quinta-feira, 16 de junho de 2011

GESTÃO E LIDERANÇA - A LUTA CONTRA A FALSIDADE NUMA EMPRESA

 








Muitas empresas inseridas numa atividade muito competitiva em que têm de agir rápida e decididamente, nota-se que as pessoas raramente dizem aos outros  o que pensam - particularmente em reuniões. Existe uma falsidade geral e muitos rodeios - isto é  terrível e avassalador.
  Este problema que  acabo  de  descrever, é um dos problemas mais comuns e destrutivos no mundo dos negócios e na sociedade - a falta de franqueza. Para onde quer que  viajemos, ouvimos falar de organizações que se  atrasam e que são obstruídas pela tendência humana de suavizar mensagens  fortes e urgentes com falsa gentileza ou otimismo fingido. Esta tendência é particularmente predominante no que diz respeito à comunicação de um desempenho fraco. Muitas vezes, os chefes não falam diretamente com quem tem mau desempenho sobre o fraco nível em que  se encontra até que como resultado da frustração, o despede. Isto é extremamente injusto para quem é despedido e, muitas vezes, bastante prejudicial para o próprio negócio.
  A falta de franqueza não se entranha apenas nas avaliações de desempenho. Prejudica muitas conversas, acerca de como, quando e onde gastar  os escassos recursos da empresa. Sim, estas conversas podem ser sensíveis, de conteúdo tendencioso ou complexas, ou tudo isto reunido. Mas serão simplesmente melhores se forem francas.
  Então,  o que  se pode fazer?  A única opção que conheço é ter a coragem de começar a usar a franqueza, mesmo que tenha um poder limitado dentro da organização. Quando os outros utilizarem uma linguagem evasiva, rebata-as com perguntas que evitam os disparates e procuram a verdade. Pergunte "o que  realmente está a querer dizer?" ou diga " o que oiço você dizer é..." e transmita você a mensagem direta para confirmação.
  Introduzir a franqueza numa organização não está, é claro, livre de riscos. Na realidade, pode ser um choque para o sistema e ser o primeiro a usá-la pode matá-lo, isto é, marginalizá-lo ou expulsá-lo. Mas se, de qualquer modo, decidir ser franco, comece  devagar e use  o humor quando possível. No melhor cenário, a sua franqueza será mais tarde, recompensada com franqueza - e, por vezes, a mudança é mais rápida do que esperava. À medida que se vai vivendo com a franqueza, muitos não conseguem compreender como conseguiriam algum dia fazer negócios sem ela.
  Você não se pode dar ao luxo de não ser franco!

Jorge Neves

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