terça-feira, 19 de setembro de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DA ALAVANCA







  Certas coisas permitem-lhe obter muito melhores resultados do que se passasse o mesmo tempo noutras actividades.


  O seu objectivo deverá ser tornar-se um sinal de multiplicação na sua própria vida. É possível aumentar a sua importância para a sua empresa e para si próprio, se escolher as actividades que podem fazer uma diferença extraordinária nos resultados que obtém.

  Um factor de multiplicação que pode usar é o chamado «ponto de intensidade». Um ponto de intensidade é algo que pode ter um enorme impacto nas actividades das outras pessoas. Por exemplo, a decisão de escolher um determinado rumo, de fazer um investimento, ou de fazer ou deixar de fazer uma determinada actividade, pode alterar as actividades de muitas pessoas e, através delas, todo o futuro de um negócio. Onde é que estão os seus potenciais «pontos de intensidade»?

  Já Arquimedes, o filósofo grego, disse certa vez: «Dêem-me uma alavanca suficientemente grande, e serei capaz de mover o mundo.» Quais das suas actividades podem servir de alavanca em que efectuam as actividades das outras pessoas e o uso de outros recursos?

  Algumas das alavancas mais comuns nos negócios são «o dinheiro», «os conhecimentos de outras pessoas» e «os esforços de outras pessoas».

  O dinheiro de outras pessoas é por exemplo aquele que pode pedir emprestado para servir de alavanca nas suas actividades empresariais, para comprar ou vender em maior quantidade do que seria capaz se estivesse limitado pelas suas próprias finanças. Esta é a principal razão de se usarem linhas de crédito nos negócios e nos investimentos. A sua capacidade para ter acesso ao dinheiro de outras pessoas pode ser um factor fundamental do seu sucesso.

  Os conhecimentos de outras pessoas também podem servir de alavanca. A sua capacidade de utilizar os conhecimentos e a experiência de outras pessoas para colher a informação e as ideias de que precisa permite-lhe impulsionar os seus recursos e obter melhores resultados do que aqueles que tentam fazer as coisas sozinhos.

  Os esforços das outras pessoas referem-se  ao tempo e à energia que pode adquirir ao recrutar pessoas que possuam as competências necessárias de que necessita para maximizar ou impulsionar os seus próprio talentos e recursos.

  Se desenvolver a sua capacidade para utilizar os esforços de outras pessoas, os conhecimentos de outras pessoas e o dinheiro de outras pessoas, é possível obter muitíssimos melhores resultados no mesmo espaço de tempo que uma pessoa que é forçada a depender apenas da sua própria energia e recursos.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Determine quais são as actividades que, a serem feitas bem e a horas, produzem os maiores dividendos para si e para a sua organização. De que maneira poderia reorganizar o seu tempo de forma a concentrar-se apenas nessas áreas?

  2. Desenvolva um plano para adquirir e empregar conhecimentos, os esforços e o dinheiro de outras pessoas. O que poderia oferecer para atrair o apoio de que precisa para impulsionar o seu negócio e a sua carreira.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.