quarta-feira, 30 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DA SEQUÊNCIA






  A gestão do tempo permite-lhe controlar a sequência dos acontecimentos da sua vida.


  Uma atitude mental positiva, uma atitude de optimismo e confiança, aumenta a sua energia, a sua criatividade e a sua capacidade de obter melhores resultados. E a sua atitude mental positiva tem a sua base no sentimento de que controla a sua vida. Este sentimento de controle é a chave para conseguir desempenhar as suas funções no máximo das suas capacidades.

  Quando tem muito para fazer e pouco tempo para o fazer, pode começar a sentir-se esmagado pelo trabalho. Começa a sentir que está a perder o seu tempo. A gestão do tempo é a ferramenta que pode utilizar para controlar a sequência de acontecimentos e, logo, controlar completamente a sua vida.

  Somos livres para escolher aquilo que fazemos primeiro, o que fazemos em segundo lugar e aquilo que não fazemos de todo. A sua vida actual é o somatório de todas as escolhas e decisões que tomou até agora. Se não está satisfeito com algum aspecto da sua vida, só depende de si começar a fazer escolhas diferentes e a tomar decisões melhores.

  O ponto de partida para tomar decisões melhores é parar de tomar decisões piores. É possível a qualquer momento parar o relógio e decidir-se a alterar a sequência de acontecimentos na sua vida.

  Ao alterá-la, decidindo fazer as coisas por outra ordem, pode alterar também toda a sua vida e todos os resultados que obtém.
  Só temos absoluto controlo sobre a nossa vida quando controlamos a sequência de acontecimentos, quando podemos decidir fazer uma coisa antes de fazer outra. Ao fazer novas escolhas e ao tomar novas decisões, tomamos as rédeas da nossa própria vida  e  escolhemos a direcção que realmente queremos seguir.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Analise  a maneira como passa um dia típico ou uma semana típica. Quais são as coisas que devia fazer mais vezes, ou mais cedo, de forma a melhorar os seus resultados?

  2. Identifique as escolhas que fez e as decisões que tomou no passado e que criaram os problemas e as dificuldades que sente hoje. Sejam quais forem, comece imediatamente a fazer novas escolhas e a tomar novas decisões que lhe permitam mudar o rumo da sua vida.

  3. Ganhe o controlo sobre a sequência de acontecimentos na sua vida. Ganhe controlo total sobre o seu futuro. Que mudanças pode fazer já hoje para melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade do seu trabalho? Sejam quais forem, comece a fazê-las já.


  Jorge Neves

terça-feira, 29 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DAS RECOMPENSAS





  As suas recompensas são sempre determinadas pelos seus resultados.

  Em condições normais e saudáveis, somos sempre pagos em função daquilo que fazemos, da forma como fazemos e do quão difícil é sermos substituídos. Vivemos numa meritocracia onde somos sempre recompensados na proporção directa dos resultados que proporcionamos aos outros.

  A maneira mais rápida de ser aumentado e promovido é conseguir mais e melhores resultados para a sua empresa e para si próprio. As pessoas mais bem pagas e com os melhores níveis de vida são aquelas que obtêm melhores resultados que os outros, seja em que área for.

Concentre-se mais nos resultados do que nas actividades. Esteja sempre à procura de maneira a obter mais e melhores resultados, e sempre mais depressa. Avalie regularmente as suas actividades e certifique-se de que o que está a fazer gera a maior quantidade e qualidade de resultados possível.

  Pergunte-se continuamente: «Que resultados são esperados de mim? E procure sempre a maneira de fazer mais do que aquilo para que lhe pagam. Vá sempre um pouco mais longe.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Questione sempre: «Para que é que me pagam?» Quais são os resultados específicos que esperam de mim? Quais são os resultados que, se eu não os obtiver, podem pôr em risco o meu emprego e a minha carreira?

  2. Identifique as coisas mais importantes que faz todos os dias. De que maneiras poderia tornar-se melhor nessas áreas? O que poderia fazer para se tornar indispensável?

  3. Vá sempre um pouco mais longe. De que formas poderia fazer mais do que é pago para fazer? Quando começar a a fazer mais do que é pago para fazer, vai também começar a receber mais dinheiro do que recebo hoje.


  Jorge Neves
 
 

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DO PLANEAMENTO

 





Cada minuto gasto com planeamento poupa dez minutos de execução.


  O propósito do planeamento estratégico numa empresa é reorganizar e reestruturar as actividades e os recursos, de forma a aumentar o «rendimento sobre os capitais» ou o rendimento sobre o dinheiro investido na empresa.

  O propósito do «planeamento estratégico pessoal» é aumentar o «rendimento sobre a energia», o rendimento sobre o capital mental, emocional, físico e espiritual que investiu na sua vida e na sua carreira.

  Cada minuto que investe a planear de antemão os seus objectivos, as suas actividades e o seu tempo poupa dez minutos de trabalho na execução desses planos. Por isso, planificar cuidadosamente à partida dá-lhe um rendimento dez vezes superiores, 1000%, ao seu investimento de energia mental, emocional e física.

  Fazer um plano do seu dia demora apenas 10 a 15 minutos. Este investimento de 10 a 15 minutos irá poupar-lhe 100 a 150 minutos na execução. Isto significa um aumento de produtividade de cerca de duas horas por dia, ou a um aumento de cerca de 25% na produtividade e desempenho a partir do primeiro dia em que começar a planificar antecipadamente.

  A chave para a eficácia pessoal é usar um bom planificador de tempo. Qualquer um serve, desde que se discipline para o usar como o seu sistema de gestão de tempo principal. Hoje em dia, os Palm Tops e as agendas digitais pessoais (PDA), combinados com os computadores pessoais, permitem planificar o seu tempo com maior eficiência que nunca.

  Comece por uma lista central como sendo a base do seu sistema de planificação de tempo. Anote tudo o que tem a fazer num futuro indeferido. Escreva também nessa lista todas as novas ideias, metas, tarefas e responsabilidades à medida que elas vão surgindo. Não confie na sua memória.

  Planifique com antecedência cada mês, transferindo os pontos apropriados da sua lista central para a sua lista mensal. O melhor é fazer isto na última semana de cada mês.

  Planifique também cada semana, transferindo os pontos da sua lista mensal para a sua lista semanal. O melhor é fazer isto no fim-de-semana anterior.

  Planifique ainda cada dia, transferindo os pontos da sua lista semanal para a sua lista diária e depois acrescentando algo que tenha de fazer nesse dia. O melhor é fazer isto na noite anterior.

  Planifique cada projecto, cada reunião e objectivo em pormenor antes de começar. O simples facto de planificar obriga-o a pensar melhor e de forma mais exacta nas coisas que tem de fazer. Quanto mais pensar e planificar uma coisa no papel, mais rápida e eficientemente conseguirá alcança-la quando começar a trabalhar.

  O planeamento regular assegura que o seu tempo é gasto nas actividades mais importantes. Isto aumenta a eficiência e a eficácia de tudo o que faz. Talvez a regra mais importante de todas seja: «Pense por escrito!»
  Trabalhe a partir de uma lista. Faça disso a sua imagem de marca.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Ponha ordem na sua vida, fazendo uma lista pormenorizada de cada coisa que tem para fazer num futuro próximo.

  2. Analise a sua lista cuidadosamente e estabeleça prioridades entre os vários pontos antes de começar. Nunca caia na tentação de despachar primeiro as coisas pequenas.

  3. Discipline-se de forma a trabalhar apenas nas actividades que tenham o impacto e a influência mais significativa na sua vida. Desempenhe-as depressa e bem. Depois de ter desenvolvido este hábito de planificar e estabelecer prioridades, o seu stress diminuirá, a sua produtividade aumentará e a sua carreira irá ganhar um novo impulso.


  Jorge Neves
 

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NA GESTÃO DO TEMPO A LEI DO BEM MAIS PRECIOSO






  O seu bem mais precioso é a sua capacidade para ganhar dinheiro

  Um bem é algo que assegura uma entrada de dinheiro segura e previsível.
  A sua capacidade para trabalhar, para produzir, para ganhar dinheiro numa economia competitiva, utilizando o seu cérebro e as suas capacidades, permitindo-lhe ganhar o dinheiro que ganha todos os anos. Podia perder tudo, tudo aquilo que possui, mas, desde que conserve em boa forma a sua capacidade para ganhar dinheiro, poderá continuar a gozar um bom nível de vida.

  Demorou uma vida inteira a desenvolver a capacidade para ganhar o dinheiro que possui hoje. Mas a sua capacidade para ganhar dinheiro é um bem que se desvaloriza, como um carro ou um equipamento. Tem de manter e melhorar continuamente a qualidade dessa sua capacidade, de forma a assegurar o mesmo nível de produtividade, desempenho e resultados.

  Os conhecimentos e as competências são os trunfos do século XXI. A sua capacidade para ganhar dinheiro é a sua combinação única de conhecimento e de competências desenvolvidas ao nível a que os tem hoje. Se o seu comercio ou a sua indústria está a sofrer mudanças rápidas, também os seus conhecimentos e competências se tornam rapidamente obsoletos. Se quiser estar a par, tem de substituir constantemente os seus velhos conhecimentos e competências por outros novos.

  O salário que recebe actualmente deverá representar exactamente aquilo que você vale, nem mais nem menos, baseado na sua capacidade para ganhar dinheiro. Se deseja aumentar o seu nível de vida, deverá aumentar a sua capacidade para ganhar dinheiro de um processo sistemático e deliberado de aprender novas competências e capacidades.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Identifique as competências específicas que o tornam mais valioso para a sua empresa. Quais delas são maioritariamente responsáveis pelo seu salário? Sejam quais forem as suas respostas, elabore um plano para se tornar ainda melhor em cada uma dessas áreas.

  2. Imagine a sua vida no futuro. Em que é que terá de ser absolutamente excelente daqui a três a cinco anos se quiser manter o seu estilo de vida actual, ou mesmo aumentá-lo? Seja o que for, identifique essas competências e faça um plano para as adquirir.

  Jorge Neves

domingo, 13 de agosto de 2017

LIDERANÇA PESSOAL: NAS GESTÃO DO TEMPO A LEI DAS POSTERIDADES







  Antes de se começar uma coisa nova, tem de se acabar uma coisa antiga.

  Só é possível ter controlo sobre a nossa vida se pararmos de fazer coisas que já não são importantes e passarmos a fazer outras coisas que o são.

  Todos temos muito que fazer e pouco tempo para o fazer. Uma pessoa normal trabalha hoje a mais de 110% da sua capacidade;e eu que o diga quando exerci a minha actividade profissional.

  As nossas agendas estão cheias. não temos tempo livre.

À medida que a nossa vida muda, as nossas prioridades mudam também. Certas coisas que são tão importantes num dado ponto ou da nossa carreira deixam de ser importantes à medida que se vai entrando noutra fase da vida ou noutro nível de responsabilidade.

  Tem de se perguntar constantemente: «Que actividades posso cortar ou desligar de modo a libertar mais tempo para fazer coisas mais importantes?»

  Para começar algo de novo, tem de parar de fazer algo antigo. Analise o seu tempo cuidadosamente e tenha coragem de parar de fazer coisas que já não são tão importantes como as outras.

  Começar significa também parar. Entrar numa coisa implica sair de outra. Não é possível começar uma coisa nova sem deliberadamente decidir deixar de fazer uma outra. O que é que vai ser?

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Analise o seu trabalho e faça uma lista dos pontos que consomem a maior parte do seu tempo. Quais destas actividades poderá deixar de fazer ou delegar de forma a libertar o seu tempo para actividades de maior valor?

  2. Compare as suas actividades diárias com o seu salário anual. Pagaria essa quantia a alguém para fazer as coisas que você faz? Se não pagava, deixe imediatamente de as fazer e passe-as a outra pessoa que as saiba fazer quase tão bem quanto você.

  Jorge Neves