sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

LIDERANÇA PESSOAL - AS LEIS DA VIDA








  No seguimento do que escrevi no apontamento anterior, aqui no meu blogue, irei neste e nos seguintes apontamentos falar acerca das LEIS/COMPORTAMENTOS/PRINCÍPIOS comprovados, que deram e dão excelentes resultados no alcance dos objectivos comerciais e ou pessoais.
  Porque é que algumas pessoas e organizações são mais bem-sucedidas que outras? Porque é que algumas pessoas têm excelentes carreiras, subindo de posição em posição, ganhando mais dinheiro, sendo conscientemente mais bem pagas e promovidas mais rapidamente?
  E porque é que outras saltam de emprego em emprego, constantemente preocupadas com dinheiro e sentindo que o seu trabalho árduo e as suas contribuições não são apreciadas? Porque é que há tantas pessoas como escreveu David Thoreau, «vivem vidas de calmo desespero»?
  Durante a minha carreira vi muitas pessoas a saltar de emprego em emprego raras vezes por suas escolhas, desorientados pelo turbilhão de acontecimentos à sua volta e por atitudes dos seus patrões, quase sempre eram injustas e imprevisíveis. Sentiam-se como peões a jogar um jogo ou a serem jogados num jogo, do qual não percebiam as regras.
  Então daí a pergunta: «Porque é que algumas pessoas são mais bem-sucedidas que outras?»
  Reparei que as pessoas à minha volta que eram mais bem-sucedidas nem sempre eram as mais espertas nem as de melhor carácter. Tinham por vezes personalidades difíceis e éticas questionáveis. Às vezes as suas ideias e opiniões  não faziam muito sentido. No entanto, safavam-se bem
.
  A Grande Descoberta

  A minha primeira grande revelação foi a descoberta do Princípio Aristotélico da Casualidade, a que hoje chama-mos Lei de Causa e Efeito Numa altura em que maioria das pessoas acreditava nos deuses do Monte Olimpo, que se divertiam a brincar com a sorte e o destino dos homens,  Aristóteles afirmou algo completamente diferente, que alterou a nossa visão do mundo para sempre.


  1. A LEI DE CAUSA E EFEITO


   TUDO ACONTECE POR UMA RAZÃO; PARA CADA EFEITO, EXISTE UMA CAUSA ESPECÍFICA.

   Aristóteles defendeu que vivemos num mundo governado por Leis e não pelo acaso. Afirmou que tudo acontece por alguma razão, quer a conheçamos ou não. Disse que cada efeito tem uma ou várias causas específicas. Cada causa ou acção gera um tipo de efeito, quer o vejamos ou não, quer gostemos ou não.
  Esta é a base, a «LEI DE FERRO» do pensamento Ocidental, da filosofia Ocidental. A busca incansável pela verdade, pela relação causal entre acontecimentos, conduziu à supremacia do Ocidente na ciência, tecnologia, medicina, filosofia e até na guerra durante mais de dois mil anos. Hoje é ainda o que impulsiona os avanços tecnológicos  que alteram o nosso mundo de forma tão marcada.
  Diz esta lei que o êxito, riqueza, felicidade, prosperidade e sucesso nos negócios são os efeitos ou resultados directos e indirectos de causas ou acções específicas. Significa dizer que se se for claro em relação ao resultado ou efeito pretendido, consegue-se quase sempre obtê-lo.

  O SUCESSO NÃO É UM ACIDENTE

  O sucesso não é um milagre, nem uma questão de sorte. Quando se é absolutamente claro em relação ao que se quer, basta apenas imitar os outros que o tenham conseguido antes de nós e acabaremos por obter os mesmos resultados. Isto é referido na Bíblia: «Colherás aquilo que semeares.»
  Sir Isaac Newton chamou-lhe o terceiro princípio do movimento. Este disse que «para cada acção, existe uma relação oposta equivalente».
  Para si e para mim, a expressão mais importante desta Lei universal é «Os pensamentos são causas e as condições são os efeitos».
  Posto de outra forma «O pensamento é criativo». A sua maneira de pensar é a principal força criativa da sua vida. Todo o seu mundo é criado pela maneira como pensa.  Todas as pessoas e situações na sua vida têm apenas o sentido que lhe dá com o que delas  pensa. E quando a sua maneira de pensar, muda também a sua vida, por vezes em segundos!
  O princípio mais importante para o sucesso pessoal ou profissional é este: tornamo-nos naquilo em que pensamos a maior parte do tempo.
  É esta grande descoberta em que se baseiam todas as religiões, filosofias, metafísicas, escolas de pensamento e teorias da psicologia. Este princípio aplica-se tanto a indivíduos como a grupos individuais e organizações. Tudo aquilo que vê ou que experimenta é a expressão do seu próprio pensamento.
  Ralph Waldo Emerson reconheceu-o quando escreveu: «CADA GRANDE ORGANIZAÇÃO É APENAS A SOMBRA ALONGADA DE UM SÓ HOMEM.»
  O que determina a maneira como se sente ou reage não são as coisas que lhe acontecem, mas o que pensa acerca delas. Não é o mundo exterior que dita as suas circunstâncias ou condições. É o seu mundo interior que cria as
condições  da sua vida.

  A SUA ESCOLHA A SUA VIDA

  É-se sempre livre para escolher. Afinal, ninguém o força a pensar, sentir ou comportar-se da maneira como o faz. Em vez disso, escolhe as suas emoções e os seus comportamentos pela maneira como escolhe pensar acerca do mundo à sua volta e nas coisas que lhe acontecem.
  Um notável pensador da Universidade da Pensilvânia chama a esta maneira  de reagir o seu «estilo explicativo». É o modo como interpretar ou explicar as coisas a si próprio. É a determinante mais importante de tudo o que você é e de tudo em que se tornará.
  Mas o estilo explicativo aprende-se. Significa isto que também se pode desaprender. O modo como explica  as coisas a si próprio está sob o seu controlo. Pode interpretar as suas experiências de maneira a sentir-se contente e optimista em vez de zangado e frustrado. Pode decidir reagir de maneira que as suas respostas sejam construtivas e  eficientes. É sempre livre de escolher.
  Os seus pensamentos e sentimentos estão em constante mudança. São afectados rapidamente pelos acontecimentos à sua volta. Por exemplo, quando recebe uma boa notícia, a sua atitude melhora e sente-se mais positivo em relação a tudo e a todos. Se, pelo contrário, recebeu más notícias inesperadas, é possível que fique perturbado, zangado ou de mau humor, mesmo que as notícias sejam deturpadas ou falsas. É a maneira como interpreta os acontecimentos que determina a forma como age.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Examine as partes mais importantes da sua vida  - a sua família, a sua saúde, o seu trabalho, a sua situação financeira - e observe a relação causa - efeito entre o que pensa, sente e faz e os resultados que obtém. Seja honesto consigo mesmo.
  2. Analise o que realmente pensa de si próprio em relação ao tipo de vida que leva. Seja absolutamente honesto. Pondere o que os seus pensamentos para cada área estão a causar, criar e manter na situação que o rodeia. O que é que lhe poderia alterar na sua forma de pensar para melhorar a qualidade de algumas partes da sua vida?

  QUATRO LEIS BÁSICAS

  Há quatro leis fundamentais  que decorrem directamente da Lei de Causa e Efeito. Essas leis são a base de todas as LEIS que irá ver neste e em apontamentos seguintes aqui no meu blogue.
  Estas quatro leis básicas explicam a maior parte da experiência humana, para o melhor e para o pior.  Toda a infelicidade e o fracasso vêm da violação de alguma maneira dessas leis.
  As quatro leis são a LEI DA CRENÇA, EXPECTATIVA, ATRACÇÃO E CORRESPONDÊNCIA. São leis secundárias da Lei da Causa e Efeito, que explicam a maior parte do sucesso e dos bons resultados, a maior parte da felicidade e da prosperidade e da pobreza na nossa vida. 


2. A LEI DA CRENÇA


  TUDO AQUILO EM QUE ACREDITAR COM SENTIMENTO TORNAR-SE-Á A SUA REALIDADE

  Agimos sempre de maneira consistente com as nossas crenças acerca de nós próprios. As nossas crenças são como filtros que excluem a informação que é inconsistente com eles. Não se acredita necessariamente naquilo que se vê, antes se vê aquilo em que já se acredita. Rejeita-se informação que contrarie aquilo em que já se decidiu acreditar, quer as suas crenças e preconceitos sejam baseados em factos ou em fantasias.
  A palavra preconceito significa julgar de antemão, chegar a uma conclusão antes de ter acesso a qualquer informação ou ainda apesar de uma informação que o contrarie. Uma das melhores estratégias para o sucesso é evitar julgar as outras pessoas e situações até ter informação suficiente para tomar uma decisão esclarecida. Sobretudo, deverá evitar julgar-se de antemão a si próprio e as suas capacidades. As suas crenças mais enraizadas acerca de si próprio e das suas competências podem não ser verdadeiras de todo.
  As piores crenças que pode ter são as «crenças autolimitativas». Existem sempre que acreditar ter alguma espécie de limitação. Por exemplo, pode pensar ser menos talentoso ou capaz de que outras pessoas. Pode pensar que os outros são de alguma maneira superiores a si. Pode ter caído na vulgar armadilha de se promover deficientemente e de aceitar menos do que é realmente capaz de obter.
  Essas crenças autolimitativas são como travões ao seu potencial. Mantêm-no preso. Geram os dois maiores inimigos do sucesso pessoal - a dúvida e o medo. Paralisam-no e fazem com que hesite em correr riscos inteligentes, necessários para que mostre o seu pleno potencial.
  Para que progrida, para que siga em frente na sua vida e no seu negócio, necessita de desafiar constantemente as suas crenças autolimitativas.Tem de rejeitar os pensamentos e sugestões de que é de alguma forma limitado. Tem de aceitar como princípio básico que é uma pessoa «sem limites» e que aquilo que os outros conseguiram você pode conseguir.
  A verdade é que ninguém é melhor do que nós, nem mais esperto. Se as outras pessoas se saem melhor, é sobretudo porque elas desenvolveram melhor os seus talentos e capacidades naturais. Aprenderam as Leis da Causa e Efeito e aplicam-nas às sua vidas e ao seu trabalho. E tudo o que a outra pessoa tenha feito, dentro da medida do razoável, também você pode fazer. Tem apenas de aprender como.
 
  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Liberte a sua mente de dúvidas e medo. Imagine que não tem limitações. O que teria coragem de fazer, se soubesse que não ia falhar? Se tivesse o tempo, dinheiro, talento, habilidade e contactos que quisesse, o que escolheria fazer, ser ou ter na sua vida?
  2. Desafie as crenças autolimitativas que o prendem. A maior parte das pessoas é cega nesta matéria. É necessária a opinião honesta de alguém que nos conheça bem e que seja sincero connosco. Fale com alguém que conheça e de quem goste e pergunte-lhe se também vê essas coisas que você vê em si. Algumas dessas crenças estão a fazer com que produza menos do que é capaz.


  3.  A LEI DAS EXPECTATIVAS


  Tudo aquilo que esperar, com confiança, torna-se uma profecia que se cumpre a si mesma.
  Estamos sempre a fazer de adivinhos na nossa própria vida pela maneira como pensamos e falamos acerca do modo como as situações vão correr. Quando esperamos confiantes que aconteçam coisas positivas, geralmente elas acontecem. Da mesma forma, se esperamos coisas negativas, elas não deixam de acontecer.
  As suas expectativas têm um efeito excessivo também nas pessoas à sua volta. Aquilo que espera das pessoas e das situações determinam a sua atitude perante elas, mais do que qualquer outro factor. E as pessoas reflectem a atitude de volta, como num espelho, quer seja positiva, quer negativa.
  Na sua vida pessoal, as suas expectativas em relação aos seus familiares, ao seu patrão, aos seus colegas e até ao seu futuro tendem a tornar-se  realidade. As suas expectativas exercem uma poderosa influência nas pessoas e nos acontecimentos, para o bem e para o mal, por isso tenha cuidado.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Espere o melhor! Parta do princípio que os seus empregados, os seus colegas, a sua família, os seus amigos têm as melhores intenções. Presuma que desde o primeiro dia que eles querem fazer um bom trabalho, serem agradáveis, tomar boas decisões e obter bons resultados.
  Quando as coisas correm mal, como que com alguma frequência acontece, em vez de exagerar, sente-se com a outra pessoa com um espírito amigável e faça perguntas para determinar exactamente o que aconteceu. Existe, geralmente, uma boa razão para tudo.
  2. Comece em casa. Diga regularmente ao seu cônjuge e aos seus filhos que acredita neles, que pensa que eles são extraordinários, que os ama e que tem orgulho neles. As famílias melhores e mais felizes, as  famílias que produziram as crianças capazes de obter melhores resultados, eram e são caracterizadas como famílias de «expectativas positivas»
  Os pais devem transmitir constantemente aos seus filhos uma série de mensagens positivas, reafirmando o quanto os amam e acreditam neles.
  Aconteça o que acontecer essas crianças sabiam que os pais os apoiam a 100%. E não desiludiam os seus pais.
  3. Ponha estes comportamentos em prática com os seus empregados e colegas. Os melhores gestores, empresários e vendedores são pessoas de «expectativas positivas» em relação a toda a gente e tudo que fazem. 
  4. Espere o melhor de si mesmo. Imagine que possui um potencial ilimitado e que consegue atingir todos os seus objectivos que se propuser. Imagine que o seu futuro é limitado apenas pela sua imaginação e que o que quer que seja que já tenha alcançado é apenas uma pequena parte do que é verdadeiramente capaz de alcançar. Imagine que os seus melhores momentos estão ainda para acontecer e que tudo aquilo que já lhe aconteceu até agora é apenas a preparação para as grandes coisas que o esperam.


  4. A LEI DA ATRACÇÃO


  Você é um íman vivo; atrai invariavelmente para a sua vida as pessoas, situações e circunstâncias que estão em sintonia com os seus pensamentos.
  Esta é uma das LEIS que explicam muito do sucesso e fracasso na vida profissional e pessoal de cada um. É tão antiga como as escolas místicas do Egipto, três mil anos antes de Cristo. É tão poderosa, permeável e abrangente que afecta tudo o que s e faz ou diz e até o que se pensa ou sente.
  Você atrai tudo o que tem na vida por causa da maneira como pensa, por causa da pessoa que é. Pode alterar a sua vida, pois pode alterar a maneira como pensa. Pode alterar a pessoa que é.
  Diz-se que nos sentimos atraídos por pessoas como nós e que tudo aquilo que queremos nos quer também. São outras formas de expressar a Lei da Atracção.
  Os seus pensamentos são extremamente poderosos. São uma forma de energia mental que se desloca à velocidade da luz.  São tão subtis que podem atravessar qualquer barreira. É por essa razão que, por exemplo, se pode pensar numa pessoa, por vezes a grande distância, e logo a seguir o telefone toca e essa pessoa está do outro lado da linha. Os seus pensamentos contactaram essa pessoa no momento em que as pensou.
  As empresas desenvolvem produtos, processos, serviços e maneiras de fazer negócio que atraem inúmeros clientes, empregados, fornecedores, financiadores e circunstâncias  que estão em harmonia com o pensamento dominante da organização.É como se cada componente humana dentro e fora da organização fosse um qualquer instrumento musical. Juntos formam uma excelente orquestra sinfónica. Tocam em conjunto e criam um tipo de música que constitui a actividade do seu negócio ou da sua vida. Cada vez que as coisas não correm bem numa empresa, a forma mais rápida de conseguir uma mudança é introduzindo uma nova pessoa que altere a maneira como as restantes se sentem em relação a si próprias e ao trabalho que fazem. Novos valores, novas visões, novas estratégias e novas políticas direccionadas aos clientes e à reacção entre os colaboradores originam mudanças rápidas e por vezes cruciais.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Empenhe-se num processo rigoroso de auto-análise e de auto-exame. Repare no mundo à sua volta e veja como ele se harmoniza com o seu pensamento. Receba todo o crédito pelas coisas boas da sua vida. Elas estão lá porque as atraiu para si. Depois, olhe à sua volta para as coisas de que não gosta e assuma também a total responsabilidade por elas. Estão lá por sua causa, por causa de algum erro na sua forma de pensar. Qual é o erro e o que vai fazer com ele?
  2. Olhe para si mesmo e pergunte: «o que é que existe em mim que está a causar esta situação?» Parta do princípio de que é o arquitecto permanente da sua própria vida, do seu próprio destino. A maneira como pensa gera constantemente as coisas que lhe acontecem. Que alterações tem de fazer à sua forma de pensar se quiser mudar ou melhorar alguns aspectos da sua vida?


  5. A LEI DA CORRESPONDÊNCIA


  O seu mundo exterior é um reflexo do seu mundo interior; ele corresponde aos seus padrões dominantes de pensamento.
  Este é um princípio extraordinário. Explica a maior parte da felicidade e da infelicidade, a maior parte do sucesso e fracasso, a maior parte da grandeza e mesquinhez da vida.
  Imagine! O seu mundo exterior reflecte em todos os aspectos o seu mundo interior. Nada lhe pode acontecer a longo prazo que não corresponda a alguma coisa dentro de si. Se quer alterar ou melhorar alguma coisa na sua vida, terá de começar a alterar os aspectos interiores da sua mente.
  Por vezes, esta correspondência é chamada «equivalente mental» A sua maior responsabilidade na vida é criar dentro de si o equivalente mental das coisas que quer viver no exterior. Não se consegue atingir um objectivo no exterior sem que primeiro o tenha criado no seu interior.
  É como se a sua vida fosse um espelho que reflicta 360 graus. Para onde quer que olhe, estará sempre lá. Os seus relacionamentos, por exemplo, reflectem sempre o tipo de pessoa que você é no seu interior. A sua postura, são um reflexo do modo como pensa a maior parte do tempo.
  É difícil para a maior parte das pessoas aceitar este facto. A maioria pensa que os seus problemas são causados por outras pessoas e por circunstâncias externas. Ficam chocadas e zangadas se lhes disser que são os principais arquitectos de tudo aquilo que lhes acontece. Querem que os outros mudem, mas não se querem mudar a si próprios.
  A lei da correspondência é o princípio fundamental de todas as religiões e escolas de pensamento. São realmente muito boas notícias. É a chave para a liberdade pessoal e para a felicidade. É o caminho para o sucesso e a realização.
  Só há uma coisa no mundo que pode controlar: a maneira como pensa. E quando se controla o pensamento, controlam-se todos os outros aspectos da vida.  Ao pensar e falar naquilo que quer, e ao recusar-se a pensar sobre aquilo que não quer, torna-se o arquitecto do seu destino.

  COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:

  1. Procure à sua volta exemplos em que o seu mundo exterior de experiências seja o reflexo do seu mundo interior de pensamentos, emoções e crenças. Até que ponto a situação do seu negócio da sua carreira, da sua vida é um reflexo das atitudes e convicções mais íntimas em relação a si, à sua empresa, colegas, produtos e serviços, clientes e objectivos? Seja honesto.
  2. comece hoje mesmo a construir  interiormente a consciência, o equivalente mental da sua vida que quer ter no exterior. Visualize e imagine que o seu negócio a sua vida e a sua carreira, são perfeitos em todos os aspectos. Que alterações terá de fazer na sua maneira de pensar para que o seu mundo interior seja consistente com aquilo que quer viver no exterior?


Jorge Neves
  
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.