Pode aumentar a sua eficiência e a sua eficácia se se tornar melhor a completar as sua tarefas.
Uma das técnicas mais poderosas da gestão do tempo é tornar-se melhor a fazer as coisas que faz. São as suas competências principais, aquilo em que é absolutamente excelente, que determinam a sua produtividade, o seu nível de vida e as coisa que consegue alcançar na sua área de trabalho.
O mercado paga excelentes recompensas a trabalhadores excelentes. O seu sucesso depende disso, das coisas que consegue fazer melhor do que os outros. A sua maior responsabilidade na vida é determinar quais as coisas que pode e deve saber fazer bem e depois criar um plano para ser extremamente bom nessas áreas.
Aqui fica uma pergunta: «Qual é a competência que, se a desenvolvesse e a desempenhasse de forma excelente, teria o maior impacto positivo na sua carreira?
A competência mais importante em que é mais fraco determina a sua capacidade para usar as suas competências. Seja honesto consigo. Qual é a competência que o está a limitar? Qual é a competência que determina a velocidade com que completa as suas tarefas e atinge os seus objectivos? Qual é a competência, ou falta da mesma, que o está a impedir de ir mais além?
O Princípio de Pareto, a regra dos 80/20, aplica-se às competências que limitam o seu sucesso. 80% das razões pelas quais não está a progredir como pretende são explicadas pelos 20% de competências e capacidades que lhe faltam.
Esta regra também diz que 80% das limitações na nossa vida existem dentro de nós próprios. 80% das razões pelas quais não consegue atingir os seus objectivos tão depressa quanto desejaria são explicadas pela falta de uma competência em particular, uma capacidade ou uma qualidade.
As pessoas com os resultados medíocres procuram sempre explicações para os seus problemas no mundo exterior. As pessoas que alcançam bons resultados olham para dentro de si. E perguntam-se sempre: «O que é que existe dentro de mim que me está a impedir de seguir em frente?»
As pessoas bem-sucedidas procuram dentro de si próprias as respostas às suas questões e as soluções para os seus problemas. As outras pessoas procuram sempre no exterior. Quem é que você acha que encontra a solução primeiro?
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE?
1. Identifique as suas principais áreas de resultados e as suas competências mais importantes. Quais são as coisas mais importantes que faz no seu trabalho e quão bem as faz? Dê uma pontuação de um a dez a cada uma, sendo um o valor mais baixo e o dez o mais alto, em termos de quão bom você é nessa área.
2. Peça às pessoas à sua volta que o avaliem no desempenho das suas competências mais importantes, também numa escala de um a dez. Quanto maior precisão conseguir com este exercício, mais fácil será concentrar-se nas competências que são mais importantes para si.
3. Identifique a sua competência mais importante, aquela que, se a desenvolver e a desempenhar de forma excelente, tenha um maior impacto positivo na sua carreira. Seja qual for, estabeleça uma meta, faça um plano e comece a trabalhar para se tornar excelente nessa área. Ficará verdadeiramente surpreendido com a diferença que isso fará na sua carreira.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.