quinta-feira, 24 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DO BEM MAIS PRECIOSO






  O seu bem mais precioso é a sua capacidade para ganhar dinheiro

  Um bem é algo que assegura uma entrada de dinheiro segura e previsível.
  A sua capacidade para trabalhar, para produzir, para ganhar dinheiro numa economia competitiva, utilizando o seu cérebro e as suas capacidades, permitindo-lhe ganhar o dinheiro que ganha todos os anos. Podia perder tudo, tudo aquilo que possui, mas, desde que conserve em boa forma a sua capacidade para ganhar dinheiro, poderá continuar a gozar um bom nível de vida.

  Demorou uma vida inteira a desenvolver a capacidade para ganhar o dinheiro que possui hoje. Mas a sua capacidade para ganhar dinheiro é um bem que se desvaloriza, como um carro ou um equipamento. Tem de manter e melhorar continuamente a qualidade dessa sua capacidade, de forma a assegurar o mesmo nível de produtividade, desempenho e resultados.

  Os conhecimentos e as competências são os trunfos do século XXI. A sua capacidade para ganhar dinheiro é a sua combinação única de conhecimento e de competências desenvolvidas ao nível a que os tem hoje. Se o seu comercio ou a sua indústria está a sofrer mudanças rápidas, também os seus conhecimentos e competências se tornam rapidamente obsoletos. Se quiser estar a par, tem de substituir constantemente os seus velhos conhecimentos e competências por outros novos.

  O salário que recebe actualmente deverá representar exactamente aquilo que você vale, nem mais nem menos, baseado na sua capacidade para ganhar dinheiro. Se deseja aumentar o seu nível de vida, deverá aumentar a sua capacidade para ganhar dinheiro de um processo sistemático e deliberado de aprender novas competências e capacidades.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique as competências específicas que o tornam mais valioso para a sua empresa. Quais delas são maioritariamente responsáveis pelo seu salário? Sejam quais forem as suas respostas, elabore um plano para se tornar ainda melhor em cada uma dessas áreas.

  2. Imagine a sua vida no futuro. Em que é que terá de ser absolutamente excelente daqui a três a cinco anos se quiser manter o seu estilo de vida actual, ou mesmo aumentá-lo? Seja o que for, identifique essas competências e faça um plano para as adquirir.

  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.