domingo, 9 de agosto de 2015

LIDERANÇA PESSOAL - AUTOCONTROLE










  Esta história pode bem ilustrar a forma de como podemos influenciar e gerir uma variedade de situações.

  Um acidente antes de uma reunião importante.

  A caminho de uma das mais importantes reuniões na minha carreira profissional, bati com o meu carro novinho em folha num poste de cimento do parque de estacionamento. Fiquei abalado com o descuido. Quando cheguei à reunião, não me conseguia concentrar. Estava preocupado com o acidente; a reparação ia ser cara e sentia-me terrivelmente mal.
  Embora os meus pensamentos estivessem num tumulto, lembrei-me que tinha aprendido a trabalhar os meus sentimentos no papel. Ali mesmo na reunião, encostei a caneta ao papel 
"como pudeste ser tão idiota! Um poste de cimento. Raios partam, nunca irás aprender a estar com atenção? Magoa profundamente ter um acidente. É tão estúpido bater com carro novo". Continuei a escrever todos os meus pensamentos. Tinha de os libertar até que deixassem de me consumir.
  Finalmente cheguei à conclusão que tinha o direito de cometer um erro, que era apenas humano. Afinal um carro é só um carro. O importante é que não estava ferido. Foi muito eficaz o exercício de escrever os meus sentimentos e os meus pensamentos. 
  Acreditem que desta forma demorei apenas 20 minutos a libertar-me dos sentimentos que me estavam a torturar.  Assisti à reunião com muito mais tranquilidade.


  Jorge Neves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.