domingo, 23 de março de 2014

VENDAS - O QUE É VERDADEIRAMENTE A PROFISSÃO DE VENDAS








   Durante os anos que exerci a profissão na área das vendas, desde cedo aprendi que vender é o trabalho pesado mais bem pago - e o trabalho leve mais mal pago - que é possível encontrar. E descobri ainda outra coisa interessante sobre as vendas - que a escolha era minha, só minha. Dependia de mim transformar esta profissão num trabalho pesado bem pago, ou num trabalho leve mal pago. Descobri que o que tinha conseguido na minha carreira, dependera apenas de mim próprio e que o que qualquer pessoa pudesse querer ou não, fora irrelevante. O que os outros me tinham dado ou não, também não contara. A única coisa verdadeiramente importante fora o que eu fizera por mim próprio, e o que dera a mim mesmo.
  Concordará você comigo? Espero que sim, porque tudo aquilo que aprendi, valida, que são as potencialidades, conhecimentos e decisões existentes em nós mesmos que nos fazem grandes, assim como a convicção de que estas qualidades podem ser desenvolvidas e intensificadas - se estivermos dispostos a investir tempo e esforço em nós próprios. Não será este o melhor objecto de investimento? A maior parte de nós sabe que nada existe que mais justifique esse investimento, mas muitos não actuam suficientemente, ou com suficiente decisão, partindo dessa crença.
  Você é o seu melhor trunfo. Dedique o seu tempo, esforço e algum dinheiro à sua própria formação, ao seu desenvolvimento e motivação.
 Irei falar de seguida de algumas das vantagens da profissão de vendas.

A primeira vantagem, e a razão pela qual gosto de vender, é a liberdade de expressão. Esta é uma das poucas profissões em que é ainda possível sermos nós mesmos e fazermos essencialmente o que desejamos fazer. Esta liberdade ganhamo-la através de uma competição com êxito, onde os recursos e a perseverança são necessários e muito apreciados. Nenhuma outra actividade é mais vital para a saúde da economia do que as vendas; nenhuma outra depende mais da iniciativa individual.

A segunda vantagem das vendas é que somos livres de alcançar o êxito que verdadeiramente quisermos alcançar. Nesta profissão, o único limite para o que ganhamos somos nós mesmos. Não existem restrições para os nossos proventos.
  Talvez você conteste esta afirmação. Talvez pense que existe um limite - por exemplo aquilo que ganha o vendedor mais bem pago da sua empresa. Significará isso que não é possível ganhar mais? Evidentemente que não. Mas significa de facto que todos os vendedores da empresa onde trabalha, estão a baixo daquele máximo, não estão de facto a aplicar todas as estratégias e técnicas do verdadeiro campeão.

A Terceira vantagem das vendas é que constitui um desafio diário. São tantas as profissões monótonas, sem desafios... Mas nunca é isto que acontece com as vendas, onde todos os dias somos confrontados com novos desafios. Este facto deve inspirá-lo e não aborrecê-lo. É extremamente estimulante. A sociedade moderna, excessivamente regulamentada, fornece aos cidadãos poucas actividades lucrativas em que cada dia não seja a velha rotina de sempre...  O vendedor é um privilegiado pelo facto de a sua actividade ser uma das poucas em que a liberdade de acção e o desafio não são raros, antes companheiros constantes. Nesta profissão, nunca se sabe as oportunidades que cada dia nos apresentará, quais os prémios que será possível ganhar - e quais as catástrofes que podem cair sobre nós. Nesta profissão pode passar-se de uma disposição óptima a uma depressão profunda em vinte e quatro horas - e ver tudo resolvido no dia seguinte. Não lhe parece emocionante? 
  Todas as manhãs repita para si que o desafio é estimulante, divertido, e que você anseia por ele. Diga-o a si mesmo, mas sinta o que diz. Mentalize-se para apreciar os desafios. Depois saia à procura deles, enfrente-os, e vença-os! Se quer obter resultados acima da média, proceda assim! Se aspira a uma vida melhor, não hesite! O caminho mais curto para o sucesso passa pelos desafios que encontrar. 

A quarta vantagem das vendas é que oferecem um elevado lucro potencial, a partir de um investimento reduzido. Quanto lhe parece que custa entrar nesta profusão? Comparar estes custos com os da montagem de um pequeno negócio, por exemplo uma daquelas lojas que servem refeições rápidas. Nestes casos empata-se uma soma considerável, trabalhando-se muitas horas e recebe-se no fim um pequeno salário. Mas é possível lançarmo-nos na carreira de vendas sem capital, e conseguir, aplicando conhecimentos específicos, ganhar muito mais dinheiro em pouco tempo.

  A quinta vantagem das vendas é que se trata de uma profissão divertida. Quantos são aqueles que trabalham numa actividade desagradável ou monótona? A minha filosofia é que tudo aquilo que não é divertido não merece ser feito.Penso que a vida de alguma forma é uma diversão e não vejo qualquer razão para não nos divertirmos um pouco enquanto ganhamos, um bonito rendimento para nos mantermos e à nossa família. 

  A sexta vantagem desta profissão é que ela nos traz satisfação. Sentimo-nos bem quando um cliente se vai embora com o nosso produto. É muito agradável voltar à noite a casa e saber que mais algumas famílias têm à disposição tal ou tal artigo que a sua empresa fornece. E quando um outro funcionário da sua firma assina uma das suas notas de venda, não é estimulante saber que, por seu intermédio, a organização para quem trabalha está a levar prática os seus objectivos? As pessoas que você fornece beneficiam na medida directa das suas qualidades. Quanto melhor for a vender, mais pode beneficiar os outros - os  seus clientes, a sua família, a economia da nação.
  Só você é o limite do seu próprio crescimento. Se quer ganhar mais, aprenda mais! Isto significa que terá de trabalhar mais e mais duramente durante algum tempo; mas esse esforço extra será largamente compensado pelos importantes ganhos que obterá.
  A maior parte das pessoas têm empregos que não lhes permitem aproveitar todas as suas potencialidades. O campo da sua actividade está confinado a limites muito apertados; a profissão tende mais a impedir do que a facilitar o seu desenvolvimento pessoal; o trabalho que fazem em tudo lhes desagrada, exceptuando a sensação de segurança que lhes proporciona. Portanto em vez de se aventurarem naquilo que não conhecem e poderiam vir a apreciar bastante, deixam-se prender por uma situação de que não gostam. 
  O vendedor profissional não reconhece quaisquer limites ao seu desenvolvimento, excepto os que impõe a si próprio. Sabe que pode ir sempre mais longe. Sabe que a sua situação melhorará na medida da sua competência. E não temem o desconhecido, porque o seu trabalho consiste em enfrentá-lo diariamente. É esta a Sétima vantagem da profissão de vendas: estimula o nosso crescimento pessoal.
  Para ganhar mais, desenvolva a sua competência. Estude as técnicas de vendas. Estude o produto ou o serviço que vende. Estude os seus clientes, a sua concorrência, e a área onde trabalha. Ponha em prática as suas potencialidades em todas as circunstâncias. Faça aquilo que sabe dever fazer. Siga constantemente programas de formação em vendas, vá a seminários, leia livros específicos e vai ver que não poderá deixar de atingir um nível superior na sua profissão de vendedor. Conheci e conheço muitos vendedores que ganham bastante dinheiro e intriga-me a grande variedade das suas origens, a diversidade das suas personalidades, e a gama dos seus interesses. No entanto, têm muitas coisa em comum,  em particular uma qualidade: são competentes. Sabem exactamente o que estão a fazer.


  Jorge Neves
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.