcançar, ganharam terreno. Se a História é escrita pelos vencedores, é ganha pelos ambiciosos.

  O mundo está no meio de outro grande começo. A Era dos Negócios Fabulosos. Ela começou nos Estados Unidos há várias décadas e desde então tem vindo a ganhar força. E o seu ritmo está prestes a conhecer uma aceleração drástica. Assenta na tecnologia e na imaginação. Alia a Internet, os satélites, as fibras ópticas, grandes saltos no domínio da informática (através de circuitos com a dimensão de alguns átomos), uma expansão substancial da banda larga (transmitir mais depressa dados digitais para residências e escritórios através de redes de fibra óptica e de constelações de satélites), um mapa do genoma humano e instrumentos para seleccionar e combinar genes e até moléculas. Está criado um gigantesco bazar, em tempo real, de opções e de hipóteses quase infinitas.

  Descobrir e mudar para algo melhor é hoje mais fácil do que em qualquer outra época da história da humanidade e, dentro de poucos anos, será ainda muito mais fácil. Estamos a caminho de alcançar exactamente aquilo que queremos de um momento para o outro, seja qual for a sua origem, aos melhores preços.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.