sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

EMPREGO E CARREIRA - NOVO EMPREGO / FUNÇÃO COM A ANTIGA EQUIPA?












Está tentado a levar consigo alguns colegas da sua antiga equipa, para a seu novo emprego/função?
  Acredito que veja nisso uma vantagem, afinal de contas trabalharam juntos e  eles,  talvez até tenham competências.
  É uma ideia tentadora mas complicada. Respondendo de uma maneira simples: depende dos casos.
  Se gerir uma empresa que exige uma rápida inversão de desempenho num ambiente de mudança e estiver sobrecarregado com uma cultura estabelecida de colaboradores em negação, seria inteligente trazer antigos colegas competentes  em quem confiaria numa situação de perigo. Juntos, farão o trabalho mais depressa e mais facilmente e, com a camaradagem que nasceu a partir de experiências que partilharam no passado, também será muito mais divertido.
   Mas se foi contratado para liderar uma empresa relativamente boa necessita principalmente de uma dose de energia, recrutar vários membros da sua antiga equipa pode criar uma grande desordem, sem benefícios. Não há nada mais desmotivante para uma organização em funcionamento do que uma cabala importada que regularmente lembra: " Era assim que fazíamos na nossa antiga empresa." No pior cenário, esta dinâmica cria uma sociedade de duas classes: os insiders preferidos do chefe e as velhas glórias alienadas.
  Em conclusão. Estude o terreno. Recrute a sua antiga equipa apenas se precisar de uma mudança rápida e se os resistentes não cederem. Se não estiver numa situação de crise, procure os melhores dentro da equipa que herdou e dê-lhes um sentido de finalidade. Pode sentir falta dos seus antigos colegas, mas de certeza que não sentirá falta dos estragos que causariam.

Jorge Neves


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.