A sua produtividade é determinada pela sua capacidade de começar a completar as suas tarefas mais importantes.
Só é possível ter um desempenho excelente quando se concentra exclusivamente numa tarefa, a mais importante, e não a deixa enquanto não a terminar.
Não é possível fazer tudo, mas é possível fazer aquela coisa, a mais importante, e é possível fazê-la já. É possível aumentar o seu nível de produtividade e, depois, identificar a sua tarefa mais importante.
A dedicação exclusiva é uma das mais poderosas técnicas de gestão. Pode aumentar a sua produção em cerca de 500%. Pode reduzir em 80% a quantidade de tempo que gasta com uma tarefa - pelo simples facto de pegar nela e não a largar enquanto não esteja completada.
Iniciar uma tarefa, depois pô-la de parte e voltar a ela várias vezes aumenta dramaticamente o tempo de que necessita para a completar. Por outro lado, pegar numa tarefa e não parar enquanto ela não esteja terminada permite-lhe alcançar muito mais num período de tempo muito mais curto. Dedicar-se exclusivamente à coisa mais importante que esteja a fazer no momento e forçar-se a terminá-la aumente substancialmente a qualidade, quantidade e valor do que está a fazer.
Pode ter todo o talento e competências do mundo. Mas, se não se conseguir disciplinar de forma a dedicar-se exclusivamente a completar as suas tarefas mais importantes, terá sempre de trabalhar para outra pessoa. Terá sempre de ser supervisionado por alguém que se certifique daquilo que você deve fazer e quando o deve fazer.
Além disso, cada vez que terminar uma tarefa realmente importante, sentirá uma onda de energia, entusiasmo e auto-estima. Vai sentir-se óptimo consigo mesmo. Feliz e eufórico. Como um vencedor.
Quanto mais importante for a tarefa e quanto mais disciplinado for a completá-la, melhor se sentirá quando tiver terminado.
Se pegar nas suas tarefas importantes e depois se concentrar exclusivamente em completá-las, acabará por desenvolver o importante hábito de «completar tarefas». Vai programar o seu subconsciente de forma a ansiar por tarefas importantes porque já sabe quão bem se vai sentir quando as completar.
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Comece hoje mesmo a desenvolver o hábito de completar tarefas. Isto faz-se seleccionando as suas tarefas mais importantes, organizando-se e, depois, trabalhando de alma e coração até elas estarem terminadas. Repita isto tantas vezes quantas forem necessárias até que a dedicação exclusiva se tenha tornado um hábito bem enraizado.
2. Identifique qual é a tarefa ou projecto mais importante que tem actualmente entre mãos. Seja qual for, ponha tudo o resto de lado até o ter completado, por mais tempo que demore.
Enquanto trabalha na sua tarefa mais importante, tudo o mais que fizesse seria uma considerável perda de tempo. Independentemente do que vá surgindo, tem a satisfação de saber que não há nada mais importante do que aquilo que está a fazer neste momento. Esta é a chave para uma alta produtividade e para o sucesso.
Enquanto trabalha na sua tarefa mais importante, tudo o mais que fizesse seria uma considerável perda de tempo. Independentemente do que vá surgindo, tem a satisfação de saber que não há nada mais importante do que aquilo que está a fazer neste momento. Esta é a chave para uma alta produtividade e para o sucesso.
Jorge Neves