Abstraindo-me dos condicionalismos económicos e financeiros que flagelam o nosso país bem como por todo o mundo e em particular no continente europeu, vivemos tempos fantásticos. Porque sou um optimista nato, digo, que nunca como hoje existiram tantas oportunidades para que as pessoas atinjam plenamente os seus objectivos, tanto pessoais como profissionais.
Porque é que isto está a acontecer? A resposta é muito simples. É que hoje sabemos mais acerca da maneira de conseguir melhores resultados em mais áreas de negócio do que alguma vez soubemos. E esta informação, estas ideias e perspectivas, são como a água fluindo em todo o lado e para totas as pessoas que estejam abertas a ela e dispostas a usá-la.
O melhor da informação e das ideias é que elas são infinitamente partilháveis. Se alguém tem uma ideia que me pode ajudar a ser mais eficaz nalguma àrea do meu negócio e se a partilahr comigo, ambos saímos mais enriquecidos. E se depois eu partilhar essa ideia com outra pessoa e essa pessoa com outra ainda, todos os que a receberem sairão vencedores.
E o conhecimento é cumulativo. Uma vez tido, não deixa de existir. Torna-se disponível a mais e mais pessoas e cresce exponencialmente. Cada nova informação vai revelando, de forma sempre mais e acelerada, relações e inter-relações com outras áreas de conhecimento. Cada inovação cria mais oportunidades, que se expandem e multiplicam à medida que a informação é explorada.
O motor da explosão da informação e da expansão da tecnologia é a competição. Esta competição é cada vez mais agressiva, determinada, criativa e implacável, e é de prever que será ainda mais aguerrida nos meses e anos futuros.
Tem sido dito que «negócio é guerra». Livros, artigos e cursos estão cheios de referências a «guerra de marketing», «tácticas de guerrilha», «contra ataques» e outros termos militares. E todos eles são verídicos, com uma importante diferença: o tipo de «guerra» em causa.
As guerras militares têm como objectivo a conquista de pessoas e territórios. Já a guerra dos negócios visa ganhar clientes e mercados. O combate militar aponta para a destruição e a vitória, usando a supermacia da força. A competição nos negócios tem como fim encontrar meios melhores, mais rápidos e mais baratos de agradar a clientes , competindo com empresas que tentam agradar ao mesmo público.
Esta competição comercial é feroz. Muitas das mentes mais brilhantes e das pessoas mais talentosas pensam e trabalham dia e noite para encontrar maneiras se satisfazer clientes, com novos e melhores produtos e serviços. A corrida começou. Apenas sobrevivem aqueles que conseguirem, mais rapidamente que os seus competidores, aprender a utilizar as melhores ideias e métodos.
O conceito «MANOBRA VENCEDORA» diz-nos que «pequenas diferenças de competência podem levar a grandes diferenças de resultados». As pequenas diferenças no conjunto dos seus conhecimentos e capacidades podem levar a grandes diferenças nos seus rendimentos e nas suas realizações.
O seu objectivo ao longo da sua carreira deverá ser, para si e para a sua empresa, adquirir e desenvolver na sua àrea as manobras vencedoras que possam fazer a diferença entre o sucesso e a mediocridade.
Hoje, as estratégias e técnicas para alcançar o sucesso em todos os níveis de negócio e em todas as actividades humanas estão mais amplamente disponíveis e proliferam mais rapidamente do que em qualquer outro período da história. E todos podemos beneficiar delas, agarrando-as e aplicando-as à nossa vida.
Porque é que isto está a acontecer? A resposta é muito simples. É que hoje sabemos mais acerca da maneira de conseguir melhores resultados em mais áreas de negócio do que alguma vez soubemos. E esta informação, estas ideias e perspectivas, são como a água fluindo em todo o lado e para totas as pessoas que estejam abertas a ela e dispostas a usá-la.
O melhor da informação e das ideias é que elas são infinitamente partilháveis. Se alguém tem uma ideia que me pode ajudar a ser mais eficaz nalguma àrea do meu negócio e se a partilahr comigo, ambos saímos mais enriquecidos. E se depois eu partilhar essa ideia com outra pessoa e essa pessoa com outra ainda, todos os que a receberem sairão vencedores.
E o conhecimento é cumulativo. Uma vez tido, não deixa de existir. Torna-se disponível a mais e mais pessoas e cresce exponencialmente. Cada nova informação vai revelando, de forma sempre mais e acelerada, relações e inter-relações com outras áreas de conhecimento. Cada inovação cria mais oportunidades, que se expandem e multiplicam à medida que a informação é explorada.
O motor da explosão da informação e da expansão da tecnologia é a competição. Esta competição é cada vez mais agressiva, determinada, criativa e implacável, e é de prever que será ainda mais aguerrida nos meses e anos futuros.
Tem sido dito que «negócio é guerra». Livros, artigos e cursos estão cheios de referências a «guerra de marketing», «tácticas de guerrilha», «contra ataques» e outros termos militares. E todos eles são verídicos, com uma importante diferença: o tipo de «guerra» em causa.
As guerras militares têm como objectivo a conquista de pessoas e territórios. Já a guerra dos negócios visa ganhar clientes e mercados. O combate militar aponta para a destruição e a vitória, usando a supermacia da força. A competição nos negócios tem como fim encontrar meios melhores, mais rápidos e mais baratos de agradar a clientes , competindo com empresas que tentam agradar ao mesmo público.
Esta competição comercial é feroz. Muitas das mentes mais brilhantes e das pessoas mais talentosas pensam e trabalham dia e noite para encontrar maneiras se satisfazer clientes, com novos e melhores produtos e serviços. A corrida começou. Apenas sobrevivem aqueles que conseguirem, mais rapidamente que os seus competidores, aprender a utilizar as melhores ideias e métodos.
O conceito «MANOBRA VENCEDORA» diz-nos que «pequenas diferenças de competência podem levar a grandes diferenças de resultados». As pequenas diferenças no conjunto dos seus conhecimentos e capacidades podem levar a grandes diferenças nos seus rendimentos e nas suas realizações.
O seu objectivo ao longo da sua carreira deverá ser, para si e para a sua empresa, adquirir e desenvolver na sua àrea as manobras vencedoras que possam fazer a diferença entre o sucesso e a mediocridade.
Hoje, as estratégias e técnicas para alcançar o sucesso em todos os níveis de negócio e em todas as actividades humanas estão mais amplamente disponíveis e proliferam mais rapidamente do que em qualquer outro período da história. E todos podemos beneficiar delas, agarrando-as e aplicando-as à nossa vida.
O objectivo deste apontamento e de outros que se seguirão aqui no meu blogue, é partilhar consigo um sistema de princípios comprovados, ou «LEIS», que foram descobetas e redescobertas, experimentadas e implementadas pelos mais bem-sucedidos homens de negócios, em todos os tipos de empresas, grandes e pequenas, ao longo da história empresarial. A prática destas LEIS será a sua manobra vencedora.
Ao conhecer e entender estas verdades intemporais, estará em enorme vantagem em relação àqueles que não as conhecem. Ao organizar a sua vida e o seu negócio de acordo com estas LEIS e prinipios universais, poderá iniciar, construir, dirigir ou reestruturar um negócio ou um departamento mais rápida e facilmente do que alguma vez imaginou.
Quanto mais aplicar estes princípios ao seu raciocínio diário e ao seu processo decisório, mais eficaz vai ser. Vai conseguir atrair e manter melhores empregados, produzir e vender mais melhores produtos e serviços, controlar custos de maneira mais inteligente, expandir-se e crescer mais previsivelmente e aumentar os seus lucros com maior consistência.
Quanto mais aplicar estes princípios ao seu raciocínio diário e ao seu processo decisório, mais eficaz vai ser. Vai conseguir atrair e manter melhores empregados, produzir e vender mais melhores produtos e serviços, controlar custos de maneira mais inteligente, expandir-se e crescer mais previsivelmente e aumentar os seus lucros com maior consistência.
Algumas dessas LEIS que de uma maneira sequencial, abordarei em próximos apontamentos, podem parecer pouco usuais ou até controversas quando as ler pela primeira vez. Contudo, são verdades intemporais. Existem desde sempre. Funcionam desde sempre. São LEIS naturais. Estão imbuídas no universo. E são invioláveis.
Da mesma, maneira, estas regras são neutras, nem positivas nem negativas. São indiferentes às suas crenças pessoais, preferências ou desejos. Existem nos negócios desde sempre e vão continuar a existir. A natureza não entende o sarcasmo; é sempre verdadeira, sempre severa; está sempre certa, e os erros são sempre dos homens. Despreza o homem incapaz de a aproveitar, e só para os aptos, os puros e os sinceros ela se resigna e mostra os seus segredos.
Quando se quer cozinhar, estuda-se culinária e seguem-se as regras e os princípios respeitantes à combinação de ingredientes e à preparação que se consideraram no passado serem os que funcionaram. Não lhe passa pela cabeça tirar ou adicionar os ingredientes principais e pensar que o prato que preparou tenha o mesmo sabor que teria se tivesse seguido a receita original.
Da mesma maneira, nos negócios, não deverá esperar alcançar os mesmos resultados que os homens de negócios bem-sucedidos se violar as LEIS e princípios essenciais que estes observam há anos.
Conta certa história que um certo homem decide suicidar-se atirando-se de um edifício de trinta andares. Enquanto se despenha em direcção ao solo, alguém assoma no décimo quinto andar e lhe grita: «Como é que isso está a correr?» O homem em queda responde-lhe: «Até agora,tudo bem!»
Muitas pessoas vivem a sua vida profissional com esta filosofia: «Até agora tudo bem!» Violam leis e princípios naturais dos negócios, umas vezes conscientemente outras não. Mas estas verdades são imutáveis e inevitáveis. Ao violá-las, corre o seu próprio risco. E mesmo que pense que está a escapar às suas consequências a curto prazo, acabará por pagar o preço.
A boa notícia é que, se organizar a sua vida e as sua actividades empresariais em torno desta LEIS inquebráveis do sucesso, a prosperidade e o sucesso são praticamente garantidos. Porque se colhe aquilo que se planta, quando plantam coisas boas, colhem-se coisas boas. Talvez a mais importante qualidade de um homem de negócios seja o pragmatismo. Ser pragmático significa não estar preocupado com a origem de uma ideia. Não perguntar de onde veio ou quem a pensou primeiro. Colocar apenas uma questão: funciona?
O seu sucesso nos negócios e na vida consiste em descobrir o que funciona e depois aplicar esse princípio, sempre que seja apropriado, para atingir um determinado resultado. O propósito deste e dos apontamentos que se seguirão aqui no meu blogue é dar-lhe ideias e estratégias que provaram inumeras vezes resultar.
As LEIS e os princípios universais são como números de telefone, que, quando marcados correctamente, nos ligam à pessoa desejada. Mas, mesmo que sejamos brilhantes, instruídos, sinceros, determinados e inteligentes, se marcarmos o número errado, não conseguimos a ligação.
Todos os anos, milhares de empresas apresentam resultados abaixo das suas capacidades ou enfrentam a falência; ou porque aqueles que tomaram decisões não conheciam estas LEIS universais ou porque tentaram e conseguiram violá-las de qualquer maneira.
Ainda outras centenas de milhares e mesmo milhões de empresas não conseguem anualmente atingir o seu verdadeiro potencial em vendas e lucros por violarem uma ou mais destas LEIS.
Da mesma, maneira, estas regras são neutras, nem positivas nem negativas. São indiferentes às suas crenças pessoais, preferências ou desejos. Existem nos negócios desde sempre e vão continuar a existir. A natureza não entende o sarcasmo; é sempre verdadeira, sempre severa; está sempre certa, e os erros são sempre dos homens. Despreza o homem incapaz de a aproveitar, e só para os aptos, os puros e os sinceros ela se resigna e mostra os seus segredos.
Quando se quer cozinhar, estuda-se culinária e seguem-se as regras e os princípios respeitantes à combinação de ingredientes e à preparação que se consideraram no passado serem os que funcionaram. Não lhe passa pela cabeça tirar ou adicionar os ingredientes principais e pensar que o prato que preparou tenha o mesmo sabor que teria se tivesse seguido a receita original.
Da mesma maneira, nos negócios, não deverá esperar alcançar os mesmos resultados que os homens de negócios bem-sucedidos se violar as LEIS e princípios essenciais que estes observam há anos.
Conta certa história que um certo homem decide suicidar-se atirando-se de um edifício de trinta andares. Enquanto se despenha em direcção ao solo, alguém assoma no décimo quinto andar e lhe grita: «Como é que isso está a correr?» O homem em queda responde-lhe: «Até agora,tudo bem!»
Muitas pessoas vivem a sua vida profissional com esta filosofia: «Até agora tudo bem!» Violam leis e princípios naturais dos negócios, umas vezes conscientemente outras não. Mas estas verdades são imutáveis e inevitáveis. Ao violá-las, corre o seu próprio risco. E mesmo que pense que está a escapar às suas consequências a curto prazo, acabará por pagar o preço.
A boa notícia é que, se organizar a sua vida e as sua actividades empresariais em torno desta LEIS inquebráveis do sucesso, a prosperidade e o sucesso são praticamente garantidos. Porque se colhe aquilo que se planta, quando plantam coisas boas, colhem-se coisas boas. Talvez a mais importante qualidade de um homem de negócios seja o pragmatismo. Ser pragmático significa não estar preocupado com a origem de uma ideia. Não perguntar de onde veio ou quem a pensou primeiro. Colocar apenas uma questão: funciona?
O seu sucesso nos negócios e na vida consiste em descobrir o que funciona e depois aplicar esse princípio, sempre que seja apropriado, para atingir um determinado resultado. O propósito deste e dos apontamentos que se seguirão aqui no meu blogue é dar-lhe ideias e estratégias que provaram inumeras vezes resultar.
As LEIS e os princípios universais são como números de telefone, que, quando marcados correctamente, nos ligam à pessoa desejada. Mas, mesmo que sejamos brilhantes, instruídos, sinceros, determinados e inteligentes, se marcarmos o número errado, não conseguimos a ligação.
Todos os anos, milhares de empresas apresentam resultados abaixo das suas capacidades ou enfrentam a falência; ou porque aqueles que tomaram decisões não conheciam estas LEIS universais ou porque tentaram e conseguiram violá-las de qualquer maneira.
Ainda outras centenas de milhares e mesmo milhões de empresas não conseguem anualmente atingir o seu verdadeiro potencial em vendas e lucros por violarem uma ou mais destas LEIS.
LEMBRE-SE de que o desconhecimento da lei não é desculpa. Mesmo que não conheça as LEIS, não está dispensado de lhes obedecer. Mesmo que a desobediência a estas LEIS e princípios não seja intencional, acabará por cumprir a pena completa em fracasso, frustração e resultados medíocres.
Porque é que algumas pessoas são mais bem-secedidas que outras?
Porque é que algumas pessoas são mais bem-secedidas que outras?
A Bíbli diz: «Procura e encontrarás, pois todos os que procurarem encontrarão.»
Há, na vida, uma regra de 10/90. Diz esta regra que os primeiros 10% de tempo que se investe em descobrir as LEIS, PRICÍPIOS, REGRAS, MÉTODOS E TÉCNICAS fundamentais de acção em qualquer área poupam 90% do tempo e esforço necessários para atingir os seus objectivos.
Ao longo dos anos, tenho verificado que as pessoas mais astutas são aquelas que gastam tempo para descobrir as REGRAS DE SUCESSO em qualquer área antes de tentarem obter resultados.
Fazem primeiro o trabalho de casa.
Ao longo dos anos, tenho verificado que as pessoas mais astutas são aquelas que gastam tempo para descobrir as REGRAS DE SUCESSO em qualquer área antes de tentarem obter resultados.
Fazem primeiro o trabalho de casa.
A maior parte do sucesso nos negócios pode ser facilmente explicado pela aplicação consistente destas LEIS das regras correctas. A maior parte dos fracassos pode ser explicada pela violação ou ignorância destas LEIS/REGRAS. Se alinhar a sua actividade por estes princípios universais, verá que consegue mais e melhores resultados com menos esforço. Será uma pessoa mais tranquila e confiante. Será mais optimista e bem-disposto. Será mais eficiente e eficaz.
Em vez de trabalhar até à exaustão, para no fim se sentir frustrado e inundado de trabalho, vai conseguir despachar, fácil e rapidamente, enormes volumes de trabalho obter resultados muito melhores do que as pessoas que possam ter trabalhado duas vezes mais.
Em vez de trabalhar até à exaustão, para no fim se sentir frustrado e inundado de trabalho, vai conseguir despachar, fácil e rapidamente, enormes volumes de trabalho obter resultados muito melhores do que as pessoas que possam ter trabalhado duas vezes mais.
A característica mais comum às pessoas bem-sucedidas é que elas são completamente orientadas para a acção. São mais proactivas que reactivas.Tomam a iniciativa. Quando ouvem uma boa ideia, aplicam-na de imediato. Ao agir rapidamente, têm hipótese de obter logo os resultados, o que lhes permite ajustar se necessário e seguir em frente. Aprendem e crescem com cada experiência. E não param de experimentar novas coisa.
Quando você encontrar em apontamentos seguinte uma boa ideia que possa aplicar ao seu trabalho, comece imediatamente. Não deixe para depois. Uma acção resoluta ou a decisão de fazer algo diferente pode alterar toda a sua vida.
A sua única preocupação deverá ser: FUNCIONA? E estas funcionam. Funcionam em todos os locais e em todas as circunstâncias do mundo empresarial. E quanto mais as usar, melhor elas funcionam para si. Quanto mais as alinhar a sua vida por esta LEIS/REGRAS e PRINCÍPIOS, mais feliz e mais bem-sucedido será. Não há limites
A sua única preocupação deverá ser: FUNCIONA? E estas funcionam. Funcionam em todos os locais e em todas as circunstâncias do mundo empresarial. E quanto mais as usar, melhor elas funcionam para si. Quanto mais as alinhar a sua vida por esta LEIS/REGRAS e PRINCÍPIOS, mais feliz e mais bem-sucedido será. Não há limites
Jorge Neves
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