quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

EMPREGO E CARREIRA - SEREI UM EMPREENDEDOR?








  Você que sonha em criar o seu próprio negócio como pode saber se tem o que é preciso para ser um empreendedor?
 Sente também sentimentos contraditórios em relação às suas capacidades empreendedoras?

  Se existem sentimentos contraditórios é preocupante e muito. Ser um empreendedor sem ambivalência já é complicado. Mas deve ser ainda mais difícil se ela existe.
  No entanto saber o que é preciso para ser um empreendedor prova a quem faz esta pergunta, que compreende uma verdade fundamental dos negócios: os empreendedores são uma espécie diferente dos outros colaboradores das empresas. A propósito, não existe nenhum julgamento de valor nesta afirmação. Estes dois tipos de vida podem ser igualmente gratificantes. Mas são diferentes.
  Por isso deixo aqui quatro perguntas: Se responder SIM a todas, esqueça os sentimentos contraditórios e aventure-se sozinho. Tem o que é necessário para ser empreendedor.

  1. Tem uma grande ideia que torna o seu produto ou serviço irresistível para os consumidores de uma forma que nenhum concorrente pode igualar?

  Por vezes, sentimos-nos  atraídos pelo "estilo de vida" dos empreendedores - controlo, autonomia, a possibilidade de ganhar bom dinheiro, etc - mas não temos a ideia milionária para o tornar realidade. Os verdadeiros empreendedores não só têm uma proposta de valor única para o mercado, como também estão apaixonados por ela. Acreditam apaixonadamente que descobriram a melhor coisa desde a gravidade e, agora, tudo o que têm de fazer é vendê-la ao mundo que espera ansiosamente.

  2. Tem a perseverança para ouvir "NÃO" vezes sem conta e continuar a sorrir? 

  Os empreendedores passam grande parte do seu tempo a pedir (e às vezes a implorar) dinheiro aos investidores de capitais de risco, aos bancos e a outros investidores. Muitas vezes sofrem um revés. Ninguém gosta de ser rejeitado, mas os empreendedores têm resiliência suficiente para não serem desencorajados por isso. Os melhores até ganham energia extra com a experiência; ouvir um "NÃO" apenas os faz ter ainda mais vontade de vender a ideia.

  3. Detesta a incerteza?

  Se sim, pare de ler aqui. Os empreendedores passam mais tempo em becos escuros do que os gatos vadios; se não estiverem à caça de euros estarão à caça de novos conceitos de tecnologia ou serviços, para além de tudo o resto de que precisam para construir um negócio. Se não for em becos escuros, é a bordo de um barco que deixa entrar água no mar picado - ou dizendo isto de uma forma mais simples, muitas vezes estão a ficar sem dinheiro quando apostam no desconhecido. Se for um empreendedor, isso até parece, bem, divertido.

  4.Tem personalidade para atrair pessoas inteligentes para perseguirem consigo o seu sonho?

  É claro que no início pode trabalhar sozinho. Mas, com algum sucesso, precisará de recrutar profissionais notáveis a quem não pode pagar muito. Para isso, precisa do talento especial para fazer com que os outros gostem do seu sonho tanto quanto você. precisa da capacidade para converter os colaboradores em verdadeiros crentes.
  Certamente não quero desencorajar ninguém de criar o seu próprio negócio. Os mercados livres dependem dos empreendedores; são a essência das economias saudáveis em toda a parte. Saiba apenas, porém, que aventurar-se sozinho é um afastamento radical de qualquer emprego que alguma vez teve numa empresa.
 Não arrisque se isso o preocupar - e avance se o entusiasmar verdadeiramente.



  Jorge Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.