segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AUTO AJUDA - O SEU CÉREBRO ESTÁ EM FORMA?



  Pare de pensar que cada ano que passa o aproxima mais dos seus terríveis «momentos seniores». É um erro completo presumir que o seu cérebro se deteriora automaticamente com a idade: Existem dados científicos que o comprovam. A verdade é que tem de cuidar do seu cérebro, tal como de qualquer outra parte do seu corpo, para o manter em bom funcionamento, porque, tal como qualquer outra parte do seu corpo, ele terá dificuldades para estar à altura das suas exigências se ignorar persistentemente o seu bem estar. Mantenha o seu cérebro ágil e em forma, e ele terá um desempenho tão bom quanto pretende. Conseguirá, de facto, ser capaz de o manter à prova da idade indefinidamente.

  A idade não é o mais importante.

  É recorrente dizer-se que quanto mais novo for, maior é a probabilidade de ter uma boa memória, um cérebro saudável. Porém, na realidade isto depende muito mais do estado em que está o seu cérebro. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode estar deliberadamente a prejudicar a sua boa forma mental.
  Até bem recentemente, os cientistas diziam-nos que as capacidades do cérebro declinam com a idade. Porém na realidade nunca surgiram muitas provas reais deste facto. Durante muito tempo, os testes de QI pareciam documentar que as pessoas mais novas tinham um desempenho melhor do que as mais velhas, e que dava força ao pressuposto geralmente aceite de que a inteligência declinava com a idade. Mas isto não veio a revelar-se verdade por duas razões. A primeira era o facto de se tratar apenas de uma questão de treino: as pessoas mais jovens tinham mais prática na realização do tipo de tarefas mentais incluídas nos testes do QI do que as pessoas mais velhas. Assim que as últimas começavam a ser treinadas nesse tipo de raciocínio, os seus níveis de desempenho disparavam. A segunda razão era o facto de os testes serem inicialmente cronometrados. Sempre que a pressão do tempo era retirado, as pessoas mais velhas conseguiam um desempenho tão bom quanto o dos seus colegas mais jovens - podemos concluir muito simplesmente que as pessoas mais velhas são mais lentas porque, como têm mais experiência acumulada, têm de ponderar um maior número de possibilidades até chegarem à resposta. A idade alarga os seus horizontes mentais!
  Hoje em dia, através de variados exames em particular os de ressonância magnética funcional, os cientistas descobriram que o cérebro é um organismo vivo flexível com uma capacidade surpreendente de mudança e de desenvolvimento ao longo da vida.  Diz-se que é «plástico», porque pode ser programado e reprogramado quase indefinidamente. São provas como esta que estão a convencer os cientistas de que, tal como no nosso corpo, o nosso cérebro também tem de ser exercitado para se manter em forma.

Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.