Nunca há tempo suficiente para fazer tudo, mas há tempo suficiente para fazer as coisas mais importantes.
Quando se encontra sob pressão para fazer um determinado trabalho num certo prazo, é forçado a ser mais eficiente do que se dispusesse mais tempo. Isto explica porque certas pessoas só conseguem trabalhar se tiverem um prazo limite.
Diz a lei de Parkinson que o «trabalho expande-se para ocupar o tempo destinado a ele». Se tiver duas horas de trabalho para fazer e um dia inteiro para o fazer, o seu trabalho tende a expandir-se gradualmente e irá levar o dia inteiro para fazer as duas horas de trabalho.
O inverso, contudo, também é verdade. «O trabalho contrai-se para caber no tempo que lhe é destinado.» Aproveite esta lei, estipulando prazos a si próprio e forçando-se a completar as suas tarefas antes disso. Analise o seu trabalho continuamente e concentre a sua atenção em completar no tempo previsto, senão antes, as tarefas mais importantes, aquelas que representam o maior contributo para o resultado final.
Aqui ficam quatro perguntas que se pode fazer todos os dias para permanecer concentrado nas suas tarefas mais importante:
1. Quais são as minhas actividades de maior valor? Quais são as coisas que faço que contribuem mais para o valor do meu trabalho?
2. Qual é a minha principal área de resultados? Que resultados específicos fui contratado para obter?
3. Para que é que me pagam? Porque é que pagam a alguém para fazer o tipo de coisas que faço? Quais são as tarefas que me deram para fazer?
4. Quais são as coisas que só eu posso fazer e que, se fizer bem, farão uma diferença real? Se eu não as fizer, ninguém mais as fará. Mas se as fizer, bem, serão uma contribuição significativa para o meu trabalho e para a minha vida. Que coisas são essas?
Para cada momento específico, existe apenas uma tarefa que representa o melhor do seu tempo. A sua missão é identificar qual é essa tarefa e depois empenhar-se a completá-la depressa e bem.
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Identifique as suas tarefas principais, aquelas que representam a contribuição mais significativa que você dá à sua empresa. Complete essas tarefas antes de fazer qualquer outra coisa.
2. Crie o seu próprio sistema para se forçar a agir. Imponha prazos limite a si próprio e depois empenhe-se em completar o seu trabalho antes disso.
Jorge Neves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.