segunda-feira, 25 de setembro de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DA PRESSÃO DO TEMPO






  Nunca há tempo suficiente para fazer tudo, mas há tempo suficiente para fazer as coisas mais importantes.

  Quando se encontra sob pressão para fazer um determinado trabalho num certo prazo, é forçado a ser mais eficiente do que se dispusesse mais tempo. Isto explica porque certas pessoas só conseguem trabalhar se tiverem um prazo limite.

  Diz a lei de Parkinson que o «trabalho expande-se para ocupar o tempo destinado a ele». Se tiver duas horas de trabalho para fazer e um dia inteiro para o fazer, o seu trabalho tende a expandir-se gradualmente e irá levar o dia inteiro para fazer as duas horas de trabalho.

  O inverso, contudo, também é verdade. «O trabalho contrai-se para caber no tempo que lhe é destinado.» Aproveite esta lei, estipulando prazos a si próprio e forçando-se a completar as suas tarefas antes disso. Analise o seu trabalho continuamente e concentre a sua atenção em completar no tempo previsto, senão antes, as tarefas mais importantes, aquelas que representam o maior contributo para o resultado final.

  Aqui ficam quatro perguntas que se pode fazer todos os dias para permanecer concentrado nas suas tarefas mais importante:

  1. Quais são as minhas actividades de maior valor? Quais são as coisas que faço que contribuem mais para o valor do meu trabalho?

  2. Qual é a minha principal área de resultados? Que resultados específicos fui contratado para obter?

  3. Para que é que me pagam? Porque é que pagam a alguém para fazer o tipo de coisas que faço? Quais são as tarefas que me deram para fazer?

  4. Quais são as coisas que só eu posso fazer e que, se fizer bem, farão uma diferença real? Se eu não as fizer, ninguém mais as fará. Mas se as fizer, bem, serão uma contribuição significativa para o meu trabalho e para a minha vida. Que coisas são essas?

  Para cada momento específico, existe apenas uma tarefa que representa o melhor do seu tempo. A sua missão é identificar qual é essa tarefa e depois empenhar-se a completá-la depressa e bem.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique as suas tarefas principais, aquelas que representam a contribuição mais significativa que você dá à sua empresa. Complete essas tarefas antes de fazer qualquer outra coisa.

  2. Crie o seu próprio sistema para se forçar a agir. Imponha prazos limite a si próprio e depois empenhe-se em completar o seu trabalho antes disso.


Jorge Neves
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.